CONHEÇA SANTA BRANCA

Piscinas_do_Hotel_Fazendo._Trs_delas_so_aquecidasDescubra uma cidade escondida, mas bem pertinho de São Paulo. É a cidade de Santa Branca, uma jóia incrustada na Serra do Mar, apenas a 15 km de Jacarei, em direção ao Litoral Norte (Caraguatatuba).
Encontramos ali um dos melhores locais do país para a prática de equitação clássica, com cuidados sofisticados em todos os detalhes, desde o tipo de areia para não machucar a pata dos cavalos onde, aliás, o Hotel Fazendão como é chamado, tem trinta cavalos em estábulos com ar refrigerado. É um charme só, com sauna, lagos e 4 piscinas, etc.
A nova administração da cidade, que assumirá em janeiro, já está tomando uma série providência para essa agradável cidade sair do anonimato e oferecer aos turistas o seu vasto potencial turístico. Há locais como a Fazenda Santa Eufrásia com amplo espaço para eventos e 150 leitos, ideal para reuniões de treinamento para empresas.

GASTRONOMIA DE SANTA BRANCA

A_praa_torta_com_bancos_idem_uma_curiosidade_de_Santa_BrancaNeste capítulo nós temos a destacar a ótima gastronomia da cidade de Santa Branca, A começar por lasanha caseira, parmeggiana no forno à lenha e excelentes pizzas do "Choppi", bem no Largo da Matriz. Um chopp por nós bebido ali nos paga qualquer viagem (aberto de 4ª. à domingo, a partir das 18 horas).
Há o "Deck Santa Branca", um agradável restaurante debruçado à beira do Rio Paraíba do Sul. É um restaurante que coloca o "espírito da casa" em cada detalhe das suas criações culinárias.
Também há a opção de Buffet com cozinha mineira e variados doces caseiros no amplo "Restaurante Engenho Velho" (só almoço, todos os dias), num antigo casarão que foi sede de fazenda no ciclo do café. Santa Branca é uma cidade que vai surpreender você. Experimente!

LINS COM NOVO MUSEU

A Diretora de Negócios do Turismo da Prefeitura de Lins comunica a inauguração oficial do seu novo Museu Histórico e Arqueológico de Lins, aproveitando as dependências da antiga Estação Ferroviária local, a qual foi totalmente restaurada para abrigar o Museu.
"- Essas atividades resultaram nas três primeiras exposições do museu" – nos conta Maria Carolina, Diretora do Turismo, que acrescenta: "- Mais que isso, elas criaram espaços de debate e de reflexão sobre o passado da região, tornando possível pensar a atualidade e o futuro".
Os visitantes de Lins podem recorrer ao seu Posto de Informações no Terminal Rodoviário para munir-se de mapas, saber de serviços e localização de atrativos. Infelizmente, só está aberto em dias úteis.

MSC FANTASIA

MSC_Fantasia_o_maior_navio_nas_costas_brasileirasO maior transatlântico a realizar uma temporada no Brasil já chegou ao Brasil, tendo por madrinha Xuxa Meneghel em evento que foi marcado para Santos. O MSC Fantasia é um dos mais modernos e, talvez o mais bonito do mundo.
O navio de 137.936 toneladas e com 333 metros de comprimento. tem 25 mil m2 de áreas comuns, e 1.637 cabines que comportam 4.363 hóspedes. Tem até suítes com piscina privativa e mordomos 24 horas por dia. É uma verdadeira cidade flutuante.
Sempre com partidas de Santos, os roteiros de 3 ou 4 noites têm escalas em Ilhabela (SP), Ilha Grande e Búzios (RJ). Os roteiros de 7 noites acrescentam Salvador e Ilhéus (BA). Preços a partir de R$1.000,00. No total teremos 15 navios realizando 280 roteiros de novembro a março de 2013, e transportando cerca de 800 mil turistas.

VIAJE PARA O INTERIOR

Não arrisque as suas férias nem complique as suas coronárias. Nestas férias de verão e, principalmente, nos feriados de Natal e Ano Novo você deve pegar a sua mala e ir desfrutar as delícias do Interior ou Litoral do Estado de São Paulo. Centenas de cidades estão "dando sopa" com excelentes condições de bem receber você e a sua família.
Em muitas cidades interioranas ou praianas você se surpreenderá com tão boas festividades, tanto no Natal como no Reveillon.
Muitas cidades possuem clubes sociais de alta categoria que realizam bailes espetaculares, absolutamente familiares, e onde você poderá ter uma boa ceia entre boas companhias.

CAMINHOS DO CENTRO OESTE

Dez prefeituras fazem parte do "Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista". As cidades envolvidas são: Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Piratininga e Pederneiras.
O Sebrae-SP patrocinou catálogos dessas cidades procurando dar força na divulgação dos seus bons atrativos, embora não percebemos a dedicação que nós esperávamos por parte dos responsáveis pelas citadas cidades. Quando só uma ou outra se dedica, o peso morto é muito grande para ser carregado.
Esperamos que os novos prefeitos venham dar a devida atenção para os diversos segmentos de turismo possíveis em suas cidades. Principalmente designando para gerir o turismo, as pessoas gabaritadas no turismo. E que seja dado ouvido aos seus Conselhos Municipais de Turismo, sem o que vão continuar 'patinando' sem chegar a lugar algum.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 27/11/2012)