Inigualvel_Campos_do_JordoCAMPOS DO JORDÃO

Embora agradável o ano inteiro, é nesta época que muita gente prefere passeios em Campos do Jordão. Final de primavera. Nem calor escaldante, nem o charme do seu inverno. O chamado Centro Turístico para uns e o chamado 'Centrinho' para outros é badalado o ano inteiro e o ponto de encontro da cidade.
Porém, além dos sofisticados barzinhos e restaurantes, bem como da sua arquitetura européia, Campos do Jordão oferece opções de Ecoturismo em mais de uma centena de trilhas espalhadas por suas montanhas. Altos picos também são atrativos para serem alcançados pelos aficionados por rapel.
Uma das maiores reservas de árvores coníferas do nosso Estado está no Parque Estadual de Campos do Jordão, localizado no seu bairro Horto Florestal, a pouco mais de 10 km da Vila Capivari. Visite Campos do Jordão, ideal para as famosas comprinhas.

TRINTA PRESÉPIOS

A tradição dos presépios, em diferentes formas, sempre é uma interessante atração e agrada nossos olhos. Agora, a partir do dia 5 de dezembro e até 8 de janeiro, você poderá ver um por um, todos os trinta presépios da Coleção Franciscana e do Acervo Artístico dos Palácios, que estarão à sua disposição para visitas em pleno Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, em São Paulo.
Tais presépios são provenientes de diversos países e são apresentados ao lado de obras raras. Do popular ao erudito, todos refletem seus peculiares contextos, costumes e religiosidade, desde as apresentações minúsculas até as de tamanho natural.
O convite é de Ana Cristina Carvalho, Curadora do Acervo Artístico e Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

FORTE DE SÃO JOÃO DA BERTIOGA

O_famoso_Forte_So_Joo_em_BertiogaEste é um dos atrativos de Bertioga. Possui um vasto acervo de artefatos e canhões, bem como réplicas de armamentos utilizados por portugueses no século XVI. Conta com salas temáticas sobre a passagem de Anchieta pela região. Ao redor do Forte criou-se o Parque dos Tupiniquins e existem inúmeros restaurantes típicos.
Primitivamente era o "Fortim de São Tiago". Reconstruído um século depois, só concluído em 1710. Depois de uma ressaca em 1769 que destruiu a capela de São João numa praia vizinha, a imagem do santo foi recolhida ao forte, que passou a denominar-se "Forte de São João da Bertioga". Em 1940 o forte foi tombado pelo 'Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

CAUTELA E CALDO DE GALINHA

Raramente, durante várias décadas, tivemos conhecimento de Contur's se arvorando em Poder Executivo e querendo fazer o que é da alçada do Prefeito da cidade. Os membros conhecem os seus limites.
Em contrapartida, é com alguma freqüência que vemos encarregados de Turismo das Prefeituras (secretários, diretores ou assessores) se arvorando em "donos" dos Contur's. Esquecem que estão de passagem.
Alguns até fazem uma "chapa branca" para a eleição do seu presidente, ameaçando "queimar" quem vier a se opor. São imbecis ocupando cargo publico e que atuam contra os interesses da população e a prejuízo do seu Prefeito. São pessoas daninhas em nosso meio.
Em nosso meio profissional nós requeremos pessoas de bom senso e, sobretudo, inteligentes. Um Conselho Municipal não é um poder executivo, mas também não é um capacho. Mesmo com cautela, o mínimo que esperamos é uma posição corajosa dos Conselheiros lutando unidos contra pressões descabidas. Estaremos alerta!

MUSEU DA ENERGIA, ITU

Museu_da_Energia_em_ItuA cidade de Itu, sempre atrativa por vários motivos, tem um dos seus destaques no Museu da Energia, numa edificação de 1847. Acredita-se que o sobrado tenha sido uma casa térrea de taipa de pilão.
Por quase um século o prédio prestou serviços no setor elétrico e, em 1998, foi incorporado à Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo e, no ano seguinte, transformado em Museu.
Além da função didática, o Museu da Energia expõe a evolução da história da iluminação com objetos e equipamentos utilizados durante dois séculos. Aberto de terça à domingo, das 10h às 17h. Visite o Museu da Energia e aproveite para curtir os passeios pela agradável Itu.

NOVA FRENTE PARLAMENTAR

Está criada a "Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico". Uma velha bandeira da AMITur, a Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico"..
Esta nova "Frente Parlamentar" foi criada pelo Deputado João Caramez, que também é presidente da Comissão das Estâncias. Conforme diz João Caramez: "-Vamos somar com a Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo que é comandada pela Deputada Célia Leão, bem como com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo comandada pelo Deputado Itamar Borges" - concluiu.
Na verdade, quando no passado tivemos Paulo Kobayashi para defender o Turismo e, depois, de uma rápida passagem de Maria do Carmo Piunti, vemos agora o que chamamos de 'Os Três Mosqueteiros do Turismo: Caramez, Itamar e Célia Leão. Quem não tinha nenhum, agora tem três "leões". Podem sair da frente!

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 04/12/2012)