CIDADE TECNOLÓGICA

O coreto da tranquila praça de São Francisco Xavier. Foto Miguel Schincariol Um pólo como São José dos Campos, tecnológico por excelência, também tem seus atrativos para os seus visitantes. Não é só o pôr do sol visto do que chamam de "Banhado". Tem o Parque Santos Dumont, o Parque Vicentina Aranha, e o Parque Municipal, por exemplo.
No setor de cultura você pode visitar o Museu do Folclore, o Museu de Arte Sacra, o Museu de Esportes, e o Memorial Aeroespacial Brasileiro e, de 'quebra', o Distrito de São Francisco Xavier com sua exuberante beleza natural, em trilhas, cachoeiras, etc.
Não vá querer fazer visitas sozinho, pois gastará tempo e verá pouco. Peça um dos passeios roteirizados pela Agência de Turismo Chévere (12) 3923-6260, especializada em São José dos Campos.

OS NÚMEROS DO MINISTÉRIO

Entra ano, sai ano, e o nosso Ministério do Turismo repete a informação de que tem por nova meta elevar o número de visitantes estrangeiros em nosso país. Mas, em todos os anos, os números praticamente são sempre os mesmos.
Nós não vemos o Governo Federal mexer uma só palha para abolir o 'visto' dos turistas americanos, os quais preferem voar "aos montes" para países onde eles não têm essa dificuldade.
E tem mais. Como nós vamos aumentar o número de visitantes se não aumentarmos o número de vôos para cá? E como aumentar o número de vôos com essa lentidão em modernizar e ampliar os nossos aeroportos? Isso, sem citarmos a Segurança que também não temos.
Falar é muito fácil!

PRAIAS URBANIZADAS

Orla da Praia Grande. Foto Guia do Litoral. Seus 22,5km de praias urbanizadas com miríades de coqueiros fazem de Praia Grande um bom motivo para excelentes fotos. Mas, não é só isso. São praias limpas com dezenas de quiosques bem projetados, entre outros predicados.
Hoje podemos circular por seus calçadões, mesmo em altas horas, protegidos por mil câmeras da Guarda Municipal que dão suporte aos freqüentadores. A maioria delas instalada em quase uma centena de colônias de férias construídas por vários sindicatos e associações.

CIÚME DE VIZINHOS

Algumas cidades observam que cidades vizinhas estão conseguindo progresso com a obtenção de maior renda, e na maior oferta de empregos e de negócios gerados pelo turismo. Algumas cidades têm até ciúme quando os seus vizinhos conseguem verbas por conta do turismo.
Então, o que fazem? Correm atrás do prejuízo, porém de forma totalmente desordenada. Ás vezes eles credenciam pessoas jejunas no assunto para fazer o que não sabem. Outras vezes pegam pessoas preparadas, mas que podem estar desatualizadas.

O QUE SE RECOMENDA

Por tudo isso é que o Congresso do Turismo Paulista procura orientar e atualizar vários dos aspectos principais para tornar as cidades e seus responsáveis atualizados e em alta sintonia com os segredos do turismo.
A ampliação dos conhecimentos na área do turismo por parte dos seus responsáveis e membros de Conselhos Municipais é a grande chave para solução dos problemas da área.
Assim, nos dias 21, 22 e 23 de junho, nas mesmas dependências do Salão São Paulo de Turismo, em São Bernardo do Campo, todos poderão assistir as apresentações do Congresso do Turismo Paulista, este ano sem cobrança de taxas. Serão entregues certificados para os presentes.

PALESTRANTES

Espaço do Artesão, na bem sucedida Santa fé do Sul. Foto Pierre Duarte Entre os palestrantes que estarão se apresentando no Congresso do Turismo Paulista, no Pavilhão Vera Cruz em São Bernardo do Campo, notamos no dia 21 o painel sobre empreendedorismo com o presidente da Frente Parlamentar que trata do assunto, Dr. Itamar Borges.
A presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo, Célia Leão também terá o seu painel, bem como o Prefeito de Brotas, Orlando Du Barreto, que ensinará como uma prefeitura pode obter sucesso com as coisas do turismo.

NO SÁBADO, 22
Os destaques do Congresso, no sábado, são para as oportunidades oferecidas pelo Turismo Náutico (Engenheiro José Nelson de Moura); O papel do poder público no desenvolvimento do Turismo no Município (Dr. Orlando Montenegro); e As sugestões de como planejar o Turismo em sua cidade (Engenheiro Maurício Delgado). Entre outros.

NO DOMINGO, 23

Palestrante João Pacheco, proprietário da Chácara do Rosário, em Itu. Plano Diretor e Inventários é o tema que será apresentado por Virgílio de Carvalho no domingo, dia 23. Segue os ensinamentos de 'Como obter renda com o Turismo Rural' apresentado por João Pacheco. A Dra. Cíntia Möller Araújo alertará sobre a 'Participação da Sociedade nos Conselhos de Políticas Públicas', e, ainda, a Fundação Florestal ensinará como obter lucro com as reservas particulares.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 28-05-2013)