RAÍZES TROPEIRAS

O_Stand_da_cidade_de_Socorro_na_FeiraTurEm plena Feiratur, que começa dia 20 de setembro no Parque da Água Branca, em São Paulo, nós vamos ter um seminário abordando as "Raízes Brasileiras do Tropeirismo", seminário que leva a Bandeira do "Núcleo de Amigos da Terra e Água".
São vários painéis bem interessantes, a começar pelo do famoso Carlos Solera, pesquisador e autor de vários livros sobre o tropeirismo. E, ambém estarão "tropeando" pela música.
Casos de sucesso e oportunidades daquela cultura serão apresentados, como é o caso do restaurante em Silveiras, do Prof. Ocílio José Azevedo Ferraz, um dos nomes mais respeitados nesse segmento, bem como do Museu do Tropeiro de Ipoema (MG) com a Profa. Eleni Cássia Vieira.
Visite a Feiratur. É o maior evento nacional do Turismo Rural, tem entrada grátis, nos dias 20 a 23 de setembro, das 09h às 18h. Assista as suas interessantes palestras, prove petiscos típicos e divirta-se!

GORJETAS SEM IMPOSTO

Através de uma canetada do governador Alckmin, nós temos agora um Decreto que autoriza a exclusão das gorjetas da base de cálculo do respectivo ICMS que venha a incidir quando do fornecimento de alimentos e bebidas, normalmente servidos por bares, restaurantes, hotéis e similares.
Foi assinado um dia antes do aniversário da Independência concedendo mais uma independência para os trabalhadores do setor.

O PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS

O_Secretrio_de_Estado_Jos_Benedito_Fernandes_e_o_Juan_Pablo_da_UbrafeQuando criança nós passávamos por um Palácio, e nos informavam que aquele era o lugar onde os Deputados Estaduais discutiam as Leis do Estado. Depois chegou a ser uma Delegacia de Polícia. O Palácio fora construído ao redor de 1920 para sediar uma exposição de indústria, agricultura e pecuária.
Já adulto, lá dentro estivemos numa recepção social luxuosa e muito badalada nos seus jardins internos. Tempos depois lá estivemos novamente, quando a então Prefeita Luiza Erundina nos recebia no "Salão Azul" para participar conosco de uma reunião do Conselho Municipal de Turismo da Capital. Era quando o local servia de sede para a nossa Prefeitura.
Recentemente, graças a uma amiga da Usp, Maria de Lourdes, nós ficamos sabendo que o Palácio das Indústrias hoje abriga um Museu!. As coisas na vida da gente mudam com rapidez e precisamos dar conta do que está à nossa volta, em nossa própria cidade.
O mesmo acontece com você?

O MUSEU CATAVENTO

O_Palcio_das_Indstriashoje_com_o_Museu_CataventoE, agora, o Palácio das Indústrias está transformado pelo Governo do Estado num excelente e interessante Museu, abordando quatro grupos: O Universo; A Vida; O Engenho e a Sociedade.
A primeira, do espaço sideral até a Terra. A segunda, desde o primeiro ser vivo até o homem. O seguinte trata das criações dentro da ciência. Já a Sociedade nos mostra os problemas da convivência organizada do homem.
Até por ser museu novo e já ter boa procura, certas regras foram estabelecidas. De 3as até domingos, das 9h às 17h. Só vá com criança acima de 7 anos. Ingresso a $6,00 e meia entrada para idosos, estudantes que apresentem a carteirinha, menores até 12 anos e portadores de necessidades especiais. São permitidas câmeras fotográficas e filmadoras. Celulares somente desligados. Estacionamento até 4 horas a $10. Para ônibus e vans são $20. Os ingressos devem ser pagos em dinheiro no ato.

MUSEU É INTERATIVO

A_escalada_at_o_Monte_dos_Sbios__uma_das_principais_atraes_do_CataventoAli você pode tocar num meteorito de verdade, encontrar Gandhi em uma escalada, conhecer o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia e, ainda, descobrir que o Sol, visto de perto, não é tão redondo como parece.
O Museu Catavento garante que você vai se surpreender em cada uma das suas quatro seções e vai se divertir ao mesmo tempo.
Os grupos devem agendar ao menos com 45 dias de antecedência através de formulário pelo site. Os horários e roteiros pré agendados para visitas com monitoria ficará restrito ao que foi pedido. Para agendar grupos cada Instituição só poderá ter 80 pessoas por dia e no máximo 200 pessoas ao mês.
Alunos de escolas estaduais recebem lanche e têm ônibus grátis se estiverem a menos de 40 km do Palácio das Indústrias.

CALENDÁRIO DA UBRAFE

A Sigla é da União Brasileira dos Promotores de Feira. Ela acaba de lançar, para o próximo ano, a edição contendo todas as principais feiras de negócios do Brasil. Esse calendário é a mais completa ferramenta de promoção comercial do País para empresas de todos os portes.
No Auditório Elis Regina, do Anhembi, em cerimônia organizada pela equipe do eficiente Armando Arruda Pereira Campos Mello, o seu presidente executivo, a Ubrafe recebeu seus convidados que ganharam também um livro com a biografia de Vinicius de Moraes. Entre eles o estimado Secretário de Estado José Benedito Fernandes, que representou o governador naquele ato.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 11-09-2012)