O INÍCIO DE BARRETOS

Recinto da Festa do Peão de BarretosDescendentes de Francisco Barreto, com escritura lavrada em 25 de agosto de 1854 doaram as terras que viriam a ser a atual cidade de Barretos, a qual tem assim a sua 'certidão de nascimento'. O lugar foi caminho de tropeiros e, tempos depois, se destacou na tradição pecuária do Brasil e, também, desenvolvendo a sua agricultura.
Em 1955 surgiu o clube "Os Independentes" promovendo uma beneficente gincana de automóveis e, em 1956, eles realizaram a primeira 'Festa do Peão Boiadeiro' que em seu início era bem amadora. Com o tempo o evento foi crescendo e chegando ao renome internacional alcançado nos dias de hoje.

 

SEUS ATRATIVOS

Embora tenha ficado famosa mundialmente por sua Festa do Peão, a cidade de Barretos tem o seu calendário turístico repleto de atividades por todo o ano, atendendo o lazer da sua população e agradando os seus visitantes.
Também são oferecidas visitas à sua Catedral rica em cultura, à Fazendinha Vovô João, à Estância Ecológica Canaã, ao pesqueiro 'Recanto do Peixe', ao pesqueiro 'Casarão', à interessante fábrica de chapéus estilo country, entre outros atrativos.
Seu Museu histórico, artístico e folclórico, em arquitetura neoclássica, simboliza transformações culturais e econômicas do século XX. Também a se registrar a bela natureza rodeando o município, que ainda cuida do seu Turismo Rural, sem precisarmos falar do seu Turismo Saúde por possuir um dos maiores centros de excelência em oncologia do país com milhares de atendimentos por dia.

MAIS LAZER

Barretos Country Hotel & AcquaparkUma diversão para toda a família é encontrada no 'Rio das Pedras Country Club' com toboáguas, parque infantil, praia artificial, etc. Além desse, há em Barretos o primeiro resort country do Brasil, o 'Barretos Country Hotel & Acquapark', com parque aquático, mini fazenda e mini zoo, tudo em harmonia com a natureza.
A verdade é que a nova administração municipal passou a se interessar pelas coisas do turismo que estavam relegadas ao segundo plano. Agora, um competente Departamento de Turismo se esmera e faz a cidade pulsar como Cidade Turística o ano todo.
O departamento tem o seu Centro de Atendimento ao Turista na Estação Cultural, onde o visitante poderá obter todas as Informações que desejar. O telefone é (17) 3322-4498. Se desejar um serviço receptivo você deve procurar a LC Tur, uma boa Agência de Viagens da cidade, e que também atende pelo fone: (17) 3322-8827

FESTA DO PEÃO DE BARRETOS

Na grandiosa arena e em suas dependências anexas, o próximo grande espetáculo será realizado para quase um milhão de pessoas nos dias 15 a 25 de agosto de 2013.
Diariamente haverá shows para o delírio do público apreciador do gênero, que vai curtir perto de 50 artistas e bandas famosas.
A cultura do peão estradeiro é mantida pela organização da Festa. Os melhores competidores de provas cronometradas e de montarias do Brasil e do mundo passam pela arena de Barretos.
Competições de toque do Berrante e Queima do Alho relembram a época em que os animais eram guiados estrada a fora pelos tropeiros. A dança catira e a disputa no pau de sebo também estão presentes em todas as edições da festa.

ROTA RIOS E GRANDES LAGOS

Livro da jornalista e fotógrafa Luiza QuadrosEste é o nome de um livro fotográfico nas versões: português, espanhol e inglês. O livro mostra imagens e ícones de uma Rota de Turismo, uma belíssima parte do nosso país, com cultura riquíssima nas raízes e na tradição. São cerca de quinze ensolaradas cidades no canto noroeste do Estado de São Paulo.
Os 'Grandes Lagos' são formados por grandes rios. São eles:: rio Tietê, rio Grande, rio Paraná, além dos rios: Preto, Turvo, Tomazão, São José dos Dourados, Paranaíba e Cachoeira de São Roberto.
A autora é Luiza Quadros, uma competente jornalista e fotógrafa que conhecemos em Rubinéia. Ela, nascida em Andradina, brilhou no Rio de Janeiro por muitos anos e realizou várias exposições de fotografias, muitas delas estão nesse livro. Para informações: (17) 9128-3280.

TURISMO EM SALTO

A cidade de Salto, distante da capital apenas 100 km, está atraindo visitantes que procuram lazer e cultura. Aproveitando as suas belezas naturais e a revitalização do "Complexo Turístico da Cachoeira" o turista tem mais o que aproveitar da cidade.
Um dos atrativos da cidade de Salto é o "Parque de Lavras", onde está uma das primeiras hidrelétrica construída com blocos de granito no rio Tietê. O parque tem mais de 100 hectares, com quiosques, jardim de bromélias, museu e um relógio solar. Há, ainda, o Parque da Rocha Moutonnée, um monumento geológico de 500 milhões de anos.
Na cidade, entre outros atrativos, você deve visitar o prédio construído pela Sociedade Italiana Giuseppe Verdi, por volta de 1903, e que se tornou o "Museu da Cidade".
E você pode contar com uma boa Agência local: (11) 4028-0875.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 02-07-2013)