VOLTA AO PASSADO

Fazenda São Francisco, em São José do Barreiro. Foto Pedro Torres Amaro. Ainda temos no Estado de São Paulo inúmeras Fazendas centenárias, até porque este foi um dos poucos Estados que primeiro se tornou grande produtor rural.
Das Fazendas existentes, muitas se tornaram hotéis e pousadas. Cada uma procurou o seu diferencial ou a sua identidade atual. Se modernizando ou não. Luxuosa ou não. Boas, muito boas, ou nem tanto.
Temos destacado em nossa Coluna aquelas que merecem a sua visita e, por isso, desta vez queremos chamar a sua atenção para uma que teve início no ano de 1813, talvez a mais antiga da região de São José do Barreiro, uma região histórica de rara beleza.

 

FAZENDA SÃO FRANCISCO

É esta que queremos abordar por ser uma que não dá concessão alguma à modernidade e permanece em contínuo processo de restauro.
A estética, a formalidade e o esquema tradicional dos hotéis-fazenda ali são abolidos, nada importando mais que a autenticidade e os prazeres do campo, tais como ribeirão e cachoeira em lugar de piscina e, no máximo, televisão apenas para vídeos.
Há uma primorosa pinacoteca brasileira contemporânea, um pequeno museu e tudo a que você tem direito numa vida de campo, incluindo boa comida, doces caseiros e um bom papo.
O turismo de residência é adotado pelos proprietários. Eles aceitam receber um pequeno número de pessoas que se tornam hóspedes especiais. Passeios com Guia acompanhante, mesmo para as visitas de um dia. As reservas antecipadas são obrigatórias (21) 2286-1736.

EXPO ARTISTAS 2013

Exposição dos Artistas Plásticos paulistas. Foto Alexandra Tahan.Cento e vinte e seis obras de artistas paulistas participaram da 2ª. Expo Artistas Paulistas, desta vez na cidade de São Bernardo do Campo e, infelizmente, numa conturbada semana de manifestações com violência suficiente para assustar o cidadão sair de casa.
Por tal razão deixaram de apresentar as suas obras exatos 45 artistas que não tiveram como chegar ao Pavilhão Vera Cruz a tempo de expor suas telas impedidos que foram por bloqueios nas estradas.
As obras que lá estiveram, porém, foram suficientes para demonstrar a alta qualidade dos trabalhos dos nossos artistas, alguns premiados em vários países. Uma comissão alheia aos organizadores irá se reunir para apontar (e premiar) os melhores trabalhos ali apresentados.

SALÃO BONITO

Salão São Paulo de Turismo 2013, em São Bernardo do Campo. Foto Alexandra Tahan. Com todas as dificuldades pelas quais todos nós passamos, com os bloqueios e com os engarrafamentos por todos os lados (além das bombas), as boas cidades que se despertam para o turismo, ao lado de outras tradicionais, exibiram-se no bem montado Salão São Paulo de Turismo, no Pavilhão Vera Cruz, na cidade de São Bernardo do Campo.
Nas próximas semanas iremos descrevendo cada uma delas, o que mostraram e o que oferecem. O interior paulista é farto em cidades de interesse turístico, e nisso a AMITur tem se dedicado em apoio à Frente Parlamentar presidida pelo deputado João Caramez.
Estaremos lutando em prol das cidades que mereçam tal título.
E, mais uma vez, temos a lamentar os fatos que originaram um público menor do que teríamos se estivéssemos em dias normais, sem perturbação da ordem pública que todos nós temos visto.
Nem imaginamos o que será quando tivermos a Copa Mundial da Fifa no Brasil, se os governos continuarem impassíveis, sem nada fazer. Pior: Eles fazem vistas grossas para se aproveitar politicamente.

O CONGRESSO

Palestrante Keila Moreira no congresso. Foto Alexandra Tahan. O Congresso do Turismo Paulista 2013 também foi afetado pelos mesmos motivos citados. Houve o comparecimento de pouco mais de 10% do número de congressistas inscritos.
Ainda assim, palestrantes como a deputada Célia Leão, deputado Itamar Borges, Prefeito de Brotas Orlando Du Barreto, Dra. Cíntia Möller Araújo, Keila Moreira, e outros especialistas abrilhantaram o Congresso com as suas apresentações.
No próximo ano esperamos que tudo retorne aos bons trilhos nas ruas, e o local deverá ser nas tradicionais instalações, pós reformadas, do Centro de Eventos São Luís, na região da Avenida Paulista.

FANFARRA DE HOLAMBRA

A Fanfarra de Holambra se apresentou no Salão São Paulo de Turismo, em São Bernardo. Foto Amigos de Holambra. Na manhã do domingo (23), a "Fanfarra Amigos de Holambra" com suas 73 crianças se deslocou daquela cidade até São Bernardo do Campo para prestigiar o Salão São Paulo de Turismo. Fizeram uma apresentação dentro do Pavilhão e outra no pátio externo do local.
Também desfilaram nas dependências da Cidade da Criança que franqueou suas instalações para a recreação da garotada. Quem sabe elas desfilarão na Avenida Paulista no próximo ano...

TROPEIROS

A Assembléia Legislativa prestou significativa homenagem aos Tropeiros em Ato Solene no auditório Paulo Kobayashi. O evento foi solicitado pelo deputado João Caramez, que diz:
"Preservar a tradição tropeira é reconhecer a importância dos tropeiros na história e na cultura brasileira, cujas marcas no Estado de São Paulo permanecem até os nossos dias".

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 25-06-2013)