CAVALGADA DA LUA CHEIA

Cavalgada_da_Lua_Cheia_Chcara_do_Rosrio_em_ItuUm bom e diferente programa você pode desfrutar no próximo dia 07 de abril, um sábado de lua cheia. É a famosa cavalgada que todos os meses nós temos na cidade de Itu, mais precisamente na Chácara do Rosário, uma das propriedades históricas da região.
A Cavalgada da Lua Cheia, cuidada com muito carinho pelo mestre João Pacheco, tem a duração de uma hora, com ou sem jantar, e acompanhado por violeiros e música de raiz. Terá três saídas com os cavalos, às 20h00', às 21h30' e às 23h00'. Há os cavalos apropriados para cavaleiros experientes, mas tem também cavalos adequados para as pessoas iniciantes.
Os acompanhantes que não queiram montar poderão desfrutar de tira-gostos (bolinho de arroz, mandioca frita e caldinho de feijão) ao som de música de viola ao vivo e, depois, deliciar-se num jantar feito em fogão à lenha. Reservas antecipadas (11) 4023-0624. A cavalgada sob o luar, em meio a uma exuberante natureza, é algo inesquecível.

CAMINHOS DO RIO PARAÍBA

Este é o nome que deram para um Roteiro Turístico repleto de cultura, história, religiosidade, gastronomia e artesanato. Tudo isso numa região que se torna "prato cheio" para o turismo.
Um desperdício é as pessoas passarem pela Via Dutra sem tempo para parar e curtir boas e interessantes cidades como: Guaratinguetá, Lavrinhas, Lorena, Potim, Canas, Cachoeira Paulista, Cunha, Cruzeiro, além da sempre admirada Aparecida.
Essas são cidades vinculadas ao rio Paraíba de tanta história. Elas possuem museus, fazendas imperiais, igrejas famosas e atrativos naturais sempre rodeados por povos hospitaleiros, característica do Vale do Paraíba. Procure uma boa Agência de Viagens ou entre em contato com as respectivas prefeituras. Todas esperam a sua visita.

PEDÁGIOS, NOVO SISTEMA

Na prática, com esse novo sistema nas estradas estaduais paulistas você não pagará o trecho que não usar como é cobrado atualmente. Haverá antenas ao longo das rodovias e leitura automática das "TAG's", identificando os veículos e registrando o valor proporcional ao que foi efetivamente percorrido por cada um deles.
De certa forma, será um "pedágio virtual". Sem barreiras e sem as cabines de cobrança. São os tempos modernos... O novo sistema será implantado a partir do ano que vem e vai até fins de 2014 de modo a evitar as correrias nos postos de troca. Um exemplo: De Campinas a Indaiatuba você paga hoje R$10,10. Pelo novo sistema apenas R$4,00.
Um projeto piloto está sendo desenvolvido na Rodovia Santos Dumont (SP-75), no trecho entre Itu (km 15) e Campinas (km 77,6). A partir de abril, os cidadãos que quiserem participar do projeto podem aderir gratuitamente. Todas as informações estão disponíveis no site da Artesp. Não há custo de adesão e nem mensalidade.

CIDADES PARA A COPA

Turismo_Meio_Ambiente_Cultura_e_Artesanato_pontos_fortes_no_Salo_So_Paulo_de_TurismoMuitas cidades estão empenhadas em receber delegações para a Copa de 2014. Muitas outras torcem para receber os turistas que estarão passeando entre um jogo e outro.
Visando os agentes operadores, principalmente estrangeiros, interessados em organizar os pacotes turísticos para aquela ocasião, os organizadores do Salão São Paulo de Turismo estão focados em convidar aqueles profissionais para estarem conosco nos dias 20, 21 e 22 de junho, facilitando-os em conhecer muitas cidades numa só visita.
Cuide para que a sua cidade esteja presente antes que acabem os espaços disponíveis. O Estado de São Paulo mostrará, assim, os inúmeros destinos que temos por aqui, a maioria ainda por serem descobertos. Consulte: (11) 3758-0142 ou (11) 2069-9058

TROPAS – NOVA DIREÇÃO

Uma das Entidades mais simpáticas que cuida de nossas tradições e que está entre nós é a nova "Associação Intermunicipal Caminho das Tropas", sediada na região sudoeste do Estado paulista. Ela agora tem como seu novo presidente o dedicado Orlando Souto Montenegro.
A nova direção já se mobiliza para realizar a "7ª Tropeada de Itararé à Sorocaba", bem como o lançamento do "Pólo Regional Cultural e Turístico Caminho dos Tropeiros", entre Botucatu, Pardinho, Bofete, Conchas, Porangaba, Pereiras, Laranjal Paulista e Cesário Lange.

CAPITAL NACIONAL DA LINGUIÇA

Represa_de_Bragana_Paulista_um_de_seus_atrativosMuita gente já sabe que estamos nos referindo à cidade de Bragança Paulista. Assim, um dos mais importantes itens de sua lista de atrativos é a gastronomia local (com ou sem linguiça). Cerca de trinta ótimos restaurantes merecem a sua visita.
A fama é bem antiga, fruto da imigração italiana e da região ser produtora de suínos de boa qualidade. O produto chegava a ser levado pelo Brasil afora como uma 'lembrancinha' da cidade e, como resultado, o produto marcou a própria cidade.
Mas, Bragança Paulista tem seu Centro de Artesanato nos fins de semana, tem o Museu do Telefone, o Museu Municipal, uma ampla Biblioteca, inúmeros eventos. Há muito para o turista curtir e você pode consultar o Portal de Informações logo na entrada. O telefone é (11) 4034-2466.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 20-03-2012)