LITORAL DE BICICLETA

Nova_proposta_de_passeios_organizados_em_bicicletas_no_litoralUm passeio ecologicamente correto você pode aproveitar inicialmente nas cidades de Santos e São Vicente, percorrendo os adequados roteiros de 'Cicloturismo' traçados pela Caiçara Turismo especialmente para esta nova proposta de "Bike Tour".
Tais passeios oferecem as bicicletas, capacetes e a presença de um Guia de Turismo que acompanha o trajeto escolhido, oferecendo as necessárias dicas de turismo e da história dos pontos percorridos. Custos entre $30 a $50 por pessoa.
Outra grande vantagem apresentada pela agência operadora é que os roteiros podem ser realizados em qualquer dia da semana. O interessado é que escolhe o que melhor lhe convém. Outra vantagem é que a escolha pode recair sobre a parte da manhã, a parte da tarde, ou mesmo à noite. Apenas é recomendável que você faça um agendamento antecipado pelo fone (13) 3466-6905.

EXERCÍCIOS NOS PASSEIOS

O_Bike_Tour_com_Guia_acompanhante_rene_o_til_ao_agradvelAo passear pedalando você cuida da sua saúde e do seu físico (e por que não dizer da sua mente), principalmente se no seu trabalho você fica sentado o dia todo. Assim, o "Bike Tour" preenche o útil e o agradável. No caso citado no tópico acima, Santos possui o maior jardim de orla de praia de todo o mundo, segundo o Guiness Book.
Por sua vez, São Vicente tem muita riqueza histórica em se tratando da primeira cidade do Brasil. As bicicletas são as de aro 20, e boa parte dos roteiros é por ciclovias. O tempo do passeio inclui as paradas pelo caminho para e ouvir o Guia acompanhante para bem conhecer as explicações sobre os pontos turísticos visitados.

PRAIAS DE ILHA SOLTEIRA

As praias formadas em muitos dos nossos rios atraem visitantes de toda sua região que ali vão se deliciar. As belas praias da cidade de Ilha Solteira são prova disso, pois quase 20 mil pessoas devem estar nessa conta a cada mês.
Os motivos vão de simples visitação até as comemorações familiares ou de amigos que procuram as citadas praias para um ambiente mais descontraído, seja para passeios, excursões regionais, gastronomia, esportes náuticos ou outros eventos como a prática de campismo.
A orla das praias é bonita e dotada de infra-estrutura para receber visitantes, dos quais se exigem os devidos cuidados com o meio ambiente, pois o local está inserido em uma Área de Preservação Permanente (APP), portanto, uma Reserva Ecológica que precisa ser sempre respeitada. Visite e desfrute Ilha Solteira, uma excelente opção.

PARQUE TIZO IMPLANTADO

O_Governador_Alckmin_plantando_muda_de_jequitib-rosa_na_implantao_do_Parque_TizoAgora está implantado pelo governo do Estado, na zona oeste da capital, e numa área remanescente da Mata Atlântica com 1,3 milhão de m2, o que foi batizado com o nome de "Parque Tizo", e sua construção estará voltada à preservação da floresta, pesquisa, sustentabilidade e educação ambiental.
O "Parque Tizo" se espalha por áreas de São Paulo, Osasco, Cotia, bem como fica próximo de Embu e de Taboão da Serra. Passa, assim, a integrar a Reserva da Biosfera do cinturão Verde de São Paulo.
Dez mil mudas de espécies nativas já foram plantadas, Outras duas mil logo virão. Interessante notar que houve a participação das comunidades em diversos momentos, como na criação, na elaboração do projeto e do plano diretor e na gestão por meio de um Conselho de Orientação. Parabéns ao governo paulista!

SINDICATO DOS GUIAS

Nova ação defendendo a valorização do profissional Guia de Turismo está em andamento por parte do Sindegtur-SP. Na atual campanha o Sindicato alerta ao público consumidor que o Guia de Turismo credenciado é o único profissional reconhecido pela Lei 8623/93 para acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas e excursões, mesmo que urbanas.
O Sindegtur-SP tem se esforçado galhardamente pela categoria profissional, mas também está merecendo a filiação dos Guias de Turismo que ainda não se filiaram. Basta lembrar que a união faz a força e esta é a hora de estarem todos unidos sob uma só bandeira.

FOLCLORE É COM O PROF. HÉLIO

Cultura_Popular_e_Folclore_modalidades_aproveitadas_pelo_TurismoQuem tem o prazer de conhecer o Professor Hélio Moreira da Silva fica boquiaberto com a sua elevada sabedoria e capacidade criativa, principalmente em tudo o que diz respeito à cultura popular e folclore. Em consultas que diversas cidades já fizeram à AMITur e que foram encaminhada ao Professor Hélio, ele conseguiu sugerir dezenas de novos eventos. E todos os citados novos eventos nos remetem para o puro Folclore. Às vezes acontece de todas as sugestões do mestre não caberem no calendário de um só ano. O Professor Hélio Moreira da Silva é jornalista, Diretor Consultivo da AMITur, membro do Museu do Folclore, da Associação Brasileira de Folclore e da Comissão Paulista de Folclore, entre outros muitos títulos. Se você quiser apurar para a sua cidade ou região qualquer coisa sobre cultura popular e folclore, basta procurar contatar a AMITur ou diretamente o Professor Hélio (heliomorey@hotmail.com)

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 07-03-2012)