FEIJÃO PARA OS VETERANOS

Feijo_Amigo_dos_Veteranos_do_TurismoO 'Clube do Feijão Amigo', criado por Michel Tuma Ness e Adel Auada, realizou uma edição especial exclusiva para os veteranos do turismo. Homens e mulheres autores de pioneirismo em vários setores do turismo e que, de alguma forma, depois de mais de 40 anos, ainda estão em atividade profissional ligada ao setor.
Cerca de 100 companheiros estiveram presentes, entre agentes de viagens, jornalistas e empresários do turismo. O evento foi realizado no Pergamon Hotel, na capital, e como sempre teve o feijão como formador de variados pratos, frios e quentes, e até doces feitos com o mesmo.
Imagine você, a história que cada um tem para contar, depois de tantos anos de atividade num segmento que começou divertimento e hoje ocupa as páginas econômicas dos jornais, e quando muitas de nossas cidades vivem e dependem do turismo.

 

FAZENDA RENÓPOLIS

Entre os lugares agradáveis na Serra da Mantiqueira, destacamos a Fazenda Renópolis, localizada no km 38 da estrada que liga Taubaté a Campos do Jordão, município de Santo Antônio do Pinhal.
Ali toda a produção é artesanal e orgânica. As árvores frutíferas foram plantadas em plena mata nativa, digamos, unindo o útil ao agradável.
As proprietárias Denise e Débora Murgel, mãe e filha, transformaram uma fazenda como tantas outras num lugar diferente que produz tudo o que consome e é muito agradável para os turistas. São vinte alqueires em plena Serra da Mantiqueira com cachoeiras e trilhas.
Há um Jardim Japonês, coleção de orquídeas, loja de artesanato, plantas medicinais, café expresso, chás orgânicos, bolos, tortas e geléias caseiras. Enfim, delícias que você precisa saborear. Visite!

RAINHA DO CHÁ

Na_Fazenda_Renpolis_tudo_demonstra_carinho_nos_detalhesO título é nosso para quem oferece setenta tipos de chás, feitos com ervas cultivadas organicamente. Podem ser folhas desidratadas ou frescas colhidas na hora sob o olhar do interessado. Tudo bem estudado e bem explicado por Débora, a criadora dos detalhes. Há um 'Chá Colonial' que pode incluir bolos de fubá e outros títulos, deliciosas geléias, bem como uma torta de amora cobiçada por todos que lá vão.
Mas a coisa não pára por ai. Débora é uma competente artista plástica e, como tal, passou a 'inventar' um artesanato aproveitando tudo o que a sua fazenda oferece, e criando belíssimas peças originais. Eis um bom lugar para você curtir de várias maneiras. Visite!

BARROCO PAULISTA

Não obstante o "Barroco Mineiro" seja insuperável, nós temos cá o que pode ser considerado o maior patrimônio do "Barroco Paulista", representada pela igreja NS Candelária, concluída em 1780 na cidade de Itu. Ela é assim considerada por seu conjunto arquitetônico, a talha, a decoração e equipamentos.
Seu altar mor é entalhado em madeira e tem colunas de sustentação no modelo salomônico. Em 1887 toda a frente do prédio ameaçava ruir. Foi quando o engenheiro Ramos de Azevedo fez a sua recuperação, acrescentando elementos neoclássicos.
Na fachada há imagens vindas de Paris. Foi tombado pelo "Ipahn" em 1938 e o prédio sempre enfeita qualquer fotografia. Visite Itu.

VOCÊ VAI GOSTAR

Se você não está acostumado a "rodar" pelo Interior, vai descobrir que as estradas estão ótimas e que as distâncias são mais curtas do que nos parece.
Na maioria das cidades interioranas você vai encontrar hotéis com disponibilidades, sem nenhum sufoco. Você descobrirá que tais cidades têm um bom atendimento aos turistas e que suas Secretarias e seus Conselhos Municipais estão capacitados para uma boa orientação.

AOS INTERIORANOS

Aos que já residem numa região interiorana, recomendamos conhecer outras cidades do outro lado do Estado, ou seja, outra região das várias que nós temos.
Afinal, na década de 90, o Conselho Estadual de Turismo dividiu o Estado de São Paulo em 60 Núcleos de Turismo e você, que com toda a certeza vive num deles, por isso mesmo, precisa conhecer os nossos outros 59 Núcleos de Turismo.
Está cheio de poetas por aí dando vários nomes e rótulos diferentes, mas as cidades são as mesmas e os Núcleos de Turismo continuam os mesmos. Foram "bolados" por profissionais e não por aprendizes.

REPETINDO...

Recebemos inúmeros pedidos para repetirmos os votos deste colunista, e assim o fazemos:
Este colunista deseja a todos os seus leitores um Feliz 2013, sem corrupção, sem os defensores dela, sem tanta violência, sem tantas mentiras políticas e sem tanta ignorância.
Aliás, poderíamos não ter nada disso se a maioria soubesse votar corretamente, principalmente nos deputados e nos senadores.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 01/01/2013)