CONGRESSO DO TURISMO PAULISTA

Congresso_do_Turismo_Paulista_junto_com_o_Salo_So_Paulo_de_TurismoO Congresso do Turismo Paulista já tem o seu programa pronto e começa receber as inscrições dos interessados.
O evento acontece nas dependências do Salão São Paulo de Turismo, nos dias 20, 21 e 22 de junho próximo, no Centro de Eventos São Luiz, agora servido também pela Estação Paulista da nova Linha Amarela do Metrô, além da Estação Consolação da Linha Verde que corre sob a Avenida Paulista, em nossa capital.
O Congresso é organizado de acordo com pesquisa de opinião e objetiva instruir e/ou atualizar os gestores públicos e privados, os secretários e dirigentes das prefeituras, as lideranças dos segmentos, professores, alunos, bacharéis, agentes de viagens, guias de turismo e demais profissionais ligados direta ou indiretamente ao turismo.

DIA 20 DE JUNHO

Após a inauguração oficial do Salão e do Congresso com as autoridades convidadas, teremos as apresentações de temas como "A Comunicação Eficaz no mundo do Turismo, alertando para os riscos de desvios da comunicação"; "As Perspectivas e Ações de sucesso para o mercado Hoteleiro do Interior "; "A importância, segredo e estratégias do Urbanismo para o desenvolvimento dos municípios"; e, "Passeios que visitam saraus, serestas, exposições, ensaios, esculturas, seus significados e samba de vela".

DIA 21 DE JUNHO

No segundo dia do Congresso você aprenderá mais sobre "A Hospitalidade: O caminho mais curto para a Sustentabilidade do Turismo"; "O Turismo Rural, as suas perspectivas e propostas atuais"; "Políticas públicas duradouras para desenvolver o Turismo, com seus atores e diretores do espetáculo"; "São Paulo: Um destino de oportunidades"; e, "Acessibilidade no Turismo e Turismo de Aventura, proposta de turismo para todos".

DIA 22 DE JUNHO

Na sexta feira, e que neste ano será o último dia do evento, as apresentações também serão excepcionais: "O Patrimônio Histórico e o seu desenvolvimento na expansão do Turismo"; "A competitividade de Destinos Turísticos, um modelo de Instância de Governança para municípios e para pólos integrados"; "O Artesanato Paulista no Turismo, os seus segredos e a sua importância"; "O retorno do sucesso apenas com a boa qualidade no atendimento"; e, "O Turismo Rodoviário, o que a cidade precisa saber e fazer para receber turistas e excursões".

A ALTERAÇÃO

Em 2012, o Congresso do Turismo Paulista terá um só plenário e as inscrições poderão ser feitas para todo o Congresso ou, então, para um ou dois dias, a escolher. As inscrições terão de ser feitas através do site: www.salaospturismo.com.br. A taxa simbólica será por dia e terá o valor de R$60,00. Estudantes e idosos terão colher de chá: apenas R$30,00.

A CIDADE DE QUELUZ

Roda_dgua_em_QueluzQueluz é a nossa última cidade da Via Dutra em direção ao Rio de Janeiro. Há quem a chame de 'Portal do Vale Histórico', além de abrigar o Museu de Malba Tahan, em homenagem ao autor que nos deu tantos livros sobre curiosidades matemáticas.
Ali está o 'Pico Pedra da Mina' com 2500m de altitude, o mais elevado da Serra da Mantiqueira, próprio para trekking, caminhadas, alpinismo e acampamento selvagem. No município encontramos também a nascente mais elevada do Estado de São Paulo.
Queluz é uma das cidades do "Núcleo de Turismo Cidades Históricas Paulistas", que tem Bananal na outra extremidade. Os visitantes são bem recebidos no Centro Cultural Malba Tahan (12) 8854-0535.

ITAPETI, UM TESOURO

O passeio é muito bom. É completo se você usar uma Agência de Viagens da cidade. O que chamamos de Itapeti pode atender pelo nome de "Capital Nacional de Orquídeas e Plantas Ornamentais". Também pode ser conhecida como "Um Tesouro atrás da Serra".
Itapeti é um Distrito de Mogi das Cruzes, um bom destino de flores e frutas, com destaque para o caqui e a mexerica ponkan. Mogi das Cruzes tem atrativos em muitas propriedades e opções de roteiros programados. Informe-se (11) 4727-7593 ou 4798-2220.

SANTA FÉ DO SUL

Monumento_aos_Colonizadores_de_Santa_F_do_SulTrata-se de uma cidade localizada na divisa com o Mato Grosso do Sul, no extremo noroeste do nosso Estado, agora transformada em boa Estância Turística, muito bem cuidada e preparada para receber seus visitantes.
Em decorrência da formação do Grande Lago provocado pela construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, Santa Fé do Sul passou a ter diversificados recursos de lazer e de turismo náutico. Suas águas são puras, cristalinas e convidativas.
Nove hotéis já estão funcionando e a boa gastronomia é garantida por dezenas de bons restaurantes e casas de lanches. Sua eficiente Secretaria de Turismo está à sua disposição (17) 3631-1422. Cidade que também estará exposta no Salão São Paulo de Turismo em Junho.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 10-04-2012)