Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

Notas do Turismo Paulista de 29 a 31 de outubro de 2009

AddThis Social Bookmark Button
JARDIM DAS ESCULTURAS
A cidade de Altinópolis faz divisa com a Estância Turística de Batatais, na região de Ribeirão Preto. Altinópolis é uma das três únicas cidades do mundo que teem uma galeria de arte a céu aberto. Aliás, elas são importantes esculturas de Bassano Vaccarini. 
O famoso artista esculpiu várias obras por toda a cidade, culminando com o Jardim das Esculturas. Ele, quando vivo, chegava a acompanhar as excursões da nossa Agência de Viagens quando em visita àquela cidade. Trata-se um excelente roteiro cultural aos visitantes.
Além disso, Altinópolis tem 30 cachoeiras e quedas d’água, rios e represa para pescaria ou esportes náuticos, e cerca de dez grutas com destaque para a Gruta do Itambé. 
O Turismo rural também se faz presente. Tudo isso faz parte do Núcleo de Turismo Portinari, o primeiro Núcleo paulista que as Agências de Viagens passaram a vender. Mais informações (16) 3665-0250. 
JÁ SE CADASTROU?
Você que tem qualquer estabelecimento ligado ao Turismo, ou se é um profissional do setor, então você tem uma obrigação cívica com o seu Estado. Você precisa entrar no site do Ministério do Turismo e fazer o cadastramento da sua atividade.
É fácil a gente pedir verbas ao governo, ou reclamar a falta delas. Mas, é preciso você saber que quanto mais empresas e profissionais de Turismo estiverem cadastrados no Ministério do Turismo, mais verba federal nós receberemos no Estado de São Paulo.
Então, não deixe para depois. Cadastre-se hoje mesmo. 

ROTA DA LIBERDADE
Graças aos esforços da Conselheira Solange Cristina Barbosa, o Roteiro Turístico Rota da Liberdade foi premiado pela famosa Revista “National Geographic” por ser um dos dez mais criativos projetos de geoturismo de todo o mundo. E é único de toda América Latina.
Solange acrescenta: “- O projeto também busca melhores práticas para o Desenvolvimento das Comunidades Negras Tradicionais, através da Geração de Emprego e Renda, tendo o Turismo Cultural como base. E, este é um roteiro turístico muito agradável além de instrutivo”. 
Mais Informações: (12) 3672-3427 ou (12) 9116-0837. 

GASTRONOMIA EM BAURU
Desde os lanches rápidos até os pratos exóticos, toda a boa gastronomia da cidade de Bauru foi organizada num Guia Gastronômico visando orientar os turistas que lá chegam. É resultado de uma parceria do Comtur presidido pelo Conselheiro Helerson de Almeida com entidades locais. 

ANTIGOMOBILISMO
Está criado um novo segmento em São Paulo. Com um museu e tudo mais. É fruto de uma parceria promovida pelo Vereador paulistano Antônio Goulart, o mesmo que vem nos ajudando no turismo em várias oportunidades (ele é o criador do Museu do Futebol).
Agora, é a vez da criação de um museu de automóveis antigos em espaço existente no Autódromo de Interlagos. Além disso vir a ser um novo ponto turístico paulistano, também resgata parte da história automobilística. 
A idéia vai aproveitar outra Lei de autoria do mesmo vereador que transformou aquele Autódromo de Interlagos em um parque público municipal. 

DITINHO JOANA
Arte do Quilombo é um conhecido reduto dos artesãos de São Bento do Sapucaí, rico por suas manifestações culturais.  É um grande atrativo para um sempre crescente número de visitantes.
Destacam-se as esculturas em madeira de Benedito da Silva Santos, conhecido como “Ditinho Joana” de reconhecida fama internacional.
Além disso, a cidade oferece também malharias, confecções, manifestações culturais riquíssimas, festas religiosas e, ainda, uma Associação de Artesãos que expõe o trabalho de 160 artistas na Praça do Valle Monteiro. Visite São Bento do Sapucaí.   

HORA DE MOSTRAR A SUA CIDADE
As nossas cidades paulistas, através de suas Prefeituras e dos seus dirigentes de Turismo devem acertar com brevidade a participação de suas cidades no próximo Salão São Paulo de Turismo. 
Agora é o melhor momento para reservar e acertar a participação na nona edição desse eficiente e objetivo evento para alavancar o desenvolvimento econômico e social do nosso Interior e Litoral paulista.
Mostre o potencial da sua cidade e, assim fazendo, todos nós vamos mostrar a pujança do Estado de São Paulo também nos segmentos do Turismo, da Cultura e do Meio Ambiente. 
Reserve o seu espaço (11) 3758-0142 e (11) 2069-9058. 

MUSEU DA ENERGIA, ITU
A cidade de Itu, sempre atrativa por vários motivos, tem um dos seus destaques no Museu da Energia, numa edificação de 1847. Acredita-se que o sobrado tenha sido uma casa térrea de taipa de pilão.
Por quase um século o prédio prestou serviços no setor elétrico e, em 1998, foi incorporado à Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo e, no ano seguinte, transformado em Museu.
Além da função didática, o Museu da Energia expõe a evolução da história da iluminação com objetos e equipamentos utilizados durante dois séculos. Aberto de 3ª à domingo, das 10h às 17h. Visite o Museu da Energia e aproveite para curtir os passeios pela agradável Itu.


AOS  AMIGOS  QUE  NOS  LEEM  POR  E-MAIL:
Cumpre-nos informar que recebemos vários alertas de que em algumas semanas estas "Notas do Turismo Paulista" não chegaram aos destinatários. Constatamos junto ao nosso provedor que o problema surgiu no sistema Outlook. Estamos com visitas técnicas nos acompanhando para resolvermos o problema.
Enquanto isso, os Amigos que costumam guardar estas "Notas" e que, porventura, tenham ficado sem recebê-las em alguma semana, basta nos passar um e-mail informando o fato para nós reenviarmos o exemplar que tiver faltado. 
E, estamos gratos pela atenção que nos é dada.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 26/10/2009)

É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região