AGORA, O SALÃO

Sempre novidades no Salão São Paulo de Turismo.Na sexta feira, dia 21 de junho, teremos a inauguração do décimo segundo Salão São Paulo de Turismo, uma realização da AMITur, a Associação dos Municípios Culturais e Turísticos e da eficiente Conteúdo Brasil, Feiras e Eventos.
Em todos esses anos, essa dupla tem mostrado o desenvolvimento das nossas cidades interioranas nos diversos segmentos da cultura, do turismo e do meio ambiente.
No evento são mostradas cidades que se prepararam para bem receber os turistas. Os mesmo turistas que querem ver coisas novas, conhecer novos lugares ou, até mesmo, rever antigos destinos que estão com nova "roupagem" que de há muito não visitavam.
Os turistas, principalmente os da Capital que é o maior pólo emissor de turismo, estão preferindo distâncias menores. Aquelas distâncias que você pode resolver num estalo e, em meia hora, já sair viajando.
Ultimamente, isso acaba proporcionando descobrir quantas coisas boas e bonitas temos bem por perto para ver e para curtir.

OS EXPOSITORES

Parque das Águas Claras, uma das atrações do Salão São Paulo. Foto Pierre Duarte..   Mesmo com os problemas financeiros numa época de gestão administrativa nova em exatas 474 de nossas cidades, aquelas mais responsáveis e cônscias de suas responsabilidades, estarão se exibindo para você conhecer o que elas estão oferecendo atualmente.
Novas cidades aparecem no "mapa" do turismo, tanto quanto aquelas tradicionais que se apresentam "remoçadas" e as novidades resultantes dos esforços conjuntos das respectivas prefeituras com as suas lideranças empresariais.
O tradicional Salão São Paulo de Turismo deste ano acontecerá nas dependências do Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, na Avenida Lucas Nogueira Garcez, 856, fácil de chegar para quem segue pela pista lateral da Via Anchieta e sair na alça 18-B.
A exposição estará aberta das 14h00' às 20h00' na 6ª-feira (dia 21). Já no sábado e domingo (dias 22 e 23) a abertura será às 10h00' e encerramento às 18h00'. Teremos o touro mecânico de Barretos e a premiada Fanfarra de Holambra. O ingresso é gratuito. Compareça!

O CONGRESSO

Junto ao Salão São Paulo de Turismo acontece, também, o 13o. Congresso do Turismo Paulista, destinado para os secretários e dirigentes de Turismo das cidades interioranas e litorâneas; para os membros dos Conselhos Municipais; para os bacharéis e estudantes de Turismo em geral, ajudando a prepará-los para enfrentar o mercado atual.
São apresentações condensadas e objetivas dos temas que foram os mais solicitados em pesquisa entre a maioria das cidades. Está garantida a presença dos mais eficientes profissionais em suas áreas e esse diferencial sempre é o maior trunfo desse Congresso.
As apresentações serão realizadas no mesmo local e nos mesmos horários do Salão São Paulo de Turismo. É preciso saber como ganhar dinheiro com esse mercado, seja funcionário da Prefeitura, seja empresário ou estudante. As inscrições grátias podem ser feitas pelo site: www.salaospturismo.com.br. Com certificados aos presentes.

EXPOSIÇÃO DOS ARTÍSTAS

Foi solicitado de nossas cidades, telas de artistas plásticos locais, telas essas obedecendo ao tema "Minha cidade, Minha Região".
Uma forma de mostrar os talentos de nossas cidades. Alguns ainda desconhecidos outros deles várias vezes premiados aqui e no exterior. Todos em condições de ser atrativo turístico em suas cidades.
Dessa forma, os visitantes do Salão São Paulo de Turismo poderão adentrar na " 2ª Expo Artistas Paulistas" e apreciarem mais de 150 obras que estarão ali expostas. Algumas vendáveis, outras de colecionadores.
Durante os três dias da exposição, a artista Maria Goret Chagas estará presente fazendo aquarelas com a boca ou com os pés, repetindo o sucesso do ano passado.

FESTA JAPONESA, COM CERTEZA

No lago artificial J.K.Williams, na cidade de Garça, acontecerá mais uma Festa da Cerejeira nos dias 5 a 7 de julho próximo.
Na década de 1970 foram trazidas diversas mudas de cerejeira para a cidade, que foram plantadas ao redor do citado lago. A partir de 1984, a população passou a celebrar a floração das cerejeiras (em junho e julho) e assim passou a acontecer a Festa da Cerejeira (diga-se de passagem, a maior do gênero no Brasil). Reúne 150 mil visitantes.
Terá grupos de taikô, bandas locais, bon odori, matsuri dance, workshops de bonsai, ikebana, origami, kirigami, furoshiki e sushi.

MUNICÍPIO DE GARÇA

Lago Artificial de Garça. Foto Gonzaga. Situa-se na região Centro-Oeste do Estado de São Paulo (411 km da capital), ao longo de espigão onde nascem duas importantes microbacias hidrográficas: Peixe e Aguapeí propiciando abundante presença de matas, grotões e mais de 80 cachoeiras com alturas variáveis.
Apresenta grande potencial turístico com 18,50 hectares de Mata Atlântica preservada dentro da cidade (Bosque Municipal) e um número altamente significativo nas propriedades rurais adjacentes. Uma candidata na classificação de "Cidade de Interesse Turístico".

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 11-06-2013)