CAIPIRA MUITO CHIQUE

A_Pousada_toda_imponente_na_crista_de_um_morroAlgo para quem não abre mão do bom gosto e do luxo, mesmo estando numa autêntica e rústica pousada no meio do nada, mas que, no entanto, tem tudo. Explicação difícil, não é?
O fato é que a maioria das pessoas quer se hospedar numa pousada campestre para curtir a natureza sem com isso se sujeitar a quartos mal cheirosos, móveis velhos sem a restauração de um competente antiquário, colchões fuleiros, e paredes com frestas suspeitas.
Em outras palavras, uma pousada requer muito carinho nesses detalhes. E, quando encontramos algo assim e, ainda por cima, com requintes de sofisticação, cumpre-nos indicar como exemplar modelo.

ROCCAPORENA

O_charme_das_paredes_de_vidro_no_Roccaporena_em_Cssia_dos_CoqueirosEsse nome estranho, difícil para decorarmos, é o nome da Pousada que estamos aqui citando. É, também, o nome de um vilarejo na Itália, onde nasceu Santa Rita de Cássia. E a Pousada Roccaporena está no município de Cássia dos Coqueiros, na região de Mococa, também batizada em honra à Santa das causas impossíveis.
A pousada tem 35 mil m2 de Mata Atlântica primária, totalmente preservada. Está a 1.100m de altitude e a sede está debruçada sobre um rio caudaloso, corredeiras, piscinas naturais e, até, uma cachoeira de 8m ao lado da Pousada. Lugar ideal para uma Lua de Mel ou para escrever um livro. Pura natureza sem abrir mão do luxo. Por isso, chamamos a Pousada Roccaporena de uma caipira muito chique.

CÁSSIA DOS COQUEIROS

É uma das cidades do "Roteiro Portinari" e do "Roteiro Café com Leite", por comportar cidades paulistas (café) e cidades mineiras (leite). São dois programas que foram criados quando do lançamento dos primeiros Núcleos de Turismo na década de 90.
A simpática cidade de Cássia dos Coqueiros deve ter apenas uns 2 mil habitantes. É uma cidade muito boa para ser visitada. Dentre as suas 18 cachoeiras, algumas têm beleza exemplar. Uma delas fica dentro do perímetro urbano e a Prefeitura arrumou, à sua volta, lugares especiais para acampamentos e estacionamento de ônibus.
Algumas outras estão em propriedades particulares e são visitadas através de Agências de Turismo autorizadas. A Cachoeira do Itambé tem 80m de altura. Há nascentes que formam pequenos lagos que dão excelentes fotos com bela mata ciliar em seu entorno.
Há um mirante de onde se tem uma agradável vista panorâmica de seis cidades paulistas e mineiras. Informações podem ser prestadas pelo Departamento de Turismo da Prefeitura de Cássia ou telefone (16) 3669-1592.

VAMOS PASSEAR NA FLORESTA,

Na_Fazenda_de_Luprcio_voc_passeia_pela_floresta_de_forma_agradvelEnquanto o "seo" lobo não vem!
Era uma expressão corriqueira. Mas, hoje, passear numa floresta só se for na "Fazenda Floresta de Agro Turismo", na cidade de Lupércio. Aliás, é uma ótima opção de passeio em fins de semana. É o puro Turismo Rural, o Turismo Ecológico-Educacional, e o Turismo Agrícola, com cuidados na preservação do ambiente. A fazenda até hoje explora a cafeicultura, com lavouras altamente produtivas e mecanizadas.
É uma raridade que você precisa conhecer, também pelo fato do bom trabalho oferecido por monitores e instrutores, até quando mostram o 'cemitério de tocos', ou a 'árvore do lixo humano'. A fazenda dispõe de chalés, salas de reuniões, restaurante, coleção de carros antigos, etc.
A cidade de Lupércio está na periferia dessa fazenda e a região é considerada a maior cafeeira do Estado. Possui uma das melhores bebidas de café com alta tecnologia de manejo, e com excelentes cooperativas. Por sua vez, a cidade de Lupércio está a 25 km de Marília, servida por excelentes rodovias.

A FAZENDA FLORESTA

Na_Fazenda_Floresta_o_restaurante__harmonioso_com_o_ambienteEla atende os visitantes mediante reserva antecipada e somente nos fins de semana e feriados. Durante os dias úteis eles recebem grupos escolares e até da Terceira Idade. Há programação ecológica para todos os grupos conforme as opções de interesse.
Para quem quiser se hospedar, os chalés em plena floresta são aconchegantes, com conforto e tranqüilidade em harmonia com a natureza. Há chalés para até quatro pessoas. Mas, também há dormitório para todo um grupo que queira se hospedar. Fazer reuniões ali nos ajuda a ter mais inspiração.
Claro que o restaurante oferece comidas típicas da fazenda feitas num fogão à lenha, e num ambiente com decoração rústica muito agradável. Há passeios que você faz em caminhadas, e há os passeios com jeep ou jardineiras. Pelos caminhos muitas surpresas. telefone antes de ir: (15) 3433-1906.

AGORA INÊS É MORTA

Foi-se o primeiro turno das eleições. Parabéns aos eleitos ou reeleitos. Que tenhamos novos (ou renovados) olhos carinhosos a cuidar das potencialidades do Turismo, onde ela existir. Que nesta nova gestão venham a ter mais atenção com a Cultura e com o Turismo. E fim de papo para os que não tiveram a mesma sorte.
Vale lembrar que a expressão: "Agora é tarde, Inês é morta" é atribuída a Inês de Castro, amante de D. Pedro I que foi posta sentada no trono como rainha só depois de morta. (Os Lusíadas, canto III).

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 02-10-2012)