Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

Notas do Turismo Paulista de 22 a 25 de outubro de 2009

AddThis Social Bookmark Button

PARAÍSO  ENSOLARADO
Das regiões de beleza ímpar que temos no Brasil, nós temos de incluir a região Noroeste do Estado de São Paulo, sem favor algum. Ali estão cidades onde o calor nos abraça quando lá pisamos. E ainda, de “lambuja”, é onde você recebe um calor humano inenarrável.
A lamentar o fato de ser uma região sempre deixada “para depois” porque não está perto da capital. Praticamente todos os Secretários de Estado vão até São José do Rio Preto. Mas, raramente passam dali. São comodistas que preferem as cercanias da capital pensando em si, em vez de pensar nos cargos que ocupam transitoriamente.
Ademais, na iniciativa privada e nos próprios turistas também vemos cegueira comodista. Enquanto isso, a referida região do nosso Estado é belíssima para todo tipo de passeio e está mais perto do que parece.
São cerca de 50 cidades. Cada uma com muito a mostrar e onde você tem muito a curtir. Está na hora de você conhecer melhor o seu próprio Estado! E descubra o que você vinha perdendo até agora!   

 

BECO DA LUA
Este é o nome de uma nova e bonita pousada inaugurada na cidade de Olímpia, por obra e graça de Idney Fávero, que já presidiu o Contur daquela cidade. Olímpia, que já é premiada com as Thermas dos Laranjais e com a eficiência da Operadora de Turismo Marília Affiune, passa a contar agora com mais um bom lugar para você ficar enquanto você curte a cidade e a região. Informações: (17) 3781-9753.

AGORA, NÓS TAMBÉM PODEMOS
Enquanto todos Estados e Países aqui permanecem fazendo a sua publicidade e levando os nossos turistas, o Governo do Estado de São Paulo, desde nossa última Constituição, é o único que não pode fazer publicidade do seu potencial turístico fora do nosso Estado.
Agora vai poder. No dia 16 último, a Assembléia Legislativa aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) permitindo a nossa divulgação do potencial turístico do nosso Estado além fronteiras .
A proeza foi obra e graça da presidente da Frente Parlamentar Pró Turismo Paulista, Deputada Célia Leão, que fez a solicitação em 07-04-2008 com a assinatura da maioria dos Deputados, e cuja relatoria favorável foi exarada pelo Deputado Roberto Engler em 30-04-2008.
Agora, resta saber como vai funcionar o mecanismo e se as peças publicitárias terão de passar pelo Conselho Estadual de Turismo, como se fazia antigamente até a época do Secretário de Turismo do Estado, o saudoso e eficiente Dr. Caio Pompeu de Toledo.

DIA DA ANIMAÇÃO
Fazendo parte da Mostra Oficial do Dia Internacional da Animação 2009, Piraju é uma das cidades brasileiras que estará exibindo, no dia 28 de outubro, filmes de curta metragem nacionais e os produzidos por diversos países.
É uma forma de se comemorar 117 anos desde a primeira projeção pública mundial de desenhos animados, ocorrida em Paris em 1892, três anos antes do ‘cinematógrafo’ ser lançado pelos irmãos Lumière.
Mais de 400 localidades exibirão esses filmes. Cidades paulista formam a maioria delas (102). E, dos 126 filmes nacionais que foram inscritos somente nove deles foram selecionados para a exibição em todo pais. O programa tem vários patrocínios, inclusive o do ‘Programa Apôio à Cultura’ do Governo do Estado de São Paulo.

JIPEIROS EM TIMBURI
Comemorando mais um aniversário, a cidade de Timburi aproveita para apresentar o seu quinto encontro de Jipeiros nos dias 24 e 25 de outubro. No primeiro dia eles são recebidos no recinto da “Fespinga” e saem para uma trilha, fechando com um baile e show. No dia seguinte, uma Gincana dos Jipeiros em quatro categorias. Diversão pura!

CREA-SP EM CARAGUÁ
A Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba realizou o seu primeiro seminário preocupando-se com a Gestão Ambiental e com a Engenharia e Arquitetura Sustentável do Litoral Norte. Participaram 300 profissionais e estudantes da área, e o evento contou com a parceria do Crea-SP e da Unicsul.
A coordenação do evento iniciou lembrando que “- Precisamos de novas ações para novos tempos”. O tema foi discutido por três dias. E o presidente do Crea-SP afirmou que: “- Uma nação desenvolvida não se faz sem engenharia. E as transformações da sociedade doravante passarão por três eixos: (1) inovação tecnológica, (2) sustentabilidade social e (3) sustentabilidade ambiental” – e finalizou: “É inconcebível um projeto que cause danos ambientais”.

MSC  LÍRICA
Teve início dia 1º a temporada oficial de cruzeiros marítimos no Brasil, com o navio ‘MSC Lírica’ saindo de Veneza, Itália, com destino ao Brasil, e aqui chegando no dia 22 de outubro. Nesta temporada, será oferecido um total de 218 mil novos leitos, em 14 navios, os quais transportarão perto de 900 mil passageiros em quase 400 viagens pela costa brasileira.
Só os navios da ‘Royal Caribbean’ contrataram mil brasileiros para trabalhar em seus navios. A temporada vai até abril de 2010. Mas, o ano todo continuará tendo os cruzeiros da ‘CVC’.

AOS  AMIGOS  QUE  NOS  LEEM  POR  E-MAIL:
Cumpre-nos informar que recebemos vários alertas de que em algumas semanas estas "Notas do Turismo Paulista" não chegaram aos destinatários. Constatamos junto ao nosso provedor que o problema surgiu no sistema Outlook. Estamos aguardando visita técnica para resolver o problema.
Enquanto isso, os Amigos que costumam guardar estas "Notas" e que, porventura, tenham ficado sem recebê-las em alguma semana, basta nos passar um e-mail informando o fato para nós reenviarmos o exemplar que tiver faltado.
E, estamos gratos pela atenção que nos é dada.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 19/10/2009)

É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região