PRAIA DO PAULISTANO

Velejando_na_Represa_de_Guarapiranga_em_plena_capital_paulistanaUma praia com muitos parques e muitas opções de lazer em plena capital paulistana é o que temos na Represa de Guarapiranga, um dos grandes pontos de encontro da cidade. Em seu entorno temos sete parques, aparelhos de ginástica, ciclovia, brinquedos para as crianças, não faltando inúmeros restaurantes
Há escunas disponíveis para passeios que possibilitam panorama exuberante das paisagens naturais oferecidas pelo lugar. A Represa de Guarapiranga é procurada cada vez mais, e ao longo de todo o ano. Como diz o entusiasta Vereador Antônio Goulart: "- Quem foi que disse que para aproveitar o verão é preciso o paulistano seguir para o Litoral?"

Sr. GOVERNADOR:

Em vésperas de sua posse, e através desta nossa Coluna do Turismo Paulista, nós solicitamos ao senhor governador Geraldo Alckmin que nos fosse dada uma Secretaria de Turismo sem estar atrelada a qualquer outra, devido a nossa importância para o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo.
A Secretaria exclusiva nos foi dada pelo Governador. Ela, bem como a Agência que já estava criada, tem sido de grande valia. Deixou o nosso Estado no mesmo patamar político dos demais Estados da Federação, e tem se esforçado para um bom desempenho do que dela todos esperam.
Resta, agora, uma verba igualmente substancial para esse setor, até porque é o que mais vem gerando empregos nos últimos anos. Porém, que seja verba para o turismo mesmo. Dinheiro para ruas e estradas, para abastecimento, saneamento e outros quejandos deve ser tirado de outras Secretarias respectivas, mas não do Turismo.

AS NOSSAS CIDADES

Neste mês de Janeiro, este colunista completa 43 anos como membro do Conselho Estadual de Turismo, desde que foi indicado pelo Governador Laudo Natel para aquele que foi realmente o nosso primeiro Conselho de Turismo.
Lá, nós já estivemos representando os Transportadores Turísticos (Associtur), depois as Agências de Viagens (Abav, depois Sindetur), e atualmente representamos a AMitur. Às vezes até suplente do Michel Tuma Ness pela Fenactur, a Federação Nacional do Turismo.
Por conseguinte, podemos falar de cátedra que jamais as cidades do Interior e Litoral do Estado de São Paulo estiveram tão bem preparadas como agora para receber turistas e merecer a atenção das Agências.

BONS EXEMPLOS

Marco_Zero_da_Estncia_Turstica_de_Santa_F_do_SulMuitas cidades aprenderam a aproveitar o seu potencial. Muitas instituíram bons Conselhos Municipais de Turismo. Algumas tiveram prefeitos que transformaram as suas cidades como modelos para o mundo do turismo (Brotas, Santa Fé do Sul, Socorro), outras estão chegando lá (São Carlos e São Bernardo, por exemplo). Enfim, são inúmeras aquelas que poderíamos aqui citar.
Da parte do Executivo e do Legislativo cumpre-nos reclamar agora a definitiva revisão de nossas Leis sobre o Turismo, principalmente a atualização da Lei das Estâncias e a implantação de uma Lei para as Cidades de Interesse Turístico. Projetos de Lei já existem. Queremos a vontade política.
Chega de apadrinhamentos imerecidos e alguns até ridículos! Estância Turística é aquela que realmente recebe turista, e não aquela que somente se diz receber. Se não tiver fluxo de turistas não é Estância. E, se a cidade for de interesse turístico deve merecer atenção especial do nosso governo. Estamos numa boa hora para a Ação!

ÁGUAS PAULISTA

O Núcleo de Turismo Águas Paulista é constituído por cidades agradáveis, a maioria com águas termais e clima excelente.
Agora, elas também estão se destacando no Turismo de Aventura e nos Esportes de Aventura. Principalmente a cidade de Socorro que se tornou um pólo muito bem estruturado, com diversos parques de aventura oferecendo mais de 17 modalidades esportivas, além de sediar campeonatos como o de "rallys" e "cross country" entre outros.
O "Off Road" na Serra do Brejal, na cidade de Águas de Lindóia é dos mais radicais. Já na cidade de Lindóia vemos a prática do "rafting" e do "trekking". Idem em Monte Alegre do Sul que acrescenta o seu "Ciclo-Turismo" praticado por quem prefere viajar sobre duas rodas.

OUTRO TANTO

Trem_Turstico_Maria_Fumaa_atrao_em_JaguarinaA cidade de Jaguariúna, por sua vez, mostra liderança com os rodeios e as cavalgadas, enquanto a cidade de Serra Negra sempre nos encanta com belas paisagens que emolduram o circuito de diversos motoqueiros que chegam à cidade todos os fins de semana.
Ademais, o Café Caipira e a visita em várias propriedades rurais fazem da cidade de Socorro uma das mais procuradas da região, onde temos a Fazenda Campo do Sonho, com um roteiro dedicado para crianças que interagem com as diversas espécies de animais e aprendem sobre o cultivo e outras atividades rurais.
Perto da capital, inúmeras cidades para você curtir seus feriados ou fins de semana. Descubra o turismo do Estado de São Paulo.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 22/01/2013)