AFINANDO A BATERIA

Sambdromo_paulistano_abre_o_Carnaval_Paulista_na_sexta_feira_dia_17Estamos numa época de ensaios das Escolas de Samba em quase todas as nossas cidades. Para os que têm samba no pé é a hora da glória. Para os que preferem o descanso são vários dias de desculpas para não trabalhar e, mais uma vez, nos provar que o Interior e o Litoral do Estado de São Paulo são os melhores destinos. Basta constatarmos o volume que teremos em nossos pedágios.
Só que, agora, nós registramos o grande afluxo de gente que visita a nossa capital para assistir os ótimos desfiles que nos oferece o Sambódromo do Anhembi. As Escolas de Samba de São Paulo já provaram o seu valor, a sua beleza e a sua competência. Os desfiles principais acontecem nos dias 17 e 18 (sexta e sábado) com as Escolas do primeiro grupo. Sempre um ótimo espetáculo.

Muitas são as cidades querendo receber turistas na Copa do Mundo, mas que, no entanto, esquecem de fazer a lição de casa. As que estão preparadas queiram se identificar para a AMITur (amitur.sp@uol.com.br) e/ou para Fresp (diretoria@fresp.org.br) a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo.

EPOPÉIA PAULISTA

Gigantesco_Painel_com_73_metros_de_comprimento_e_3_metros_de_altura_contanto_a_epopia_de_So_PauloTrata-se de um painel artístico ligando 200 placas que variam de 60 a 200 quilos cada uma e que está exposto na Estação Luz do Metrô paulistano, num corredor sob a Rua Mauá.
Todo o conjunto perfaz 73 metros de comprimento e 3 metros de altura, inteiramente construído com concreto pigmentado, uma bonita escultura da competente artista plástica Maria Bonomi, uma das principais gravuristas da atualidade e de fama internacional.
As placas, colocadas lado a lado, demonstram mais de mil gravuras que, como diz Maria Bonomi: -"sugerem uma leitura cinematográfica, em movimento, mesmo para quem passar apressadamente pelo local. O outro destaque é que ele pode 'ser lido' com as mãos sensíveis dos portadores de deficiências visuais.
A obra fez parte das mudanças que o Bairro da Luz iniciou com o Projeto "Integração Centro", até porque pela velha Estação da Luz desembarcaram milhões de pessoas vindas de todas as partes do mundo. É um dos motivos culturais para você visitar a capital paulistana.

AS ÁGUAS DE VERÃO

Elas não diferem das águas de outras estações. São as mesmas águas. Os problemas com elas é que são mais abundantes durante o verão e dão o que fazer aos gestores públicos, mormente quando há inundações em cidades sem um necessário planejamento.
No verão é quando você mais ouve o noticiário sobre a febre amarela, dengue e outras doenças com nomes mais complicados do que a solução que teríamos com um planejamento de ações efetivas que o caso requer, incluindo consumo, reflorestamento, etc.

UTILIZAR OS RECURSOS

Selma Figueiredo Rico, Diretora Consultiva da AMITur para Assuntos Hídricos sempre nos alerta que: "Devemos olhar os recursos naturais e saber como utilizá-los, pois para um desenvolvimento sustentável é isso o que importa realmente"
"E entre milhares de ações possíveis para minimizar o aquecimento global, sem dúvida plantar o verde e cuidar do reflorestamento são as ações mais importante" – diz Selma, que conclui: -"E não podemos esquecer que o lixo deve ser tratado com muita consciência visto que mais de 50% dele pode ser reutilizado e/ou reciclado em peças artesanais como o óleo de cozinha sujo, por exemplo, que no interior paulista já é bastante utilizado para a fabricação de sabão caseiro".

VOCÊ PENSA QUE CONHECE

Portal_de_CananiaOcorre com todos nós. Pensamos conhecer uma cidade só pelo fato de uma vez na vida termos por lá passado. Não é bem assim. A gente pode ter passado, porém não conhece bulhufas de uma cidade. E algumas têm interessante história, muita cultura, várias curiosidades e costumes que nos é interessante conhecer.
É o caso de Cananéia, um corredor biológico de mais de 100 km, em nosso Litoral Sul. Quatro ecossistemas no Lagamar. É um dos maiores berçários da vida marinha do planeta e um Patrimônio Natural da Humanidade (Unesco).
Sambaquis, sítios arqueológicos, ruínas coloniais, fauna, flora, festas, gastronomia, passeios... Tudo você pode e deve curtir a pouca distância da capital. Mas, para conhecer corretamente você precisa de uma Agência credenciada ou de um(a) Guia de Turismo credenciado(a). Experimente a Noemi Paiva (13) 8153-456.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 31-01-2012)