O PARAÍSO DE CARDOSO

Em_Cardoso_o_Foz_do_Marinheiro_fica_incrustado_entre_frondosas_rvoresCardoso é uma cidade entre o rio Grande e o rio Turvo. Foi "iniciada" em 1937 e localiza-se no noroeste do Estado, na divisa com Minas Gerais. Ali também está a Represa da Água Vermelha e, em frente desta, um paraíso para você curtir.
É o Hotel Fazenda Foz do Marinheiro cercado de exuberante beleza natural e oferecendo safári de reconhecimento de aves, pesca de tucunarés, cavalgadas, trilhas e outras mordomias.
Além do sol constante e noites enluaradas, saborear a gastronomia regional em forma de Buffet à beira de suas piscinas é algo que sempre nos faz acreditar estarmos ali num verdadeiro paraíso.

AS COISAS MUDAM

Antiga_Estao_de_So_Carlos_abriga_hoje_o_seu_Museu_e_o_Arquivo_Histrico._Foto_Rubens_ChiriDepois de algum tempo, voltamos a nos hospedar em hotel de São Carlos e notamos uma grande diferença em relação aos tempos em que a nossa Agência de Viagens mandava excursões para a região e se hospedava em São Carlos.
Naquela época, nós dávamos preferência em levar nossos grupos nos fins de semana por que era quando aqueles hotéis nos concediam maiores descontos, já que o movimento era fraco nos fins de semana.
Atualmente verificamos que também nos fins de semana a procura por acomodações tem sido igualmente boa, mudando completamente o mapa do fluxo de turistas.
Isso porque houve acréscimo de atrativos turísticos e na realização dos eventos da cidade. O novo enfoque comprova uma das nossas teses, a de que a cidade sabendo trabalhar com o turismo toda ela só tem a ganhar.

ALÔ, AGÊNCIAS

As Agências de Viagens do Interior e Litoral que ainda não o fizeram, precisam organizar os seus "Pacotes de Turismo Receptivo".
Todos sabem que os Agentes atuam com enorme responsabilidade beneficiando os clientes numa ponta e, na outra ponta, todos os fornecedores do turismo (hotéis, restaurantes, equipamentos, etc.). Porém, poucas vezes os Agentes de Viagens são beneficiados ou mesmo reconhecidos pelo seu importante papel no trade.
Mas, passando por cima de dissabores e, mesmo que seja nas suas horas vagas, os Agentes do Interior e Litoral paulista precisam traçar os seus roteiros de serviço receptivo, tanto para a sua cidade como para a sua região.
O receptivo no Estado de São Paulo é um segmento que está em franca expansão e precisa de mãos profissionais.

QUEM PRECISA DISSO

Os turistas mais espertos já aprenderam pedir a ajuda de Agência de Viagens da cidade aonde pretendem passear.
Com o aumento de visitantes nas cidades do Interior e Litoral, nós temos visto, também, a maior preocupação dos Conselhos Municipais de Turismo em cuidar dos seus pontos turísticos.
Nada melhor do que tais mãos profissionais para traçar passeios com o máximo de aproveitamento, entremeando com a gastronomia local que deve ser outro atrativo.
Ademais, as Agências da capital e de outras cidades passam a ter em quem confiar quando os seus clientes programam o nosso Interior. Apesar do lucro para os Agentes sempre ser pequeno per capita, há a compensação pelo volume que puder assim ser obtido, razão pela qual recomendamos carinho especial para o assunto.

CHÁCARA SANTO ANTÔNIO

A_Casa_Grande_e_a_Capela_da_Chcara_Santo_Antnio_de_1681_em_So_Roque._Foto_Adriano_BecamEm São Roque a arquitetura da Casa Grande e da Capela Santo Antônio é uma das suas atrações. Seu valor histórico pode ser atribuído a vários fatores e, por isso, foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional.
Em seu histórico, desde sua construção em 1681, consta a importância de seus ilustres proprietários: Fernão Paes de Barros, Barão de Piratininga e o escritor modernista Mário de Andrade, este último adquiriu e doou os imóveis ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1947.
É uma riqueza do estilo colonial paulista constantemente visitada. O arquiteto Lúcio Costa, a quem coube criar Brasília, foi um dos primeiros profissionais renomados a identificar as manifestações de arte genuinamente brasileira que o local apresenta. Visite você também.

ROTEIRO DO VINHO

Mais de vinte vinícolas e cantinas são os atrativos do Roteiro do Vinho da cidade de São Roque, onde imigrantes italianos e portugueses cobriram as encostas dos morros com seus vinhedos.
O clima serrano também favorece o intenso cultivo de alcachofras. Se preferir, você até pode esquiar no Ski Mountain Park.
É o tipo de roteiro para uma família que busca a descontração de um fim de semana em contato com a natureza. É ocasião para você degustar bons vinhos e saborear a gastronomia local, além de visitar pesqueiros, ranchos, fazendinhas e plantações.
A Prefeitura de São Roque tem um Departamento de Turismo muito eficiente e está sempre às suas ordens: (11) 4712-5664.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 23-04-2013)