A FESTA DE BARRETOS

Mural_com_7_metros_de_altura_marco_zero_da_cidade_de_BarretosA celebração do "peão de boiadeiro" como herói anônimo do ser-tão, começou em Barretos de for¬ma despretensiosa. Em 1955, promovendo uma gincana de automóveis em benefício da Vila dos Pobres, surge o Clube "Os Independentes". No ano seguinte, o clube realizou a primeira Festa do Peão de Boiadeiro, que até o final dos anos 60 permaneceu bem amadora.
Na década de 70, no entanto, já com patrocinadores, a Festa do Peão de Barretos foi se tornando cada vez mais grandiosa a ponto, hoje, de lotar todas as cidades vizinhas quando ela ocorre.
A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos transformou a cidade na Capital Nacional do Country e, já tendo alcançado fama internacional, tornou-se um orgulho para os brasileiros.

Tradicional_missa_para_motociclistas_durante_o_evento_MotorCycles_em_Barretos

OUTROS ATRATIVOS

A cidade de Barretos, no entanto, tem outros atrativos para você curtir durante o ano todo. É sempre visitado o Marco Zero da cidade, um mural com figuras em relevo, bem onde se deu a origem da cidade.
O seu Museu e a Casa da Cultura fazem parte do roteiro que mostra ainda o rico interior da sua Catedral em estilo romano. Uma raridade no gênero é a obra arquitetônica do Recinto Paulo de Lima Corrêa, onde foi o palco que o clube "Os Independentes" ocupou até 1984.
Outro xodó da cidade é a Praça Primavera, um belo projeto paisagístico, com córrego, pontes, coreto e fonte luminosa.
Rita de Cássia Rocha, Conselheira da AMITur na região, nos dá conta de que na última semana lá houve uma festa com 30 mil motociclistas. Barretos, pois, é uma cidade que merece estar entre as boas Estâncias Turísticas do nosso Estado.

MORTADELA DO MICHELÃO

A_mortadela_do_Michelo_ser_oferecida_no_Salo_So_Paulo_de_TurismoA Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e Tur-SP (a nossa Empresa Paulista de Turismo e Eventos que está anexada à Secretaria) vão distribuir convite para você degustar a tradicional "Mortadela do Michelão" nas dependências do Salão São Paulo de Turismo, nos dias 20, 21 e 22 de junho.
Michel Tuma Ness, por si só já se tornou uma atração com histórias mil. É uma figura muito querida no trade brasileiro do turismo, e também ocupa a vice presidência da Confederação Nacional do Turismo. Agora, além de você visitar os estandes das nossas melhores ofertas de turismo no Estado de São Paulo, você terá a degustação da tradicional e sempre bem aceita mortadela, fatiada "no capricho".

SÉTIMA TROPEADA

Emoo_e_aventura_na_7a._TropeadaA Tropeada de Itararé à Sorocaba terá início às 9 horas do dia 18 de maio, e terá dias de emoção e aventura por um caminho traçado pela natureza, atravessando campos e florestas onde a saga tropeira fincou raízes pelas cidades de Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambarí, Capela do Alto, Tatuí, Boituva, Iperó e Araçoiaba da Serra.
Durante o percurso e em algumas paradas para pouso haverá a recepção de comitivas de outras cidades. A Tropeada chegará à Sorocaba no dia 26 de maio, no Largo do Divino, enquanto que no dia seguinte (27 de maio) participará do desfile de encerramento da 45ª edição da "Semana do Tropeiro de Sorocaba".

ARTE NO TURISMO PAULISTA

Uma das novidades que nos trará o Salão São Paulo de Turismo neste ano é a exposição de "Arte no Turismo Paulista". O evento é mais uma iniciativa da AMITur e da Conteúdo Brasil, parceiras pelo 11º ano, e que sempre se renovam como assim exigem os turistas.
Dentro do que será possível obter de espaço físico nas dependências do Salão São Paulo de Turismo nós teremos a exposição das melhores obras dos melhores artistas de nossas cidades interioranas e litorâneas.
Estima-se que estarão presente cerca de cinquenta artistas com uma centena de quadros e telas de todos os matizes. Várias obras terão os seus autores presentes (e até com eventual mostruário anexo de outras obras) e ali mesmo poderão ser adquiridas.
Tudo será comandado pelo Dr. Emanuel Von Lauenstein Massarani, que já foi Secretário de Estado no Governo Jânio Quadros e no governo Mário Covas, e hoje preside o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico de São Paulo, além de ser Superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa de São Paulo e Diretor Consultivo da AMITur, a Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico.
Você está convidado e o ingresso é grátis.

CONGRESSO & INSCRIÇÕES

Emblema_do_Congresso_do_Turismo_PaulistaInscreva-se no Congresso do Turismo Paulista. Basta fazê-lo através do site: www.salaospturismo.com.br. Você clica na opção "Congresso" e depois em "Inscrições – Cursos e Palestras".
Você escolhe os dias desejados. São quatro apresentações no dia 20; mais cinco no dia 21; e outros cinco no dia 22. A escolha de um dia lhe dará o direito de assistir todas as apresentações daquele dia.
Os palestrantes são os melhores em atividade nos seus respectivos segmentos. São os melhores profissionais escolhidos a dedo para transmitir os seus ensinamentos e os segredos da profissão nos seus principais segmentos ligados ao Turismo, à Cultura e ao Meio Ambiente.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 08-05-2012)