DE PICADÃO A SÃO PEDRO

A_cidade_de_So_Pedro_tambm_oferece_outras_formas_de_TurismoNos primórdios, era apenas uma parada para descanso dos tropeiros que saiam de Piracicaba com destino às minas de Cuiabá, em Mato Grosso. Esse caminho era chamado de 'Picadão'.
Era uma picada a perder de vista por entre matas fechadas, índios hostis e animais ferozes. Era, também, onde estava a 'Pousada do Picadão' (por isso o primeiro nome), local em que ergueram uma Capela dedicada a São Pedro. Está assim explicada a razão do nome atual.
A Estância Turística de São Pedro, além do fato de ter a cidade de Águas de São Pedro dentro dos seus limites, dista da capital apenas 190 km por ótimas estradas. Rica em belezas naturais culminando com a Serra do Itaqueri. Ótima opção para lazer, descanso ou compras.

SEU DESENVOLVIMENTO

Na década de 30, quando poços eram furados à procura de petróleo, ali encontraram águas bicarbonatadas, sulfatadas e sulfurosas, as quais deram origem ao que viria a ser hoje o balneário de Águas de São Pedro, um município dentro do município de São Pedro.
Hoje, a Estância Turística de São Pedro tem uma eficiente equipe municipal se dedicando com carinho para bem receber os visitantes, além de buscar o melhor lazer para a sua população.

PARQUE MARIA ANGÉLICA

Artesanato_tem_lugar_especial_no_Parque_Maria_Anglica_em_So_PedroO artesanato é um dos pontos fortes de São Pedro. E o Parque Maria Angélica, com toda a sua beleza, também abriga associação dedicada ao artesanato, a "Art's Trama, Associação de Artesãos de São Pedro e Região. Vale a sua visita.
Vários produtos para decoração de sua casa, bem como acessórios pessoais, todos produzidos com muito carinho, confeccionados por técnicas diversas agradando, assim, aos mais exigentes.
O Parque Maria Angélica é um dos fortes atrativos da cidade, um lugar que todos precisam conhecer por fazer bem aos olhos e ao espírito da gente.

BROADWAY BRASILEIRA

São mais de vinte os Teatros e Casas de Espetáculos de primeira linha que estão localizados no Bairro do Bixiga, em São Paulo. Inclusive com apresentações de grandes montagens de musicais internacionais como o "Fantasma da Ópera", "Cats", e agora "O Rei Leão".
Várias casas noturnas e espaços culturais completam a atração para os milhares que visitam aquele bairro anualmente, também com excelente gastronomia.

ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS

O_excelente_musical_O_Rei_Leo._Foto_Time_For_FunOs que não foram à Nova York assistir "O Rei Leão" podem agora curtir, em nossa capital, o musical que marcou história e que ganhou 70 prêmios internacionais.
O espetáculo é incrível de cores e ritmos, envolvendo o público com seus cenários e figurinos exuberantes iluminando o palco.
Se a cidade de São Paulo é o ícone da produção teatral brasileira desde os tempos do Teatro Brasileiro de Comédia, tem grande crédito o Bairro do Bixiga, o qual por isso mesmo é reconhecido como a "Broadway Brasileira". É onde se apresenta "O Rei Leão".

BARBAS DE MOLHO

Como já tínhamos alertado, anos atrás, um grupo de Deputados Estaduais iniciou estudos para rever toda a legislação existente sobre o título de "Estância", algo às vezes mal comentado, outras vezes mal decidido. Desta vez vemos que a intenção é muito boa e está procurando ser justa, além de compressiva. Por isso tem o nosso apoio.
As centenas de pedidos indiscriminados, em sua maioria descabidos, que chegam à Assembléia acabam prejudicando as cidades que realmente merecem o título, mas que por tal causa acabam banalizadas.

PERGUNTAS

Como uma cidade se atreve a pedir o titulo de Estância Turística se nem sequer tem funcionando o seu Conselho Municipal de Turismo?
Como é que uma atual Estância pode continuar a receber verbas do Turismo sem ter funcionando o dito Conselho?
Quando é que vão aprender que as Prefeituras têm o dever de ter pessoas do ramo para cuidar do seu Turismo? Quando é que vão aprender que o "fogueteiro da campanha" nunca deve sequer passar por perto dos assuntos de Turismo?
Por que não contratam os técnicos de turismo que estão "dando sopa" no mercado?
Estamos fartos de tanto amadorismo e desvios de finalidade com as verbas que acabam por atender interesses eleitoreiros locais em vez do fim a que se destina, qual seja: Atrair; Bem Receber; e Conquistar o Turista.

SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, onde será realizado o próximo Salão São Paulo de Turismo está preparando para aquela ocasião inúmeras atrações extras.
Até a fanfarra com as meninas de Holambra estarão se exibindo no domingo, dia 23 de junho, quando do encerramento da Feira..

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 14-05-2013)