PRAIA DE MARESIAS

Praia_de_Maresias_uma_das_melhores_do_Litoral_Norte_paulistaÉ uma das praias do Litoral Norte de São Paulo mais conhecida no Brasil e no exterior por sua orla ou por suas agitadas casas noturnas. Tem cerca de cinco quilômetros de areia branca, fininha e água cristalina. Tudo bem convidativo.
Maresias é também referência mundial do surf, sediando diversos campeonatos incluindo etapas de mundiais. Há uma Praça Internacional do Surf e um centro de treinamento para atletas dessa modalidade, pista de skate, centro de informações turísticas e exposição permanente.
Bons hotéis dão todo o suporte para os visitantes como, por exemplo, o Maresias Praia Hotel (12) 3865-5057. Há uma associação de pousadas e hotéis de Maresias a demonstrar a boa vontade de todos em receber bem os turistas com todo carinho e atenção. Aproveite.

ENCONTRO EM TORRINHA

A Prefeitura da cidade de Torrinha e seus colaboradores vão realizar um encontro de empresários do turismo, e de diversos segmentos comerciais, visando conhecer os produtos já existentes, bem como a respectiva capacitação profissional, objeto de um documento que se fará ao final do encontro com as propostas que forem aprovadas.
Pleiteando um amplo programa de qualificação, vão formar uma rede de cooperação, com relacionamento para troca de experiências. Em princípio, os empresários de 28 cidades da região estão convidados.
O evento acontecerá no dia 28 de agosto, no Km 12,5 da estrada que liga Brotas à Torrinha (SP-197), no Recanto Alvorada Eco Resort, com abertura às 08h30' e com a presença de várias autoridades convidadas.

TORRINHA

A_Torrinha_que_deu_nome__cidade._Foto_HenriqueRSUma pedra de arenito, isolada e imponente, se destaca na paisagem da cidade de Torrinha, a 237 km da capital, vizinha da cidade de Brotas. Essa pedra é que gerou o nome da cidade, a qual tem cachoeiras belíssimas e paredões de 100 m de altura. Há um mirante de onde se pode ter uma vista privilegiada e até praticar saltos de parapente.
Se a cidade proporciona inúmeras atividades de turismo de aventura por entre suas árvores centenárias enfeitando aquele trecho de Mata Atlântica, por outro lado é uma cidade calma e tranquila para quem busca descanso e sossego.

CAPELA DO PARAÍSO

Interessante_Capela_Beneditina_em_TorrinhaEsse diferente 'Mosteiro' pertence à Ordem Beneditina e é um dos pontos mais visitados na cidade de Torrinha. Conta com três Capelas, mas a Capela da Figueira é bem original, e é onde se realiza anualmente em novembro a festa do 'Cio da Terra'.
Mas, também é visitado o Mosteiro do Paraíso, onde o visitante vai provar as deliciosas trufas, pão de mel e outros tipos de chocolate caseiro. É no bairro Paraíso que os monges produzem as maravilhas adoradas por chocólatras. Ali são confeccionados os melhores ovos de páscoa que se pode comer. Verdadeiras obras de arte.

FRENTE PARLAMENTAR

Sob a presidência da deputada Célia Leão, a Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo do Estado de São Paulo convoca os interessados em participar da reunião que acontecerá no dia 13 de agosto, às 14 horas, no Auditório da nossa Assembléia Legislativa, no Ibirapuera.
Desta vez, um dos assuntos será o Turismo Rural. Mas também se ouvirá sobre a Hidrovia Tietê-Paraná e, fatalmente, haverá indagações sobre o Projeto de Lei que deve atualizar as regras existentes para as estâncias turísticas, coisa que está preocupando os que não cuidaram do turismo em sua cidade, como deveriam tê-lo feito.
Essa Frente Parlamentar é uma das pilastras que dão força ao turismo do nosso Estado, conta com a participação de outros importantes deputados paulistas, e está aberta democraticamente aos profissionais do setor. Você está convidado.

QUILOMBADA DO CANFUNDÓ

O_garoto_nascido_e_criado_no_Cafund_participa_da_cultura_quilombola._Aqui_ajuda_a_esticar_o_couro_de_um_tambor_africano_com_fogo._Foto_Fbio_NascimentoA comunidade remanescente de Quilombo do Cafundó é constituída por 18 famílias e localiza-se no município de Salto de Pirapora, no Estado de São Paulo, conforme nos ensinaram.
O Cafundó foi "descoberto" pelos meios de comunicação em 1978. Pesquisadores, jornalistas, políticos da região, ativistas de movimentos sociais voltaram seus olhos para a comunidade, e muitos a consideram como uma espécie de reduto do período escravocrata que permaneceu intacto durante décadas.
Equivocam-se os que assim pensam. Longe de estar isolada ou intocada, Cafundó é uma comunidade quilombola que, assim como outras em São Paulo, sofre com as invasões de suas terras e luta para que sejam garantidos seus direitos territoriais.

MOGI DAS CRUZES

O aniversário correto de Mogi das Cruzes é no dia 1º de setembro, e vai completar 452. No ano passado, a programação de aniversário começou no dia 31 de agosto (um dia antes) com a abertura da Expo Mogi 2011 e o show no palco do CIP. Mas a data oficial é 1º de setembro. Se você quiser saber datas de aniversários de cidades, basta entrar no site www.amitur.org.br

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 07/08/2012)