CIRCUITO DAS FRUTAS

Vrios_roteiros_em_10_cidades_compem_o_Circuito_das_FrutasMais de meia centena de propriedades rurais estão dentro dos roteiros que fazem parte do Circuito das Frutas. São dez cidades que oferecem cenários bonitos para passeios agradáveis e para degustação das delícias lá produzidas: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
A Entidade formada em 2000 nasceu da visão de vários proprietários que perceberam o alto potencial do Turismo Rural em sua região, com os bons produtos ali produzidos. Hoje é uma associação presidida por Marco Antônio Maruzzo, e cujo vice presidente José Luiz Rizzato e sua esposa Fátima tiveram um destacado trabalho desde o início e a quem muito se deve o sucesso da empreitada.
O Circuito das Frutas terá o seu estande no próximo Salão São Paulo de Turismo, de 20 a 22 de junho, onde você colherá novas informações.

PROGRAMAÇÕES DO CIRCUITO

O Circuito das Frutas proporciona a Festa do Figo em Valinhos e a Festa da Uva em Jundiaí, no mês de janeiro. Em fevereiro a Expovinho com a Festa da Uva de Vinhedo. Em abril a Festa do Caqui em Itatiba. Maio é o mês da Festa da Uva de Louveira e da Festa das Frutas e Hortaliças em Indaiatuba. Julho é a Festa de São Pedro de Itatiba.
Em setembro tem o Festival da Primavera de Atibaia e a Festa das Flores e Morango de Atibaia, além da Festa de San Gennaro em Itatiba. O mês de outubro oferece a Festa do Pêssego em Atibaia, a Festa Portuguesa em Jundiaí, além do Encontro Paulista de Turismo Rural e a Cavalgada do Circuito das Frutas.
A Associação Circuito das Frutas tem por contato o telefone (11) 4586-5642. Os roteiros podem ser mais bem percorridos através das Agências: Rizzatour (11) 4527-2000, Nostro Canto (19) 3826-2667 e Atibaia Turismo (11) 4413-4498. A Rizzatour tem o Trem Turístico com saídas da Estação da Luz todos os sábados. E lá chegando você pode fazer o passeio cultural, o roteiro ecológico ou o roteiro rural.

PROCESSO REVISIONAL

A_Comisso_das_Estncias_rene-se_na_Assemblia_LegislativaUma comissão de dedicados deputados acompanhados por assessores técnicos gabaritados estão revendo toda a legislação referente aos dispositivos legais aplicados para o nosso Turismo.
Assim como tantas Leis arcaicas de outros setores, as do nosso setor também são do "tempo dos Afonsinhos" e precisam ser atualizadas. Por tal razão se formou em nossa Assembléia Legislativa um grupo de trabalho que vem se reunindo com frequência, buscando solução e atendendo os inúmeros reclamos a respeito.
Se ninguém pensar apenas no seu umbigo e concordar em fazer as coisas de forma justa e honesta, talvez São Paulo venha a dar mais um excelente exemplo para todos os demais. Assim esperamos!

BARBAS DE MOLHO

Coloquem_as_barbas_de_molhoAs cidades Estâncias e, principalmente, aquelas que pretendem entrar nessa classificação devem pôr suas barbas de molho e prestar atenção no terreno onde pisam ou onde querem pisar.
Essa pretensão de querer se tornar uma Estância apenas para abocanhar uma verba extra – e que às vezes é até maior do que a sua própria arrecadação – além de ser uma extravagância muitas vezes imerecida, ainda macula aquelas cidades que são verdadeiramente Estâncias Turísticas, banalizando de forma injusta um programam justo.

OUVIDOS DE MERCADOR

Aliás, muitas cidades (para não dizer a maioria) não deram a mínima atenção quando se pediu para que elas montassem os seus Conselhos Municipais de Turismo, tanto quanto não deram "bola" quando se pediu que fizessem o inventário que a nossa Secretaria de Estado (pela primeira vez na história) distribuiu para preenchimento.
O primeiro é importante para o desenvolvimento econômico e social. O segundo por se tratar do primeiro banco de dados que se pensou fazer no Estado de forma objetiva para os interesses do turismo estadual e da sua divulgação.
Se tudo caminhar como "manda o figurino" a situação vai se inverter e os que fizeram ouvido de mercador vão, agora, ter os seus pedidos também não ouvidos. Quem com ferro fere.....

PEREIRA BARRETO

Totem_em_Pereira_Barreto._O_lao_vermelho__de_uma_campanha_localOs imigrantes japoneses fundaram a cidade de Pereira Barreto, embora outros povos também contribuíram na sua formação. Em 1990 a cidade quase se transformou numa ilha fluvial, em virtude da construção da Hidrelétrica de Três Irmãos, no rio Tietê. Ao perder terras agrícolas que ficaram submersas ganhou um enorme lago para o Turismo.
A cidade, que tinha sido o Distrito Novo Oriente, ganhou uma ponte dos colonizadores em 1930. Ela ficou totalmente submersa pelas águas do lago que se formou, mas hoje ela pode ser observada em mergulhos com os profissionais do setor.
A Usina Três Irmãos foi construída entre Pereira Barreto e Andradina, a menos de 30km do Rio Paraná. Ali está o 2º maior Canal Artificial de todo o mundo, com 9.600 m, unindo o Rio Tietê com o Rio São José dos Dourados. Por tudo isso levou o título de Estância Turística. Você poderá saber mais no Salão São Paulo de Turismo, em junho, quando a cidade de Pereira Barreto terá um estande para recebê-lo.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 01-05-2012)