FLORES E MORANGOS

Japonesas_feitas_com_floresUma festa que vai até 23 de setembro (todas as 6as feiras até os domingos). Ela é destaque nacional como um evento cultural, muito exuberante e esbanjando criatividade e beleza. Um dos diferenciais, que é enfatizado até hoje, é que sempre existe um tema para orientar a inspiração dos decoradores, produtores e colaboradores do evento.
Ingressos a R$22,00. Ose estudantes e idosos R$11,00, lembrando que os morangos de Atibaia têm selo de qualidade. Informações pelo fone 0800.555.979.
As agências de viagens e os guias são parceiros da Associação Hortolândia de Atibaia, e, pensando no conforto de todos eles oferecem ingressos antecipados. Os guias e seus passageiros não pegam fila e, assim, os passeios são ainda mais agradáveis, uma vez que são recebidos por agentes de turismo da Festa de Flores e Morangos de Atibaia, antes mesmo de descerem dos ônibus.

NUPORANGA, 151 ANOS

Aniversário lembra festa. E festa é o que não vai faltar na Estância Climática de Nuporanga, onde o ar é privilegiado. Já registramos aqui os seus atrativos turísticos. Mas, agora, queremos ressaltar o seu alto potencial em artesanato.
No segundo final de semana de todos os meses você pode curtir uma Feira especializada no que há de melhor em artesanato e em culinária. Além disso, no último fim de semana de agosto o sucesso maior fica com Fearten, abreviatura de "Feira de Artesanato da Estância Climática de Nuporanga".
Em seguida, de 5 a 8 de setembro tem a sua Festa do Peão. Assim é a Estância de Nuporanga, localizada entre Batatais e Orlândia. A cidade conta com eficiente Departamento de Turismo e Cultura que está sempre pronto para atender você e sua família. (16) 3847-9208.

TRENS EUROPEUS

Trens_de_primeiro_MundoDo nosso continente, o Brasil é o maior comprador das passagens dos trens europeus, sinal que o brasileiro gosta mesmo de viajar de trem. Se colocarmos todos os países do mundo que compram as passagens dos trens europeus, nós vamos ver que o Brasil é o quarto maior deles, conforme a jornalista Priscila Pastre Rossi nos informa.
Os trens da "Rail Europe" passam principalmente por Paris, Suiça e Itália. Entre 2010 a 2012 o volume de tais vendas cresceu 82%. De qualquer forma, viajar através dos trens modernos que rodam em outras partes do mundo é algo que não fazemos idéia porque o Brasil parou no tempo, e até regrediu a respeito.
Quem sabe, agora, nossas autoridades venham a incentivar essa boa tendência a começar pelo Trem Bala. Só por curiosidade, o vice presidente da AMITur, Ademir Pedro de Souza, estará dando a volta ao mundo usando todos os trens existentes, só apelando por via aérea para cruzar os oceanos, é óbvio.

VENCESLAU E A FAIVE

Estivemos presente em Presidente Venceslau participando da abertura da 36ª Feira Agro Industrial de Venceslau (Faive), a maior do lado Oeste do Estado de São Paulo, numa cidade que vai despertar para o turismo, até porque tem muito turismo rural a ser aproveitado.
Nesta época do ano, quando acontece o seu aniversário em 2 de setembro, inúmeras atividades cívicas, esportivas e culturais recheiam a programação da cidade, cujo prefeito é filho de um Ex Secretário de Estado que cuidou de Esportes e Turismo em 90 e 91, Inocêncio Erbela, com quem pudemos relembrar dos tempos idos.

DI SAN GENNARO EM BATATAIS

Festa_Di_San_Gennaro_em_BatataisCom o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Batatais, a Associação das Entidades Promotoras do Festival Gastronômico e Cultural Di San Gennaro de Batatais, visando angariar subsídios para projetos sociais, estará realizando o 21º Festival Gastronômico já incluído no Calendário Turístico do Estado.
Com já diz o nome, a culinária deliciosamente italiana é a principal atração. Mas vem acompanhada de festas, gincanas, exposições e até uma apresentação de "Finestra Del Cuore". Não faltará uma homenagem ao renomado Cândido Portinari, pois é na bela Matriz de Batatais que o pintor ali deixou a maior coleção de obras sacras de sua autoria. De 6 a 9, e, de 13 a 16 de setembro. Visite Batatais!

FEIRATUR TEM PALESTRAS

Você já sabe que a Feira Nacional de Turismo Rural – FeiraTur é dividida em regiões, áreas temáticas, produtos e serviços para o setor, e que vai criar oportunidades para o conhecimento e interseção do público com este promissor segmento de turismo nacional.
Agora você vai ficar sabendo que também haverá importantes palestras como, por exemplo, a que será apresentada por Marcela Moro, a mestre de comunicação e cultura, diretora da Plan Consultoria e Planejamento Turístico, uma das mais eficientes consultora e gerente de projetos de turismo rural, marketing turístico, roteirização e eventos.
A FeiraTur acontece nos dias 20 a 23 de setembro na capital no Parque da Água Branca, das 9h00' às 18h00', próximo da Estação Barra funda do Metrô.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 28-08-2012)