CAPITAL COM SUA MARCA

A_nova_marca_da_capital_PaulistanaA cidade de São Paulo já tem a sua bandeira e o seu belo brasão. O lema: "Non ducor duco" traz muito orgulho a quem nasceu nesse pedaço de chão. Mas, nos faltava marca/símbolo da cidade nos meios turísticos internacionais. Como é a torre Eiffel para Paris ou a maçã mordida de New York.
Agora temos a marca São Paulo. É muito mais do que uma campanha de divulgação. É uma idéia que todos podem usar para promover a cidade como um destino único: de lugares, de serviços, de pessoas e de idéias.
Esse foi mais um trabalho da eficiente equipe comandada por Luciane Leite, a mais grata competência que passou por aqui.

A MARCA JÁ É INTERNACIONAL

Desde o seu lançamento, a referida marca tem figurado em todas as plataformas de comunicação da cidade de São Paulo de maneira integrada. Ela está presente tanto nos materiais voltados ao turismo como nos grandes eventos que ocorrem na cidade (carnaval, réveillon, shows, etc.)
Conforme acrescenta a informação oficial: "- Esta é uma maneira de agregar confiança e credibilidade às nossas mensagens. Todos os tipos de comunicação da marca terão melhor performance e uma aplicação consistente, se seguirem os seus princípios de uso".

OS ENCANTOS DE ROSANA

Praia_artificial_do_balnerio_de_RosanaUma das cidades do Circuito Turístico Oeste Rios, e afiliada na AMITur, a cidade de Rosana faz por merecer o seu espaço no mapa do Turismo, até por ser a mais bela cidade do Pontal, onde o encontro dos rios Paraná e Paranapanema faz 'nascer' o Estado de São Paulo.
Entre outras atrações, tem um dos melhores locais para a pesca em nosso Estado. E o encontro dos rios Paraná e Paranapanema propicia grande visitação que tem sido constante.
As suas Divisões de Turismo, de Eventos, de Cultura e do Meio Ambiente, bem apoiados por sua prefeitura, esmeram-se em empenho, cuidando de agradar os visitantes com muitas mordomias que beneficiam também a população local.
Rosana, que capricha até na decoração da entrada da cidade, tem a sua Unesp, instituição que além do ensino e de realizar interessantes eventos, acaba de encerrar inscrições para Bolsas para a composição de uma equipe que trabalhará no 'Projeto Turismo em Rosana', já visando o desenvolvimento em 2013, até por se tratar de uma cidade que merece o título de "Cidade de Interesse Turístico" uma vez que se encaixa no espírito de novas Leis que logo virão.

MUSEU DA PORCELANA

O_Museu_da_cidade_de_PedreiraDepois de trabalhos de revitalização ocorridos há alguns anos, está esperando a sua visita o Museu Histórico e da Porcelana, na cidade de Pedreira, uma das que fazem parte do Circuito das Águas Paulistas e distando apenas 137 km da capital.
Esse Museu, bem cuidado, aliás, tem em seu acervo peças que retratam trechos da fundação da cidade, destacando-se a forte imigração italiana e o auge da época das ferrovias. Claro está que os atrativos principais são as peças e os móveis de porcelana que acompanharam toda a história da "Cidade dos Pedros".
O Museu funciona num sobrado do final do século XIX. Também, uma mini fábrica mostra para você o processo de fabricação das porcelanas em geral. O Museu tem entrada franca, de segunda à domingo, das 9h às 17h. Tel. (19) 3852-3674.

A LIÇÃO DA PAOLA

Paola Colombi, é uma das tutoras do Sistema de Apoio da Universidade Federal de Santa Catarina. Comentando sobre a cidade de Bonito (MS), cidade de referências em Divulgação e em Estruturação, ela nos lembrou algumas ações que foram fundamentais para isso, as quais devem servir de exemplo para tantas outras.
Vejam quais foram os segredos e copiem em sua cidade:
(1) Criação do Conselho Municipal de Turismo;
(2) Criação do Fundo Municipal de Turismo;
(3) Estudos e Pesquisas sobre a capacidade de carga dos Atrativos Naturais;
(4) Formação de Guias de Turismo Especializados em Atrativos Naturais;
(5) Qualificação de mão de obra para os atrativos e para a hotelaria;
(6) Capacitação das lideranças;
(7) A implantação do Voucher Único;
(8) Consultoria tecnológica em bares e restaurantes;
(9) Plano de comercialização do Destino Turístico;
(10) A implantação de Núcleos Produtivos de Artesanato;
(11) Regionalização do roteiro, aproveitando a Serra da Bodoquena (Esta situada na borda sudeste do complexo do Pantanal Sul Matogrossense).
É um verdadeiro catecismo esse que Paola nos lembra e que (guardadas as devidas proporções e conveniências) pode servir de base para uma planificação semelhante em sua cidade.
Mas isso, como sempre, deve começar pela lição número um: A constituição de um Conselho Municipal de Turismo.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 18/12/2012)