CORONEL PETTENÁ, FACTOTUM

O_Trem_do_Petten_como_era_chamado_ao_chegar_em_PerubeQuem conheceu o Cel. Rodolpho Pettená teve diante de si uma pessoa única. Entre as suas inúmeras atividades destacou-se como agente de viagens, explorador, desbravador, alpinista (conquistou o Pico Dedo de Deus, dentro da Mata da Juréia), turismólogo e cavernólogo. Sua infância em Miracatu e Iguape moldou o seu amor pela natureza.
O Exército transferiu Pettená para Campinas em 1963, onde montou a sua Agência de Viagens que ficou famosa entre os profissionais, pois realizou excursões que não se consegue fazer hoje em dia.
Exemplo: Excursões Ferroviárias partindo de Campinas e até Peruíbe. Eram quatro vagões, mais dois carros restaurantes, com 250 turistas e 50 funcionários entre os Guias de Turismo, os seguranças, e o pessoal dos serviços de bordo.

SOBRE A CAVERNA

Petten_torcedor_da_Ponte_Preta_da_qual_foi_presidente_na_dcada_de_70A Caverna do Diabo foi descoberta em 1898, mas só em 1961, graças à Pettená e seus amigos é que ela foi revelada para mundo todo, e de Pettená obteve muitos melhoramentos para atrair turistas.
Em 1965, Pettená levou para conhecê-la o primeiro Secretário de Turismo do Estado, o também apresentador João Blota Jr que, por ter um programa na TV Record, gravou em 16mm o primeiro filme sobre a caverna que, a partir daí, seria conhecida por todo o país.
Em 1968, já com o Secretário de Estado sendo Orlando Zancaner, a pedido de Pettená foi finalmente oficializado o nome de 'Caverna do Diabo' como hoje é conhecida mundialmente.

E, TEM MAIS...

Petten_tambm_prestigiava_o_Festival_Nacional_de_SurfO programa "Passos dos Jesuítas" recentemente aperfeiçoado e lançado pelo atual Secretário de Turismo Márcio França tem suas raízes numa das "saudáveis loucuras" do Cel. Pettená. Foi dele a idéia, em 2002, de transformar os caminhos por onde os jesuítas andavam numa 'Rota Turística', já que durante 15 anos ele tinha sido Secretário de Turismo de Peruíbe.
A idéia foi apoiada pelo empresário de turismo Eduardo Ribas, da então Delegada de Turismo do Estado, Maria Thereza Ortale, pelos prefeitos e demais autoridades da região. A primeira caminhada de 25 km deu-se em setembro de 2002, com saída da Praça Matriz de Itanhaém e até Peruíbe.
Pettená chegou a organizar excursões para procurar cavernas no Estado de Goiás. Em 2003, junto com a Secretaria de Turismo de Jundiaí, ele criou a linha 'Trem do Imigrante'. Enfim, um grande homem de vários fôlegos, e que faz falta ao Turismo dos nossos dias.

ATRIBUIÇÕES DOS GUIAS

Os Guias de Turismo constituem uma categoria de importante valor na estrutura do Turismo, seja no receptivo ou no 'exportativo', nem sempre reconhecidos como bem merecem. São especialistas em acompanhar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas, passeios ou excursões de todos os tipos.
Os verdadeiros Guias de Turismo possuem credenciais do Ministério do Turismo que, via de regra, eles exibem com muito orgulho, uma vez que, por Lei vigente, são as únicas pessoas autorizadas a executar esse tipo de serviço.
Para trabalhar como Guia de Turismo, as pessoas devem procurar cursos em instituições de ensino autorizadas (ABL 11-5599-4264 ou Graffit 11-5549-9569), os quais fornecem o certificado reconhecido. Vemos um "monte de papagaios" falarem da importância da Copa do Mundo entre nós sem saberem a alta importância dessa laboriosa categoria profissional.

PICO PEDRA DA MINA

Pico_Pedra_da_Mina_na_Serra_da_Mantiqueira_divide_Queluz_SP_e_Passa_Quatro_MGO Gestor da Sociedade Amigos da Pedra da Mina, Rutnei Morato Erica, que já foi Secretário de Turismo de Queluz, chama a nossa atenção para dados importantes sobre a Pedra da Mina, que em alguns folhetos citam ter a altura de 2.500m o que é errado.
Na verdade, na primeira expedição em 1955, a altitude registrada através de 'barômetro' apontou 2.718m. Cinco anos após, foi feita nova e correta medição a qual nos dá hoje exatos 2.798,39 metros de altitude. Mais alta, portanto, do que Agulhas Negras que só chega a 2.791,75 metros.
O Pico Pedra da Mina fica no trecho da Serra da Mantiqueira chamado de "Serra Fina". Ali temos a divisa de Queluz (SP) e Passa Quatro (MG). E dessa última cidade parece ser mais fácil o acesso ao Pico. Na Serra Fina nasce o Rio Claro que é a nascente mais alta do Estado do Brasil (2.500m) e que está localizada no município de Queluz.

EIXO HISTÓRICO DE ITU

A cidade de Itu é conhecida pela maioria dos turistas. Contudo, nem sempre aproveitamos por inteiro a cidade quando não temos alguém a nos acompanhar e mostrar detalhes que nos escapam.
Por isso, Itu instituiu um roteiro chamado "Eixo Histórico de Itu" que é um pacote acompanhado por dois Guias, parte em ônibus, parte caminhando, visitando de forma organizada e eficiente uns vinte locais.
Sem esquecer que a cidade oferece inúmeras opções de hospedagem, como é o caso da Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, da Fazenda do Chocolate, da Fazenda Pirahy e outras, além dos hotéis mais centrais. Saiba mais sobre Itu. Informe-se (11) 4013-0604.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 24-04-2012)