NATURALMENTE DIVERTIDA

Portal de Brotas. Foto Prefeitura Municipal. É o que é a cidade de Brotas. Uma verdadeira Estância Turística que continua injustiçada por nosso Governo Estadual, o qual vem "deixando para depois" o que deveria estar feito há muito tempo.
O reclamado e várias vezes prometido título para essa cidade, que é a nossa Capital Nacional do Turismo de Aventura, já não mais pode ser procrastinado, postergado, protelado ou adiado (escolha o termo).
É assim que a política e os políticos estão até agora prejudicando o desenvolvimento do Turismo no Estado de São Paulo. Chegou a hora de atitude e ação, pois nos palanques eles já concordam conosco.

CONSELHO ESTADUAL EM BROTAS

Conselheiros e jornalistas de turismo em Brotas. Foto Denise Cursino. Rodeado por expressivos jornalistas especializados e seus testemunhos, o Conselho Estadual de Turismo realizou, na última semana, uma de suas reuniões mensais na cidade de Brotas.
Foi uma oportunidade para, mesmo em pouco tempo, termos tido várias provas da alta potencialidade daquela cidade localizada a exatos 242 km da capital, e acesso por excelentes rodovias.
É verdade que muitas regiões do nosso Estado possuem belas paisagens, mas em Brotas o cenário é sem igual para o Ecoturismo e o para o Turismo de Aventura.
Os Conselheiros do Estado foram recepcionados pelo competente Prefeito Orlando Du Barreto nas dependências do Centro de Estudos do Universo, onde foi apresentada uma demonstração da galáxia, e onde se realizou a reunião oficial do Conselho presidido por Marcio Santiago.

TURISMO DE AVENTURA

Para garantir a prática do Turismo de Aventura, a cidade de Brotas tem boa infraestrutura com restaurantes variados, mais de trinta meios de hospedagem para todos os bolsos, inúmeras operadoras de turismo com sistema de gestão de segurança aprovado pelo Inmetro.
Além do mais, tem moderno observatório e planetário da America Latina. A cidade tem cultura, história, casarões do século XIX, Museu do Café, Museu do Calhambeque, Parque dos Saltos, e a sede da Equipe Bozo D'Água, bicampeã mundial de rafting.
Agências de Turismo locais e seus experientes Guias credenciados são indispensáveis para você melhor aproveitar os atrativos de Brotas, pois só através deles é que você tem acesso a locais maravilhosos.

Sr. GOVERNADOR:

Esta é uma oportunidade de ouro para o senhor corrigir tamanha injustiça e conceder ao Município de Brotas o galardão de Estância Turística. Pode ser já, se não for imediatamente. Estaremos gratos.

ARAÇATUBA TURÍSTICA

Araçatuba também tem paz e sossego para o visitante. Foto Prefeitura de Araçatuba. Uns arbustos cujos frutos são muito apreciados e existentes na região, os araçás, levam a fama de ter originado o nome da cidade de Araçatuba, a qual tem a sua história ligada à construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.
A autonomia do município só chegou em 1921. Teve o seu ciclo do café, depois do algodão. Mas a pecuária predomina até nos dias atuais. O turismo passa a ser a nova preocupação da administração municipal aproveitando a sua potencialidade e os seus atrativos, como o Museu Marechal Rondon e o Templo Budista Honganji, por exemplo.

PRAÇA DO BOI

A Praça do Boi, em Araçatuba. Foto Pierre Duarte.  Era nessa praça que tempos atrás o preço da arroba do boi era discutido, pois era ali o centro bovino do Estado. Depois de a praça ser remodelada e ganhar o nome de Praça Rui Barbosa ela passou a ser ponto para fotos. Mas continuou sendo conhecida como a Praça do Boi
Araçatuba tem também um exemplar Centro de Inseminação Artificial num local frondoso e agradável. Em sua visitação é extraordinária a quantidade de troféus ganhos por seus vários reprodutores.
Muito mais de Araçatuba você poderá conhecer visitando o Estande dessa cidade no Salão São Paulo de Turismo, nos dias 21, 22 e 23 de junho, no Pavilhão Vera Cruz localizado na entrada de São Bernardo do Campo. Conheça os atrativos dessa e de outras cidades paulistas.

CURSOS E PALESTRAS

O Congresso do Turismo Paulista, este ano grátis, a ser realizado no mesmo local do Salão São Paulo de Turismo, terá a apresentação de Orlando Du Barreto, o prefeito que transformou um "monte' de árvores na Brotas turística de hoje. Ele vai contar vários segredos.
Ainda: Como cuidar do lazer em sua cidade; Como melhor organizar o receptivo; Como obter renda com o Turismo Rural; As oportunidades oferecidas pelo Turismo Náutico; O papel do Poder Público para desenvolver o Turismo no seu município, entre outros tópicos.
Também será abordado o Empreendedorismo para o Turismo, bem como a bola da vez que é a orientação para o Plano Diretor do Turismo. Conheça até os lucros que podem ser obtidos numa reserva particular.

2ª EXPO ARTISTAS PAULISTAS

Mais de uma centena de telas e quadros estarão expostos na mostra que se fará, também junto com o Salão São Paulo de Turismo. Obras de artistas radicados nas cidades do nosso Estado, alguns com prêmios internacionais. O tema deste ano: "Minha Cidade,, Minha Região"

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 21-05-2013)