CAPITAL NACIONAL DO FOLCLORE

Lanamento_do_48o_Festival_do_folclore_de_OlmpiaA cidade de Olímpia, uma das que merecem o título de Estância Turística, é um dos pólos de muita importância no Estado de São Paulo, aonde o turismo vem ganhando impulso não só por seu Clube Termas dos Laranjais, um dos mais importantes parques aquáticos do Brasil, mas por ser a nossa Capital Nacional do Folclore.
É uma referência em cultura popular e folclore. E tem um dos mais completos acervos sobre o assunto, atraindo estudiosos, pesquisadores e alunos de todos os rincões, bem como o seu tradicional festival. A sua Secretaria de Turismo divulga os vários eventos que a cidade oferece durante todos os meses do ano.
Orquidário, pesqueiros, praça de atividades folclóricas, gruta do índio, festival de rodeio, e até encontro de esportes radicais, juntamente com seu artesanato, são pontos fortes como atrativos turísticos. Tem 52 hotéis e pousadas somando exatos 6.153 leitos para ninguém pôr defeito e vasta rede gastronômica. Visite Olímpia. Você vai gostar.

FESTIVAL DO FOLCLORE

Danas_Folclricas_em_Olmpia._Foto_Jonas_OlmarDe 21 a 29 de julho teremos mais um Festival de Folclore de Olímpia, único existente, e que resgata e preserva a cultura nacional abrigando normalmente 320 apresentações durante uma semana do evento, com mais de 90 grupos procedentes de quase todos os Estados brasileiros.
Shows na abertura e fechamento, este acompanhado de desfile por suas ruas. A organização tem um espaço fixo de quase 100 mil m2 e a cidade oferece a boa rede de hotéis e pousadas que atendem com o máximo carinho os seus hóspedes.
Registre-se que as escolas da cidade dedicam especial atenção com a criançada que, desde cedo, aprendem a importância do folclore para todo um país, e até participam de atividades com brinquedos tradicionais apropriados. A cidade de Olímpia também é conhecida como a "Cidade do Seresteiro" e como a "Cidade Menina Moça"

CURSOS PARA GUIAS

Guia_de_Turismo_Jonas_orientando_grupo_de_turistasPara exercer a profissão de Guia de Turismo – nacional e regional – é preciso ser credenciado. Sem o registro, a pessoa estará infringindo a Lei em vigor e poderá ser enquadrada por falsidade ideológica. Então, para obter tal credencial será preciso passar por um curso de, no mínimo, 400 horas.
Para facilitar a vida dos interessados nesse diploma, a ABL Associados oferece um curso às segundas e quartas feiras, das 19h00' às 22h30', em São Paulo, com início em Agosto e já confirmado. Ou outro em formatação somente aos sábados das 08h30' às 17h30'. Ambos com diploma reconhecido pelo Ministério do Turismo e pelo Ministério da Educação. Informações: (11) 5599-4264.

TURISMO EM BARRETOS

O projeto do Roteiro Turístico de Barretos anuncia o lançamento de um novo atrativo rural para aquela cidade, que é a "Fazendinha Vovô João", localizada na Pousada das Comitivas, no km 101 da Rodovia Assis Chateaubriand.
Conforme nos informa Tatila Costa, a "Fazendinha Vovô João" contará com uma espécie de museu da casa de fazenda, com uma série de utensílios antigamente usados por fazendeiros da região.

C.I.T. EM MOGI DAS CRUZES

Parque_Centenrio_em_Mogi_das_CruzesComemorando o 4º aniversário do Parque Centenário da Imigração Japonesa, a Coordenadoria de Turismo de Mogi das Cruzes inaugurou o seu primeiro Centro de Informações turísticas, obra realizada com recursos do Ministério do Turismo. Ali há uma réplica do primeiro navio que trouxe imigrantes japoneses para o Brasil.
"- A obra será mais um passo para o desenvolvimento turístico da cidade" – diz Fábio Barbosa, seu coordenador – "e inicialmente funcionará aos sábados e domingos das 09h00' às 15h00' podendo, além das informações sobre a cidade, fazer reservas para o city tour chamado "Mogi para os Mogianos".

INCENTIVO AOS MUSEUS

R$550.000,00 estão disponíveis destinados a projetos para preservar ou difundir acervos de museus. No caso de preservação vão ser contemplados com 100 mil reais os três melhores projetos, e, no caso da difusão serão contemplados cinco projetos com 50 mil reais cada um. Conheça os detalhes no edital da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

TREM DA CANA

Trem_Experimental_da_ANPF_em_2003_de_ao_carbonoConforme nos informa Marcelo Pelegrini, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Sertãozinho desenvolve um projeto de trem turístico em parceria com a Associação Mogiana de Preservação Ferroviária. Três milhões de reais já foram investidos para a recuperação de um trecho de 10 km de via férrea desde a Praça Elmo Favaretto até o Engenho Central.
Carro de passageiros em aço carbono, com 22 m de comprimento já está estacionado no pátio da Estação Elmo Favaretto e passará por reformas para o passeio que se chamará o "Trem da Cana". Nossos parabéns à Prefeitura de Sertãozinho que investe no turismo.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 10/07/2012)