RECANTO DAS CACHOEIRAS

Mirante do Jacaré, no Recanto das Cachoeiras, uma vista esplêndida. Foto Denise Cursino._Foto_Denise_CursinoUm Parque Ecológico esplendoroso encravado num dos lugares mais bonitos da cidade de Brotas. Um centro de aventura e lazer mais completo de Brotas. Foi batizado com o nome de Recanto das Cachoeiras, mas as cachoeiras acabam sendo apenas detalhes.
Está localizado no alto da Serra da Roseira e é um lugar privilegiado por sua natureza deslumbrante bem preservada, com um mirante de tirar o fôlego. É a primeira fazenda do 'Circuito das Cachoeiras' de Brotas para quem segue em direção ao bairro do Patrimônio. É parada obrigatória,sem dúvida.
Entre as cachoeiras destaque para a Cachoeira Roseira, Cachoeira das Lebres, Cachoeira das Meninas e Cachoeira Santo Antônio. Tudo isso com o Vale do Rio Jacaré aos seus pés.

LEMBRANDO INDIANA JONES

Ponte Pênsil à la Indiana Jones, no Recanto das Cachoeiras, em Brotas. Foto Denise Cursino._FotoDenise_CursinoOs membros do Conselho Estadual de Turismo em sua visita técnica à cidade de Brotas, acompanhados de jornalistas especializados, por ocasião de suas andanças através desse maravilhoso Parque tiveram oportunidade de lembrar Indiana Jones ao desfrutar a sensação de estar em cima de uma ponte pênsil caracterizada num daqueles filmes.
É um dos locais oferecidos durante as trilhas que uma competente equipe profissional ali sediada cuida dos seus visitantes. Há uma justa e razoável cobrança de ingresso que dá direito a tudo isso, exceto os serviços e produtos do bar e do restaurante.
Ali você tem o que fazer um dia inteiro: arvomix, cavalgada, tirolesa, rapel panorâmico, corredeiras e trilhas de 40 minutos ou de 4 horas. O ingresso dá direito à piscina, vestiários, playground, etc. Um agradável restaurante com comida bem saudável chega a ser outra atração. Para aventura, passeio ou apenas descanso visite o Recanto das Cachoeiras.

RURAL NO VALE

Encontro de Turismo Rural sempre põe coisas boas na mesa. Foto Divulgação Taubaté.  Importante o primeiro Encontro de Turismo Rural do Vale do Paraíba realizado na cidade de Taubaté discutindo as perspectivas desse segmento na citada região. Também foram formados grupos de trabalhos específicos, e apresentada a potencialidade do setor apiário para o turismo.
O Tropeiro e sua herança foi tema do competente Ocílio Ferraz com ênfase na culinária. A 'Rota do Cambuci' foi enaltecida e fez-se a apresentação de carta de intenções e o término do encontro se deu já na abertura da Festa do Tropeiro.
Vale lembrar que quando temos uma reunião rural sempre se tem uma mesa saborosa e cheia de atraentes produtos artesanais.

RODA SP EM JULHO

Equipe do Roda SP quando do programa em Bauru. Foto Secretaria de Turismo. Entre os dias 05 a 14 do próximo mês de julho, o projeto "Roda São Paulo" estará aproveitando a 40ª Festa do Bordado e fazendo roteiros turísticos rodoviários nas cidades de Ibitinga, Itápolis, Borborema e Tabatinga, cidades que estão com incumbência de fazer os percursos.
O "Roda SP" é um programa criado pela Secretaria de Turismo do Estado visando incentivar o turismo rodoviário e mostrar que é perfeitamente viável a criação de roteiros entre cidades de uma mesma região, e não só aquele roteiro que parte da capital.
A frota disponibiliza cerca de vinte ônibus e micros com passeios a R$10,00 por dia, não importando quantas viagens a pessoa faça.

ARTISTAS ESQUECIDOS

Nossos artistas nem sempre são amparados ou recebem a merecida importância em suas cidades.
É verdade que os Municípios precisam dar preferência à moradia e saúde da população. Mas, isso não quer dizer que devam ignorar os assuntos de Cultura, Turismo e Meio Ambiente. Estes três segmentos, bem trabalhados, também geram moradia, saúde e renda.
Algumas cidades dão o devido valor. Porém há aquelas que estão com a administração adormecida. Sabemos de casos que estão ignorados há mais de uma década. Também conhecemos Secretários Municipais de Cultura que nem sabem quais e quantos artistas têm em suas cidades.
Some-se a isso o fato do Ministério da Cultura só estar cuidando de dois segmentos (o cinematográfico e o racial – ambos de forma política), esquecendo os diversos tipos de arte que existem e que também precisam ser bem cuidados. Num Brasil que se trabalham cinco meses de um ano apenas para se pagar tributos, maus dirigentes tratam mal aqueles que são bons brasileiros!
Lamentável l

FESTA DO PEÃO DE QUATÁ

Estamos em plena Festo do Peão Boiadeiro de Quatá, a qual privilegia a vida no campo, as cantorias, modas de viola, causos, etc., buscando as próprias origens. Provas, cavalgada e shows fazem parte do programa.
Este é o oitavo ano dessa festa atraindo um público superior a 60 mil pessoas. Quatá, que se esforça para ser inserida no rol das cidades de interesse turístico, procura com essa festa traduzir ideais históricos.
"- Faz as crianças perceberem, junto de seus pais, toda esta ritualização do processo histórico cultural que só se interioriza em nossas mentes quando nunca deixamos morrer em momentos como o Rodeio" - assim reza o seu material de divulgação.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 04-07-2013)