NA CAPITAL DA JABUTICABA

Bosque_Municipal_de_Casa_Branca_a_capital_da_jabuticabaAs excursões rodoviárias da nossa agência de viagens sempre escalavam um ou dois dias na cidade de Casa Branca, pois os turistas muito apreciavam os pontos turísticos da cidade, os bailes dos clubes sociais, a fábrica de lingerie da Sônia, e a deliciosa gastronomia com destaque para as massas da Cantina Mama Mia.
A igreja Matriz concluída em 1889 ou a Igreja NS do Desterro sempre tiverem suas belezas elogiadas, bem como a praça central que ainda oferecia passeios de charrete. Um grande prédio construído em 1932 para abrigar uma das mais famosas Escolas Normais do país e alguma rua ainda com calçamento em pedras despertam a curiosidade do visitante.
Com a recente semana da criança tivemos inúmeras festividades aproveitando o ambiente agradável do Bosque Municipal que encanta por sua beleza formada por inúmeras árvores nativas, pássaros silvestres, trilhas e vários brinquedos infantis. Também é um lugar ideal para os mais maduros 'baterem' suas partidas de xadrez.

CASA BRANCA TE ESPERA

Artistas_famosos_abrilhantaram_a_Festa_da_Jabuticaba_em_Casa_BrancaA simpática cidade de Casa Branca é uma interessante opção de passeio. Ela é uma das mais antigas da região, nascida às margens do que chamavam a "Estrada de Goiás", rota dos Bandeirantes e dos sertanistas que colonizaram várias cidades paulistas, mineiras e goianas.
Casa Branca foi fundada por decreto do Príncipe Regente D. João em 1814. Ele ali esteve para inaugurar a Estrada de Ferro Mogiana. Ainda existem palmeiras imperiais por ele plantadas.
Além disso, e principalmente nesta época do ano, a Jabuticaba é o charme da cidade, com sua festa anual e por seu inigualável Licor de Jabuticaba, já por tradição uma característica de Casa Banca. Os dias da Festa da Jabuticaba são marcantes sucessos do turismo da cidade.

CONSELHO ATENDIDO

Desde que a Secretaria de Turismo saiu do prédio central, na Praça Antônio Prado, o Conselho Estadual de Turismo ficou sem a sua tradicional sala e sem as funcionárias de apoio. Lá se vai quase uma década.
Ficamos mal 'acampados' na Secretaria de Ciências, depois num prédio histórico dos Campos Elíseos. Aí, então, um governo "muito inteligente" esqueceu do Turismo quando tomou posse. E lá tivemos mais um remendo juntando-o ao Esporte para, só no atual Governo, ganharmos uma merecida Secretaria de Estado. Contudo, durante todo esse tempo o Conselho ficou sem a sua sala.
Agora, acaba a nossa vida de cigano, e, finalmente, o Conselho terá de volta a sua sala nas dependências da Secretaria de Turismo do Estado, após os esforços do nosso Secretário Executivo do Conselho, o companheiro Márcio Santiago.
Mas, essa correção de justiça leva a assinatura de Cláudio Valverde, Secretário Interino da equipe de Márcio França, que vem se revelando um ótimo Secretário, atencioso e sensível aos nossos reclamos, e que tem agradado a maioria do trade. O Turismo do Estado agradece.

PASSEIOS DE TREM

O_interior_dos_vages_com_suas_confortveis_poltronasOs passeios através dos Trens Turísticos vão ocupando os seus espaços e muitos deles estão lotando com facilidade. Ao menos os que têm saída da Estação da Luz em São Paulo, nos fins de semana. Aos domingos, você pode ter a opção de Paranapiacaba ou Mogi das Cruzes. Aos sábados é a vez do Roteiro das Frutas.
Erradamente chamado de 'Expresso', até porque de expresso não tem nada, os Trens Turísticos percorrem os trilhos numa velocidade reduzida e agradável. Afinal, é um passeio!
E, ainda, não deixa de ser uma viagem ao passado para os mais velhos e uma novidade para os mais novos.

PONTUALIDADE E OPÇÕES

Pontualmente às 08h30', cada Trem Turístico parte para o seu destino. Mogi das Cruzes no 2º domingo do mês (11/novembro e 09/dezembro). Nos demais domingos a oferta é para Paranapiacaba.
Por sua vez, o Roteiro das Frutas, por destino Jundiaí, tem o seu passeio ferroviário todos os sábados. A Rizzatour é a operadora principal desde o início dessas viagens (11) 4527-2000.
Mas, você pode reservar e adquirir passagens através do seu bom Agente de Viagens. Consulte-o. Considerando haver apenas 174 lugares por viagem, antecipe a reserva do seu passeio. Há descontos.

ESTAÇÃO TOMBADA

A_Antiga_Estao_Ferroviria_de_BotucatuO complexo da Estação Ferroviária de Botucatu, formado por edificações e remanescentes da antiga Estrada de Ferro Sorocabana está tombado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura.
Foi considerado que o complexo representa o que foi o avanço daquela companhia em direção ao interior paulista, bem como a diversidade arquitetônica, tipológica e funcional dos edifícios. Além disso, as estruturas estão preservadas e em vias de serem restauradas por sua Prefeitura.
Em Botucatu, a Sorocabana demarcou a "conquista do sertão" e deflagrou um novo momento econômico da região, conforme justifica o Governador Alckmin ao assinar tal tombamento.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 30-10-2012)