Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

Notas do Turismo Paulista de 05 a 08 de Novembro de 2009

AddThis Social Bookmark Button

ITU EM SERESTA
Uma vez por mês, a Chácara do Rosário promove uma “Noite de Seresta”, com a presença de seresteiros, regada a aperitivos e muita cantoria. É uma ótima opção para quem gosta de fazer um programa típico do interior, com boa prosa, simplicidade e aconchego familiar.
O programa vem crescendo e se consolidando como mais uma atração pitoresca da cidade. O evento cultural tem a participação de integrantes do Coral Vozes de Itu, em um cenário que traz viva a memória do tempo dos Bandeirantes.
Uma receita perfeita para atrair um público seleto de Itu e de outras cidades, bem como os que apreciam música, prosa e programas diferentes. Informações: (11) 4023-0624.

 

BERÇO DA REPÚBLICA
Neste mês de novembro comemora-se 120 da República Brasileira e a ocasião serve, também, para a criação de um roteiro turístico que se chamará ‘Roteiro Republicano’
O roteiro terá inicio no Museu da Energia, em Itu, com palestra e coquetel. Segue-se um ‘Sarau Republicano’ e um jantar com pratos inspirados na tradicional cozinha paulista. O local, Chácara do Rosário, é uma casa no estilo bandeirista construída em 1756.
No dia seguinte há um passeio pelo centro histórico de Itu  incluindo o Museu Republicano e seguido de almoço. Todo o programa está sendo oferecido pela Agência ‘Ruraltur’, também com uma opção de ônibus partindo de São Paulo para quem não quiser ir com seu automóvel. Informações (11) 9607-7483 e reservas pelo email info@rural.tur.br

PARAGUAÇU PAULISTA
É uma de nossas Estâncias Turísticas, na região da chamada Alta Sorocabana, com muito potencial de desenvolvimento, bons recursos naturais e, ainda, construindo um Centro de Convergência Turística para realização de festas, shows e eventos em geral.
Um grande lago com 800 metros de praia de areia branca natural, o Balneário Municipal, quiosques, etc. dão infraestrutura ao visitante.
Na cidade está o clube Thermas de Paraguaçu, construído nos anos 60, quando um poço ali perfurado descobriu águas quentes naturais numa temperatura de 52º.
Estas e outras atrações de Paraguaçu Paulista estão à sua disposição. Para informações: (18) 3361-6165.

JARINU É INTEGRAÇÃO
Pertinho da capital, ufanando-se com o título de segundo melhor clima do mundo classificado pela UNESCO, eis que surge para o turismo a cidade de Jarinu, encravada entre vales e montanhas, com história recheada de tradição, trabalho e cultura.
Ameixas, pêssegos, uvas e morangos estão entre suas atrações. Até mesmo seus cogumelos, a tradição da cachaça local e as suas vinícolas familiares são “desculpas” para você visitar e curtir essa cidade.
Em Jarinu você viaja pelas culturas italiana, portuguesa, espanhola e alemã fortemente presente. Uma dezena de bons hotéis e pousadas, além de uma gastronomia tentadora recomendam a sua visita. Meia dúzia de adegas e alambiques está nos roteiros. (11) 4016-46411. 

CIRCUITO DAS FRUTAS
O que existe de frutas nessa região não é para se desprezar! Principalmente uvas, morangos, pêssegos, enormes goiabas, ameixas, caquis, acerolas, figos...
Geléias, compotas, licores, cachaças... E o vinho, então?
Como você pode perceber, não é apenas um roteiro turístico. É um excelente roteiro gastronômico se você agregar a comida das fazendas locais, os restaurantes internacionais e as indispensáveis cantinas italianas da região.

ÔNIBUS, TREM OU AUTOMÓVEL
De todas as maneiras você pode curtir o Circuito das Frutas. Além de poder pegar o seu carro a qualquer momento e seguir para uma das respectivas cidades, você também pode aproveitar as excursões de ônibus de algumas Agências de Viagens: Santa Rita (11) 2546-8000; Rizzatour (11) 4527-2000; ou Graffit (11) 5549-9569. Há também a opção do Trem Turístico que parte da Estação da Luz, na capital.
O interessante disso tudo é que ainda há muita gente que viaja até outros continentes para desfrutar de apenas uma parte disso, quando tudo do bom e do melhor está bem aqui, bem pertinho da nossa capital!   
Vale a pena as nossas boas Agências de Viagens espalhadas por todo o interior e litoral do Estado se interessar em fazer excursões para o Circuito das Frutas. As cidades do circuito estão unidas, organizadas e coordenadas por um pessoal muito competente, interessado e honesto.

AS CIDADES
Jundiaí (11) 4589-8550, Itupeva (11) 4586-9026, Indaiatuba (19) 3835-1080, Louveira (19) 3878-4222, Vinhedo (19) 3876-2600, Valinhos (19) 3849-7790, Morungaba (11) 4014-7011, Itatiba (11) 4586-8567, e Jarinu (11) 4016-4611 são as cidades que se uniram para mostrar um agradável Roteiro Turístico Rodoviário ou Rodoferroviário.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 03/11/2009)

É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa". (Desejando suspender o recebimento, favor nos devolver anotando o "remover" no Assunto)(Se, por outro lado, você nos lê em cópia e deseja receber diretamente, favor pedir através do e-mail: amitur.sp@uol.com.br)

 

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região