TREM MOITA BONITA

O_famoso_Trem_Turstico_de_Paraguau_PaulistaUm agradável passeio no famoso trem turístico de Paraguaçu Paulista, com o sugestivo nome de "Moita Bonita", você pode aproveitar num dos giros a partir da 9h00' dos sábados e domingos.
A cidade é rica em história desde os tempos em que os tropeiros desbravaram aquela região. Hoje, está resgatado o Teatro, a catira, a música de raiz, o seu artesanato, e a Folia de Reis. A gastronomia da cidade tem sido elogiada. Outras informações: (18) 3361-6165.

PRÊMIO CULTURAS POPULARES

Cinco milhões de reais serão distribuídos entre 350 dos candidatos que se destacarem com o "Prêmio Culturas Populares" do Ministério daquele segmento. Para isso teremos treze oficinas de capacitação para os interessados já a partir do início de maio.
O homenageado do ano é Amácio Mazzaropi. As inscrições poderão ser realizadas pela internet, por meio do 'Sistema SalicWeb', ou por via postal. Nos dois casos será necessário encaminhar a documentação e anexos exigidos pelo Edital.
A primeira oficina acontecerá em São José dos Campos. A seguir nas seguintes cidades: Araras, Carapicuíba, Taboão da Serra, Campinas, São Sebastião, Jundiaí, Cananéia, Piracicaba, Mogi das Cruzes a Capital paulista.

RODA SP

nibus_usado_pela_Secretaria_de_Turismo_do_Estado_no_programa_Roda_SPO Programa denominado "Roda SP" é itinerante, percorrendo diversas regiões do Estado. Os passeios têm o preço simbólico de R$10,00 que é válido por 24 horas, de maneira a permitir que a pessoa suba e desça quantas vezes desejar de todos os ônibus que estejam operando a respectiva região.
Normalmente, a frota oferece 16 ônibus para cobrir vários roteiros, como aconteceu recentemente nas cidades das regiões de Araraquara e São Carlos e com três trechos diferenciados atendidos por uma equipe de 30 profissionais.
Cláudio Valverde, atual Secretário de Turismo do Estado, deixa clara a sua objetividade: "- O Roda SP vai muito além de um city-tour comum. É um produto turístico extremamente útil e barato, que facilita o passeio dos viajantes e redistribui o fluxo de pessoas entre as cidades vizinhas",

SENAR EM ITU

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, conhecido como Senar, realiza cursos gratuitos com intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas do meio rural e aumentar a sua renda extra.
Um dos programas do mês de maio será no Sindicato Rural de Itu com curso de artesanato decorativo em palha de milho (dias 13 a 15); curso de bijuterias em sementes (dias 14 a 16); e, processamento artesanal de carne de aves (dias 20 a 22). Informações (11) 4013-4448.

CIDADE DA CERÂMICA VERMELHA

Cermica_Artstica_de_TambaDesde a primeira indústria cerâmica instalada com máquina trazida da Itália, a cidade de Tambaú se desenvolveu nesse segmento merecendo o título de "A Capital da Cerâmica Vermelha", atualmente com mais de uma centena de empresas fabricando revestimentos e cerâmica artística, além de pisos, telhas, elementos vazados, etc.
São mais de duzentos os produtos de utilização decorativa, os quais têm atraído a atenção dos turistas que visitam aquela cidade, principalmente, em peregrinações onde reinou o Padre Donizetti.
O Departamento de Turismo está à inteira disposição dos visitantes (19) 3673-2503. Visite Tambaú.

ENTRADA DE ESTRANGEIROS

São Paulo é a principal porta de entrada dos turistas estrangeiros com 2,1 milhões de chegadas, segundo informa o Ministério do Turismo. Esse número chega a ser o dobro dos turistas recebido pelo Rio de Janeiro (1,1 milhões de chegadas). Depois vem o Rio Grande do Sul (810 mil) e o Paraná (790 mil).
Setenta por cento das chegadas são por via aérea. Pela proximidade existente, a Argentina vem em primeiro lugar. Os Estados Unidos é o que mais nos manda turistas, depois a Alemanha e o Uruguay. A China foi a que teve um acréscimo maior em relação aos anos anteriores.
Assim, cada vez mais é notada a importância do Turismo para o país, tanto quanto importante é nosso turista interno e, lembrando ainda, que a capital paulistana é a maior emissora de turistas do país, secundada pelo Interior do próprio Estado de São Paulo. Ou seja, vamos dar também atenção aos viajantes do nosso próprio Estado.

TEIA DE CULTURA

Estão abertas as inscrições para os Pontos de Cultura do Estado de São Paulo (a 2ª. Teia Estadual São Paulo 2013) até o dia 22 de maio. O evento acontecerá de 25 e 28 de julho.
A pretensão é reunir toda a diversidade cultural do Estado de São Paulo, proporcionando a troca de saberes e fazeres e ter como objetivo fortalecer os marcos legais do Programa Cultura Viva e das políticas públicas de cultura.
Os projetos selecionados para a 'Mostra Artística' e para 'Workshops' receberão cachê artístico.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 29-04-2013)