ILHA SOLTEIRA

A_Usina_de_Ilha_Solteira_originou_uma_cidade_muito_agradvelDe um lado, o Rio Tietê. De outro, o rio Paraná. A cidade de Ilha Solteira não tem do que se queixar. Pois esbanja beleza natural por todos os lados.
Sua origem, como todos sabem, foi a construção da nossa 3ª.maior usina hidroelétrica. Estivemos lá na época da sua construção, quando apenas o impressionante barulho das águas já era um atrativo.
A cidade vem se destacando de várias maneiras, mas é digno de nota o trabalho do seu Departamento de Cultura e de Turismo, realizando eventos, e sempre deixando a cidade repleta de atividades.
Além disso, os técnicos e estagiários do Departamento foram escalados para atualizar o inventário turístico municipal a cada 6 meses. Em suas férias, programe uma visita ao paraíso que é Ilha Solteira!

COPA DO MUNDO

Depois de muita especulação, no Estado paulista restaram quinze cidades oferecendo vinte Centros de Treinamento para as Seleções estrangeiras que virão disputar a próxima Copa do Mundo de Futebol.
Assim, as que estão oficialmente aprovadas são: Barueri (dois), Guarujá, Araraquara, Presidente Prudente (dois), Jaguariúna, Ribeirão Preto (dois), Santos (dois), Sorocaba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo, Águas de Lindóia, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Itu (dois).
Essas cidades entraram no catálogo da Fifa e, agora, dependerão das próprias seleções (ou de seus técnicos) a escolha em qual ficarão.

DEVAGAR. QUASE PARANDO

É muito triste vez ou outra nós sabermos que o "Comtur da cidade tal está parado...." A única coisa que às vezes muda, de uma cidade para outra, é o tempo em que o dito cujo está parado.
Aí, então, a gente vai pesquisar qual o motivo. É quando vem a tristeza de vermos que é o mesmo motivo de sempre... É a descontinuidade gerada pela falta de uma correta Lei.
A mesma correta Lei que o Conselho Estadual de Turismo vem distribuindo minuta há mais de dez anos. As cidades que seguiram o exemplo progrediram. As outras estão marcando passo até hoje, e buscando culpados quando a culpa é de todos.

O QUE ACONTECEU

Em algumas prefeituras às vezes encontramos os autores do chamado "palpite infeliz". São pessoas que de Turismo não entendem bulhufas, mas se metem a dar palpites em assunto que especialistas levaram décadas para definir.
E isso não é tudo. Tem mais ainda: As autoridades de algumas dessas cidades que não progridem se fazem de surdos (já que cegos todos já sabem que eles são). Culpa essa que também recai sobre as lideranças da sociedade local pelo fato de se omitirem. Não exigem seu direito de progresso e desenvolvimento como vêem o de outras cidades.

UM DIREITO, UM DEVER

Na_cidade_de_Socorro_o_Comtur_e_seus_pares_formam_um_bom_exemplo_a_ser_seguidoO Conselho Municipal de Turismo de uma cidade é um direito que têm os empresários e comerciantes locais. Os mesmos que precisam ter lucros para gerar mais empregos e gerar mais tributos municipais.
O dever é das autoridades locais editarem uma Lei criando o seu Comtur como manda "o figurino" e – (atenção) – como poderá vir a ser exigido para quem queira receber verba do Turismo.

UMA VERDADE:

Como disse George Santayana: "- Existem três tipos de Governo. Aquele que faz acontecer; Aquele que assiste o que acontece; e, Aquele que nem sabe o que acontece."
Qual dos três é o Governo da sua cidade?
O que dizem hoje os que se candidataram para esta Eleição?

RODO FERROVIÁRIO

Eis uma opção de passeio de um dia, parte por ônibus de turismo e parte por trem turístico, visitando Jundiaí e Jarinu. No programa uma visita a Sítio com orquidário, memorial de colonização, vinícola familiar, alambique, e plantações frutíferas da época.
Esse passeio será no dia 25 de agosto e você poderá curtir através da 'Aventura Turismo' (11) 2307-0788, a qual também oferece o Trem da Mantiqueira no mês de setembro. Aproveite!

VOCÊ NOS TRILHOS

Concurso_Voc_nos_TrilhosO Clube Amantes da Ferrovia e a Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos e Culturais vai premiar as melhores fotos de trens e ferrovias do território nacional e podem participar fotografos amadores e profissionais. Claro que viagens são os prêmios.
Os participantes devem se inscrever enviando até três fotos pelos Correios, nas dimensões de no mínimo 20cm x 30cm acompanhadas de ficha de inscrição para cada foto. O regulamento e a referida ficha você encontra no site www.amantesdaferrovia.com.br.
As inscrições até 15 de outubro. Em 5 de novembro será divulgado o resultado. Além disso os vinte primeiros classificados estarão numa exposição itinerante em Curitiba, Rio, São Paulo e Campo Grande.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 14-08-2012)