LENÇÓIS PAULISTA

Pilotos_de_Freestyle_Motocross_parecem_voar_em_Lenis_PaulistaUma das cidades do "Centro Oeste Paulista" é Lençóis Paulista, dona da maior biblioteca do nosso Interior e também conhecida como a 'Cidade do Livro'. O seu nome veio de um rio local cujas espumas brancas se assemelhavam a lençóis. Está a 285 km da capital, na região de Bauru.
Entre as suas atrações turísticas destacam-se o Museu Alexandre Chitto, a Vinícola Casagrande, o Sítio Rocinha, a Casa de Cultura, o Espaço Cultural e a Biblioteca Origenes Lessa. Entre os eventos destacamos o "Freestyle Motocross", realizado no recinto de exposições, onde ergueram rampas de 19 metros de distância para as manobras radicais dos profissionais da modalidade.

CENTRO OESTE PAULISTA

Com os esforços e orientação do Sebrae-SP foi formado um circuito turístico que era um Núcleo há mais de uma década, mas que, porém, nunca tinha saído do papel.
Agora, a todo vapor, vemos a importância do "Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista". As cidades congregadas são: Agudos, Arealva, Avaí, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga.
O Sebrae-SP daquela região (que parabenizamos) também lançou um Catálogo de Negócios em Turismo, Cultura e Artesanato, com informações incluindo passeios, gastronomia e serviços gerais. Há roteiros turísticos com doze dias de passeios pela região, onde você pode curtir a sua cultura, história e as invejáveis belezas naturais.

DESCUBRA JUQUITIBA

Em_Juquitiba_o_turista_tem_beleza_e_sossego_em_seu_redorTalvez você já tenha passado pela estrada e visto a placa de Juquitiba. Ela está localizada na rodovia Regis Bittencourt, a exatos 74 km da capital, a contar da Praça da Sé. Você deve ter passado por ela sem parar, o que foi uma pena. Procure parar um dia!
Melhor ainda, vá até lá para curtir a cidade. Lá chegando, você vai se surpreender com as muitas opções de ecoturismo, turismo de lazer, turismo aventura e turismo rural. Posto de Informações logo na entrada.
Cerca de 40 boas pousadas estão à sua espera. Há pesqueiros também. Tudo cercado por grande área de proteção de mananciais, malha hidrográfica e Mata Atlântica preservada. A Secretaria de Turismo de Juquitiba está à sua disposição para informações: (11) 4681-4558.
A cidade oferece, ainda, o "Viva Parque" (11) 4683-2083. Ali tem um complexo de piscinas aquecidas, piscina de ondas, e vai ter o Teatro Xaropinho & Cia para 500 pessoas. A inauguração oficial do "Viva Parque" se dará no próximo dia 05/10/2012.

VOLTA DAS 'ESTRELAS'

Você deve se lembrar daquela classificação de hotéis de 3, 4 e 5 'estrelas' que nos acostumamos ouvir na época. O negocio ficou avacalhado (como quase tudo neste Brasil) e transformou-se numa enganação que muitos anunciavam com a maior 'cara de pau' as 'estrelas' que não mereciam. Com isso, enganavam a nós todos
Agora, as estrelas voltaram. Esperamos que elas nos cheguem com a honestidade que merecemos. E para brindar essa volta, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo anunciou o primeiro meio de hospedagem a receber o certificado de 'Hotel Cinco Estrelas', obtido pelo Hotel Gran Hyatt, localizado na região da Av. Berrini, no Brooklin.
Essas 'estrelas' só podem ser concedidas para os estabelecimentos que estiverem no "Cadastur". O mesmo 'Cadastur' que já cansamos de reclamar da apatia dos hotéis do Interior que não ligavam para isso.

SOBRE OS DETALHES

O serviço de imprensa daquela Secretaria nos informou que, de acordo com Anália Machado, coordenadora regional do Cadastur-SP:
"- Podem receber certificado de um a cinco estrelas, as pousadas, hotéis, resorts, flats, hotéis históricos, hotéis fazenda e o sistema cama e café" - ela informa, e acrescenta: "- O retorno das estrelas consolidará os meios de hospedagem e, com certeza facilitará a vida dos turistas que terão maior clareza no momento da escolha".
Os pedidos das 'estrelas' devem ser pedidos ao Cadastur-SP que, por sua vez as passará para o Ipem- Instituto de Pesos e Medidas para a tarefa de análise do estabelecimento.
O atual Secretário de Turismo do Estado, Cláudio Valverde, recebeu, em seu gabinete os responsáveis pelo Grand Hyatt São Paulo para a entrega oficial do certificado de classificação 'cinco estrelas'.

NOVO HORIZONTE

Em_Novo_Horizonte_a_agradvel_Praa_da_Imigrao_JaponesaEsta cidade se localiza na região norte do Estado e distante 410 km da capital paulistana. Foi fundada da mesma forma que tantas outras do nosso interior. Neste fim de mês completa 95 anos de fundação.
Iniciou um esforço para ser reconhecida como cidade de interesse turístico, e já tem formado o seu "Núcleo de Turismo de Novo Horizonte e Região", adotando a sigla: "Nucleotur", esperando agora colher os bons frutos com brevidade.
Com uma população amável e acolhedora, a cidade de Novo Horizonte está certa de contar com serviços receptivos que podem ser prestados pelas Agências de Turismo locais, para os passeios regionais, a começar por sua caprichada Fonte Luminosa.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 18-09-2012)