ROCHA MOUTONNÉE

Rocha_Moutonne_no_municpio_de_SaltoTrata-se de uma rocha feita por abrasão ou erosão glacial quando da passagem de uma geleira que formou o perfil assimétrico que ela tem, isso cerca de 300 milhões de anos atrás,.
O nome é derivado da palavra francesa "mouton" (que significa 'carneiro'). É o único exemplar conhecido por aqui, descoberto em 1946. Como um monumento geológico, Moutonnée foi tombado pelo Condephaat, atualmente fazendo parte de um Parque que leva o seu nome, e o qual pertence à Prefeitura de Salto.
Graças a um trabalho profícuo de um eficiente professor de turismo que tem sido prefeito por oito anos e que elevou o nível da cidade, está sendo inaugurada pelo Governador Alckmim e pelo Secretário de Turismo Cláudio Valverde, uma ampla reforma do Parque, fruto de um projeto financiado pela verba do 'Dade' da ordem de R$ 1,8 milhão.

O NOVO PARQUE

Atrao_do_Parque_Rocha_MountonneTudo foi feito sem perder a sua característica histórica e pitoresca. Foi reformado o galpão principal. E agora temos um auditóro, além de ter sido implantado um sistema de circuito de Tv para cuidar da segurança do local, bem como a reforma dos sanitários, dos painéis existentes, totens e equipamentos em geral.
Você já poderá ver réplicas de dinossauros que se mexem e emitem sons, uma novidade que será marcante. Também foi cuidado do aspecto da acessibilidade e o que era apenas uma rocha, agora você tem todo um Parque para desfrutar horas agradáveis.
Na ocasião da inauguração, o Governo do Estado anuncia que outros R$ 7,9 milhões serão investidos na cidade para atender outros projetos do Prefeito José Geraldo, destacando-se obras no Parque da Ilha da Usina, melhorias na iluminação pública e na ponte sobre o Rio Tietê.

A VOLTA DAS ESTRELAS

O sistema internacional de "estrelas" hoteleiras está de volta e, aqui por nosso Estado, tivemos a cerimônia oficial de entrega das placas de hotéis paulistas, sob a 'batuta' do Secretário de Turismo do Estado, Cláudio Valverde, nas dependências do 'Hotel Grand Hyatt São Paulo'.
Os que foram contemplados com 5 estrelas foram os hotéis 'Grand Hyatt', 'Sheraton', 'Transamérica' e 'Maksoud Plaza'. O 'Hotel Cordialle' da cidade de São Roque recebeu a placa de 3 estrelas ingressando igualmente na categoria das "estrelas hoteleiras internacionais".
O estabelecimento que desejar obter a classificação no sistema de estrelas deverá obrigatoriamente estar cadastrado no "Cadastur-SP".
Essa é uma ação do Ministério do Turismo com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, visando promover a organização, formalização e legalização dos prestadores de serviços turísticos. Vamos voltar à época em que os clientes faziam a clássica pergunta: "- Quantas estrelas têm esse hotel?". Não deixe fora seu estabelecimento!

ENCANTOS DE ITAPEVA

No_pode_faltar_um_pipoqueiro_numa_repousante_pracinha_em_ItapevaPor onde passava a antiga rota indígena denominada Peabiru que foi utilizada pelos Bandeirantes, e que depois também serviu de rota para os tropeiros que saiam do Sul com destino à Sorocaba, situada numa região belíssima do Estado de São Paulo, a cidade de Itapeva se sobressai atualmente nos itens do turismo e está pronta para recebê-lo.
Inscrições rupestres em trilhas agradáveis, várias opções de caminhadas, banho de cachoeira, visita à Fazenda Pilão D'Água de relevante valor histórico, à sua catedral construída em taipa em 1785. Também em taipa a atual Casa da Cultura, um casarão de 1881. Não falta um Memorial ao Tropeiro. E as Cachoeiras: Do Meio, do Palmito Mole, e o Saltinho do Coqueiral.
A Secretaria de Cultura e Turismo está à sua disposição (15) 3522-3875. Mas, para você aproveitar melhor o seu tempo na cidade, recomendamos o acompanhamento dos profissionais da Itapeva Ecoturismo (15) 3521-6078 que levará você até o Mirante do Cânion Pirituba ou ao Mirante do Cânion Itanguá. Visite e desfrute!

CIDADE CORAÇÃO

Assim se autodenomina a cidade de Bebedouro, localizada a 390 km da capital, na micro região da Serra de Jaboticabal e da mega região de Ribeirão Preto. A cidade tem 12 mil árvores plantadas no perímetro urbano. Três importantes rodovias atravessam o seu município.
Bebedouro se destaca na exportação de suco de laranja (25% de toda a produção do país), bem como exporta 3 mil toneladas de mel para toda Europa, USA e Arábia Saudita. Tem uma elogiável Estação Experimental de Citricultura.
Aos visitantes agradam os 2 hectares de área verde do seu Parque Ecológico, e os 30 hectares da 'Região do Lago Artificial, com bares, restaurantes, e até um sambódromo', que é bonito durante o dia ou à noite. Fonte Luminosa, Teatro Municipal, Estação Cultura, Museu dos Ferroviários e Museu de Armas e Carros Antigos. Visite Bebedouro.

PARA 2013

Este colunista deseja a todos os seus leitores um Feliz 2013, sem corrupção, sem os defensores dela, sem tanta violência, sem tantas mentiras políticas e sem tanta ignorância.
Aliás, poderíamos não ter nada disso se a maioria soubesse votar corretamente, principalmente nos deputados e nos senadores.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 23/12/2012)