SALÃO SÃO PAULO VEM AÍ

O_Estande_de_Araatuba_muito_procurado_sempre__um_sucessoCidades de Interesse Turístico, cidades de Interesse Cultural, cidades com potencial de Meio Ambiente: Atenção, pois vem aí o 12º SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO, o pioneiro, e o que melhor mostra e melhor "vende" as cidades do Interior e Litoral do Estado de São Paulo.
A AMITur, sempre em estreita parceria com a Conteúdo Brasil Feiras e Eventos, estará lançando por estes dias mais uma edição dessa exposição de cidades, que virá acompanhada de mais uma edição do CONGRESSO DO TURISMO PAULISTA, bem como da segunda edição da EXPO ARTISTAS PAULISTAS.
Sabemos que tudo isso acontecerá em fins de junho e, por isso, as cidades já podem estar providenciado o que irão mostrar ou divulgar. Lembramos que o período coincide com a Copa das Confederações e véspera da Copa do Mundo que tanto se fala.
Haverá novidades estratégicas neste ano. Reserve já o seu espaço. Participe com a sua cidade! É importante para você e para ela.

BALNEÁRIO FECHADO

Para ser reformado de ponta a ponta, buscando qualidade e modernização, o Balneário de Águas de São Pedro estará fechado após o carnaval e até o mês de julho. Assim estarão paralisados todos os serviços prestados no local, inclusive o auditório, a recepção, etc.
No Balneário são encontrados três tipos de águas: a Fonte da Juventude (é a segunda em teor de enxofre no mundo, indicada para tratamento de reumatismo, alergia, diabetes, asma, colites, moléstias da pele, intoxicação e inflamação; a Fonte Gioconda (indicada para tratamento de males no fígado, vesícula biliar e intestinos), e a Fonte Almeida Salles (evita azia, excesso de acidez gástrica e diabetes, sendo ingerida após as refeições).

PARQUE DAS NEBLINAS

O_Parque_das_Neblinas_est_entre_Mogi_das_Cruzes_e_Bertioga_um_timo_passeioUma reserva privada de 28 km2, localizada entre as cidades de Mogi das Cruzes e Bertioga, encostado no Parque Estadual da Serra do Mar, eis um interessante passeio para você desfrutar. É o Parque das Neblinas (Não confundir com o Pico da Neblina que está no Amazonas).
É um laboratório de educação ambiental a céu aberto, gerido pelo Instituto Ecofuturo, uma ONG criada em 1999 que promove pesquisas científicas, manejo sustentável de recursos naturais, turismo científico, vivência e oficinas de meio ambiente para estudantes e professores.
O Parque das Neblinas oferece programas para todos os gostos. Caminhadas, canoagem, programações temáticas que podem ser adaptadas às características do grupo interessado. Visitas agendas pelo telefone (11) 4724-0555 ou (11) 4724-0556.

PARA CIDADES HISTÓRICAS

As Ministras do Planejamento e da Cultura anunciam um bilhão de reais para diversos Estados, referente ao Pac-2. Vai se chamar Pac Cidades Históricas, destinado à restauração de monumentos e de espaços públicos em sítios tombados pelo Patrimônio Histórico.
Também haverá financiamento para proprietários de imóveis em 94 cidades que têm conjuntos tombados pelo "Iphan", para facilitar a recuperação de imóvel importante (com 25 anos para pagar).

SÃO FRANCISCO XAVIER

O_prtico_do_Distrito_de_So_Francisco_Xavier__um_convite_para_vida_mansa_num_lugar_tranquiloEis aqui um pequeno distrito da cidade de São José dos Campos. É um lugar encantador incrustado na Serra da Mantiqueira que nos divide com Minas Gerais. Está entre a cidade de Monteiro Lobato (SP) e Monte Verde (MG).
Há ótimas e variadas opções de hospedagem, desde pequenos chalés até requintadas pousadas. Um dos seus atrativos é a gastronomia local, seja comida típica ou cozinha internacional. No inverno, o clima de montanha é propício para caminhada por suas várias trilhas. No verão, a subida em picos, e visitas nas suas cachoeiras e corredeiras é oque se recomenda.

ALGUNS ATRATIVOS

Com uma linda vista do Vale do Paraíba, o 'Pico do Focinho D'Anta' em 1712 m de altitude. Você pode preferir os 2082 m de altitude do 'Pico do Selado'. Este pico faz divisa com Monte Verde e Camanducaia (MG) e Joanópolis (SP). Já com divisa com Sapucaí Mirim (MG) você tem a Serra de Santa Bárbara (1578m) com belas paisagens e rios cristalinos.
Há outros pontos para se deslumbrar belas paisagens: Pedra Redonda (1915m), Pedra do Chapéu do Bispo (1913m), Pedra Vermelha (1836m) e várias outras. Ainda temos as cachoeiras, como é o caso da Cachoeira do Roncador, Cachoeira das Couves, Cachoeira do Turvo, Cachoeira do Sabão e a Cachoeira de São Francisco.
Todos esses atrativos reforçam qualquer convite para você visitar o distrito de São Francisco Xavier, na progressista cidade de São José dos Campos, agora com renovado fôlego instalado numa nova Secretaria de Turismo pelo prefeito Carlinhos de Almeida, ele que nos já ajudou no turismo quando fora deputado estadual.

CIDADES TURÍSTICAS

Imagine-se_refestelado_nessa_rede_com_as_montanhas_em_seus_psUm aviso para cidades de Interesse Turístico e para as nossas Estâncias: A lição de casa agora é montar um correto Conselho Municipal de Turismo, conforme modelo recomendado pelo Conselho Estadual de Turismo. Fácil, rápido, eficiente... e Necessário!

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 05/02/2013)