MUDANÇAS... ORA AS MUDANÇAS!

A_imponente_Bandeira_Paulista_no_topo_do_Edif._Altino_Arantes._Mas_o_cu_no__de_brigadeiroMal saímos de uma eleição, e eis que mais um ciclo se repete em nossas labutas nas hostes do Turismo.
Levando-se em conta que somente 179 prefeitos foram reeleitos e que, portanto, teremos 466 novos prefeitos, é de se preocupar com as mesmas perguntas de sempre: "- Será que desta vez a coisa vai?". Ou então: "-Será que vamos ver destruído o que conseguimos fazer até agora?"
É neste momento que vemos a grande importância de um sólido Conselho Municipal de Turismo. A cidade que assim o tem, com certeza dará ao novo mandatário meio caminho andado nos prazeres e nas verbas do Turismo. E nós, não precisaremos recomeçar tudo a partir do 'Zero', uma vez mais.
É o caso do Governo do Estado que, numa época desta, pode também trocar o seu Secretariado, o que não é difícil. No caso do Turismo, em caso de troca do titular, sobra-nos como apoio unicamente o nosso Conselho Estadual de Turismo.

TRILHAS EM MONGAGUÁ

A cidade de Mongaguá nos oferece várias trilhas com beleza diferenciada. Entre elas: a Trilha no Morro dos Macacos; a Trilha de Agenor; a Trilha Cialta; a Trilha Belvedere; e, a Trilha Rondônia.
Ademais, você pode conhecer a Trilha com o Poço das Antas, um parque ecológico com piscinas de água natural corrente, trilhas ecológicas e corredeiras. Há um acesso fácil pela rodovia. Localiza-se apenas a 600 metros do centro do município.
O eficiente Departamento de Turismo da prefeitura local oferece como infra-estrutura, estacionamento, sanitários, guarda vidas e posto de atendimento médico. O visitante pode desfrutar ainda dos quiosques, churrasqueiras e do comércio local.
Afora apreciar a sua rica fauna e flora. Informações: (13) 3448-5120.

A CAPITAL DOS CAVALOS

Em_Jaquarina_os_cavalos_so_atraes_com_ou_sem_rodeios_ou_festivaisA cidade de Jaguariúna, entre outras coisas, ostenta o título de "Capital dos Cavalos". Jaguariúna possui um grande número de haras e de ranchos, alguns abertos para visitação. Entre eles citamos o 'Rancho Panini' que oferece um delicioso café ao entardecer.
Já o 'Rancho LF' é um centro de lazer com passeios a cavalos em trilhas que duram mais de 1 hora seguindo a antiga linha do trem da Cia Mogiana, a mesma linha que serve atualmente ao Trem Maria Fumaça a partir de Campinas.
É uma opção interessante para passar o dia todo e aproveitar os bons restaurantes que a cidade abriga.

CAPITAL DAS CAVERNAS

Reconhecida como área piloto da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, a cidade de Iporanga aguarda a sua visita. Ali estão as cavernas mais visitadas do Petar (abreviatura do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira).
Distante da capital uns 300 km, o município oferece 290 cavernas catalogadas. Uma para cada quilômetro que o paulistano ande para chegar até lá. Boas pousadas dão o suporte necessário. Estrada excelente via Sorocaba e Itapetininga, até Apiaí. Desta, até Iporanga você vai devagar para curtir as curvas sinuosas do trecho.
Além de possuir as cavernas, Iporanga é um excelente destino de turismo ecológico por suas trilhas, cachoeiras, rapel, bóia-cross, etc. Para uma boa visita ao Parque, convém agendar com 15 dias de antecedência. Informe-se pelos fones: (15) 3556-2019 e (15) 3552-1528.

PARQUE ILHA DO CARDOSO

rvores_seculares_nas_trilhas_da_Mata_Atlntica_de_CananeaLocalizado no município de Cananéia, e criado em 1962 em nosso litoral sul, o Parque Estadual Ilha do Cardoso integra o complexo estuarino lagunar, que se estende pelo litoral, entre Peruíbe (SP) e Paranaguá (PR). O lugar é um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul.
Além das riquezas naturais, o Parque abriga um patrimônio histórico cultural excepcional, formado por samambaias, ruínas e comunidades tradicionais. Existem seis comunidades caiçaras, a maioria formada por pescadores. Trilhas, cachoeiras e belas praias fazem parte. É administrado pela Fundação Florestal (13) 3851-1163.

AS TRILHAS

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso oferece trilhas para diversos ecossistemas da Mata Atlântica, além de outros patrimônios. Todas as trilhas começam no chamado Núcleo Perequê.
Uma delas é da já citada do Poço das Antas (2,5km e leva 3h30'). A outra é a Trilha do Morro das Almas (2km) que vai mostrando a modificação da vegetação desde a planície e até a Serra do Mar em 3 horas de caminhada.
A Trilha do Mangue tem dificuldade média nos seus 700 metros seguindo o Rio Perequê até a Praia do Pereirinha. Outra do mesmo tipo é a Trilha do Sambaqui, na qual se gasta 1h30' para 1km de passeio.
Escolas e grupos devem agendar antecipadamente visitas para sábados, domingos ou feriados. A "base" de apoio é a cidade de Cananéia. Boa sorte!

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 12/11/2012)