TAUBATÉ E SEUS VISITANTES

Stio_do_Pica_Pau_Amarelo_uma_das_atraes_de_Taubat._Foto_Luciano_CocaResultado de um bom trabalho do Conselho de Turismo de Taubaté, a sua prefeitura com a colaboração de vários departamentos concretizou a inauguração de dois Centros de Informações Turísticas para bem servir aqueles que visitam Taubaté, a negócios ou para lazer. Estarão funcionando todos os dias das 08h00' às 17h00'.
Um deles na Rodoviária Nova e outro no Parque Barbosa Oliveira. Espera-se ampliar e melhorar o fluxo de informações ao turista e direcionar as atividades disponíveis do município, como hotéis, atrativos culturais, gastronomia, transportes, entre outras atividades. A recepção dessas unidades conta com os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo e com monitores e estagiários nos idioma inglês e espanhol.
Na ocasião, foi apresentado o Plano Municipal de Turismo de Taubaté que muito se deve a algumas importantes figuras, entre as quais destacamos Maria Lúcia Paiva, Fátima Medeiros e Edison Carmona, por suas insistentes lutas nos últimos anos, e a compreensão das autoridades do município. Mais informações: (12) 3624-4195.

EXCURSÕES COM CARINHO

Sempre que abordamos os ônibus de Turismo, torcemos para que aumente o número de Agências de Viagens que venham a se interessar pelo Interior e Litoral do Estado de São Paulo como destino de suas ofertas turísticas rodoviárias.
Tais excursões, com o seu charme característico, estão voltando com toda sua força, até porque são viagens curtas, agradáveis, em ônibus modernos e confortáveis, Guias de Turismo competentes, ótimos hotéis por nosso Interior e Litoral, bem como – insistimos - para os destinos que são os melhores para o seu lazer, em viagens curtas.
Tem sido mais comum as ofertas de um ou dois dias, praticamente mensais, para "São Bento do Sapucaí & Quiririm"; "Barra Bonita & Jaú"; "Campos do Jordão & Pindamonhangaba"; "Santos Cultural"; "Holambra além das Flores"; "Aparecida & Guaratinguetá"; "Trem Maria Fumaça com Campinas e Jaguariúna"; e outras excursões semelhantes.

EDIFÍCIOS HISTÓRICOS

O_Palacete_Pinhal_foi_a_residncia_urbana_de_Antnio_Carlos_de_Arruda_Botelho_o_conde_do_PinhalOs que apreciam visitar edifícios históricos ficam deslumbrados em São Carlos com tamanha quantidade de raridades, como a antiga Escola Normal (1916) já tombada pelo Condephaat. Outro belo exemplar é o atual edifício da Câmara Municipal, em estilo eclético francês (1900). Há o edifício Eugênio Franco também sendo tombado.
Nos idos dos anos 40 a sociedade local fazia ponto no prédio que hoje abriga a sede social do São Carlos Clube. Há prédios, como o Edifício Paulino Carlos, que foram construídos sob a supervisão de Euclides da Cunha. Aliás, a casa onde ele morou deve ser preservada, segundo acordo entre o proprietário e os artistas plásticos da cidade.
O Centro Integrado de Turismo está num casarão do século XIX, assim como também lá está o Palacete Visconde Cunha Bueno que hospedou D. Pedro II em 1886. O Palacete Bento Carlos (século XIX) está sendo restaurado, enquanto a sede da prefeitura ocupa, hoje, o Palacete Conde do Pinhal. Vale a sua visita na cidade de São Carlos.

AO ALCANCE DE TODOS

Revitalização é uma palavra de permanente uso entre os profissionais do Turismo. Mormente quando se aplica em áreas abandonadas ou ociosas da cidade, ou as chamadas áreas "caidonas"
Recomenda-se, no caso do citado local, estimular e incentivar a criação de pólos de atração turística, ou de eventos, ou mesmo um programa semelhante ao que realiza a Prefeitura de Santos, devendo variar um ou outro, de acordo com as características e as necessidades de cada cidade.
São medidas que encorajam o empresário, o qual ficará com o ônus da instalação. E, como já foi sobejamente provado, estará criando novos empregos e incentivando outras casas comerciais em seus arredores os quais, igualmente, serão revitalizados. O progresso não cai do céu. É preciso conquistá-lo e, depois, estar atento para poder acompanhá-lo.

FAZENDA DO CHOCOLATE

Sede_da_Fazenda_do_ChocolateAgora você pode também almoçar aos domingos e feriados na Fazenda do Chocolate, em Itu. O almoço, self service no jardim da Casa Grande e na antiga Senzala, tem tarifa fixa de $26,00 por pessoa, porém, assim como todas as atrações do parque, têm valores especiais para crianças. Até 3 anos elas não pagam, e de 4 a 10 anos só pagam $13,00.
"- É uma excelente comida caipira feita no fogão à lenha e ao som de música típica ao vivo. Assim, para completar o passeio de dia inteiro na propriedade, agora você pode se refestelar com um farto almoço. Ao longo dos anos, a Fazenda do Chocolate tornou-se um atrativo bem agradável para fugir da rotina das cidades" – Diz Conselheira da AMITur..
O local, reconhecido pelo patrimônio preservado, recebe turistas em qualquer dia da semana e atende grupos especiais sob agendamento, já que não se interessa por massificar o local, mas sim em prestar um carinho diferenciado, inclusive aos que lá vão para comprar a variedade de chocolate que é produzida com ingredientes selecionados.
A Fazenda (também chamada Fazenda da Serra) fica no Km 90 da Estrada Parque SP-312 (rodovia dos Romeiros) (11) 4022-5492. Lembrando que a cidade de Itu, por si só, já é uma atração.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 04/09-2012)