4x4: TERRA DA MATA

Atraentes_passeios_so_realizados_em_4x4O pessoal do "Mundo Off-Road" convida os amantes desses jeeps para um passeio que os levarão para um parque de diversão "4x4". Acontecerá na Fazenda Terra da Mata, bem pertinho da capital, no município de Alumínio, agora no dia 9 de março.
O local possui um enorme circuito 'fora-de-estrada' com obstáculos para todo tipo de aventureiro, e com uma boa infraestrutura de lazer e restaurante. Tudo organizado por excelentes profissionais. Para informações sobre este ou outros passeios: (13) 3014-2722.

PROFISSÃO: GUIA

Com o tempo, a profissão se pacificou e, devagar, assumiu as atuais características. Hoje, o Guia De Turismo é um especialista em relações públicas, alguém com facilidade para aprender línguas, boa cultura em geral, bons conhecimentos do local onde vive e dos locais que visita, capacidade de decisão e liderança, criativo, paciente, simpático, social, entre uma infinidade de outras qualidades, congênitas e adquiridas.
Da mesma maneira como recomendamos ao Turista sempre consultar uma Agência de Viagens, recomendamos a esta última que mantenha uma equipe (permanente ou esporádica) de Guias De Turismo devidamente credenciados e capacitados, pois os serviços receptivos de qualquer cidade exigem melhor atenção.
Se houver dificuldade para encontrar, consulte o Sindicato dos Guias (Sindegtur) do seu Estado. Em São Paulo (11) 3327-2104 (até 12h00')

ARTISTAS PLÁSTICOS

2a_Expo_Artistas_Paulistas_em_junho_de_2013Os artistas plásticos nascidos ou residentes nas cidades do Estado de São Paulo estão sendo convocados para a "2ª Expo Artistas Paulistas" que acontecerá em Junho de 2013, no Pavilhão da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, juntamente com o "Salão São Paulo de Turismo".
As prefeituras estão sendo acionadas para indicar dois artistas por cidade. Cada artista terá direito a expor duas telas ou quadros sob o tema: "Minha Cidade, Minha Região". Mais informações (11) 3758-0142.

A VEZ DA CNTur

A Confederação Nacional do Turismo nasceu com cinco Federações filiadas e já tem outras adesões. O seu presidente, Nelson de Abreu Pinto, emérito e insistente batalhador, cônscio de suas responsabilidades, tem dito: "- O Turismo, finalmente, vai poder caminhar com suas próprias pernas. Esse é o maior presente que nós e o Brasil poderíamos receber".
A CNTur é a representante legal de dois milhões de empresas do turismo que geram mais de dez milhões de empregos.
Entre as classes subordinadas à CNTur, temos as empresas de turismo em geral, os hotéis, apart-hotéis, demais meios de hospedagem, os restaurantes comerciais e coletivos, bares, casas de diversões, empresas de lazer, empresas organizadoras de eventos, os parques temáticos, etc. Ao Turismo o que é do Turismo.

OS PREFEITOS QUE SABEM

O_Turismo_merece_competncia_para_o_bem_do_MunicpioNinguém nasceu sabendo. Isso nós ouvimos desde criança e não deixa de ser uma verdade. Todos nós sempre estamos aprendendo alguma coisa, não importa qual seja a nossa idade.
Os Prefeitos eleitos não fogem à regra.
Temos visto aqueles que sabem. Eles correm atrás de bons profissionais e bons conhecedores do turismo para ocupar cargos nas prefeituras, tais como Secretários Municipais ou como Diretores.
Alguns até se lembram de nossas recomendações para não se esquecer de contratar, também, auxiliares ou estagiários cursando turismo. Esses são os Prefeitos que sabem das coisas.

OS QUE NÃO SABEM

Infelizmente, aqui e ali podem surgir Prefeitos que não sabem e, pior ainda, eles têm ao lado palpiteiros que sabem menos ainda. São inocentes e/ou inexperientes que põem na cabeça do prefeito só cuidar de saúde, educação e moradia. Certo em parte! Temos muitas cidades bem atrasadinhas. Mas, não podem ficar somente nisso!
Não se pode relegar a Cultura, o Turismo e o Meio Ambiente para as calendas gregas. Isso é demasiada incompetência e absoluta cegueira administrativa.
A Cultura é, no mínimo, um sinônimo de Educação. O Turismo é o maior e mais rápido meio para gerar empregos, com o qual o cidadão pode pagar por sua saúde, sua educação e sua moradia. E, zelar pelo Meio Ambiente é garantir o futuro do próprio município.

PROFISSIONAIS SOBRANDO

Além disso, está sobrando verbas estaduais e federais no setor de Turismo e Cultura, enquanto faltam projetos para obtê-las. Projetos que só os da área sabem fazer.
Se alguma Prefeitura ainda está "a descoberto" nessa área, pode consultar as Entidades de classe, pois elas têm possibilidades de indicar a pessoa certa para o lugar certo, evitando os cabos eleitorais que só servem para as campanhas. Consultem a Amitur, a Abih, a Abav, o Sindetur, a Abeoc, o Sindprom, e outras igualmente cotadas.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 26/02/2013)