CLUBE DOS 200

Clube_dos_200_em_So_Jos_do_BarreiroEm um casarão histórico com a arquitetura colonial espanhola foi fundado o Clube dos 200, no ano de 1928, na cidade de São José do Barreiro. Duzentos, porque era esse o número dos seus sócios, entre os quais Washington Luiz. Em nossa época o casarão foi transformado em um excelente Hotel Fazenda para o Turismo Rural.
Nós dormimos num daqueles quartos, e podemos dizer que a gente se sente envolvido por um passado de glórias, com todo o charme dos anos 30. Os salões e quartos estão restaurados. Detalhes como azulejos e as colunas jônicas e dóricas mostram capricho encomendado pelo então presidente Washington Luiz e os seus 199 sócios.
E, ainda, tem o pátio interno para jantares à luz de vela sob o luar, como você já deve ter visto em filmes espanhóis e mexicanos. Há um roteiro de visitação em tour guiado e palestras sobre os momentos históricos daquela região, incluindo o início da era rodoviária no país, a política café com leite, e as revoluções de 30 e de 32. Conheça São José do Barreiro, a sua rica história e o Clube dos 200.

SOROCABA, ALÉM DA CONTA

Veja só que primor! Sorocaba terá roteiros turísticos em português, inglês, japonês e espanhol que estão sendo organizados pela eficiente presidente do Sorocaba Convention, a Srta. Gláucea Freitas. As providências não visam apenas a Copa do Mundo, mas, sim, atender aos estrangeiros que visitam a cidade a trabalho em todas as épocas do ano, já que na cidade estão inúmeras e grandes empresas.
Se há informação de que no ano passado 120.000 dessas pessoas procuraram passeios turísticos em suas estadas em Sorocaba e isso numa média de quatro dias de estada, fica evidente que aí está um grande filão que Gláucea enxergou. Ela e a sua equipe percorrem as 32 cidades do seu Núcleo de Turismo para nada faltar em termos de informações. Os nossos parabéns à Srta. Glácea Freitas.

NO CONTRA PÉ...

Parque_da_Biquinha_em_Sorocaba._Foto_Paulo_OchandioContudo, temos a lamentar que o trabalho (e, talvez, a obrigação) de elaborar esse tipo de organização cabe aos Agentes de Viagens locais, os quais devem estar ganhando fortunas com as "altas" comissões que andam recebendo das companhias aéreas, para desprezar o receptivo.
Os Agentes estão desprezando algo que se conheceu como 120.000 clientes, fora a quantidade que não foi contabilizada, e fora a quantidade de moradores da região que poderiam ter algo mais em passeios.
Um Convention Bureau tem como obrigação principal sair à cata de eventos para a sua cidade ou região. Como eles viram que nada estava sendo feito para o seu receptivo tiveram, então, de sair para fazer o trabalho de outrem, quando deviam gastar o seu precioso tempo para as principais finalidades de um Convention.

CÂMARA DA COPA

A Câmara Setorial criada dentro do Conselho Estadual de Turismo, e que tem o bom comando do Sr. Bruno Omori, da Abih-SP, está levando a efeito um excelente trabalho visando a hospedagem e a gastronomia em nosso Estado durante a Copa do Mundo de 2014, e com foco nos Centros de Treinamentos das Seleções, que precisam ter hotéis a, no máximo, 20 minutos, e que tenham aeroporto ou aeródromo em até 60 minutos dos campos.
Ao que nos consta, a Câmara Oficial da copa já apoiou o fechamento de contrato padrão com hotéis pré qualificados das 44 cidades-base. E sem hotel a cidade não entra no catálogo da Fifa que será distribuído em mais de 300 países.
Segundo Bruno Omori, o Estado de São Paulo já tem como certo até o momento os países: Austrália, EUA, Inglaterra e México. E vem mais.

AMAZONAS DE MOCOCA

As_amazonas_de_Mococa_meninas_profissionais_orgulho_da_cidadeCom aulas de equitação desde que elas tinham seis anos de idade, seis belas meninas de Mococa tornam-se profissionais reconhecidas na modalidade, e marcaram presença em recente Exposição Brasileira de Cavalos Mangalarga, em Londrina, Paraná.
O trabalho começou na propriedade de Leonor Rossetti, que já presidiu o Comtur mocoquense, a "Fazenda Nova", uma propriedade histórica na cidade de Mococa, já em sua sétima geração. Entre os projetos sociais da fazenda, nós registramos o Projeto Rédeas da Vida que atende crianças e jovens interessados em se profissionalizar.
As nossas heróicas meninas são Thaís, Adrieli, Letícia, Pâmela, Isabela e Larissa, orientadas pela Nilza e demais professores especializados. Agora, formadas, elas podem exercer três profissões: amazona ou cavaleiro profissional, instrutor(a) de montaria ou peão profissional. Parabéns à Mococa e à sua gente por mais essa conquista!

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Pronto. Já está na internet a ficha de inscrição para você participar do 12º Congresso do Turismo Paulista.
Você deve entrar no site: www.salaospturismo.com.br, em seguida clicar no item "Congresso do Turismo Paulista" que está na coluna da sua esquerda. Vai aparecer toda a programação e a ficha em questão. Basta você preencher e enviar pela internet mesmo. A AMITur entrará em contato. Haverá emissão de certificados para os participantes.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 17-04-2012)