CAVERNAS DA MATA ATLÂNTICA

Caverna_de_SantAnna_no_PETARCenários surpreendentes se descortinam por entre grande diversidade biológica e de ecossistemas. No meio desse paraíso temos quatro cidades tombadas pelo Patrimônio Histórico: Apiaí, Barra do Turvo, Eldorado e Iporanga.
Elas representam importante legado histórico e cultural, com sítios arqueológicos, quilombos, artesanato, música e gastronomia. Some-se a tudo isso as esplendorosas Cavernas da Mata Atlântica. Aliás, a maior concentração de cavernas da América do Sul.
O circuito turístico Cavernas da Mata Atlântica convida a conhecer parte de toda essa riqueza natural, protegida por unidades de conservação ambiental que são o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira e o Parque Estadual de Jacupiranga. São maravilhas que estão bem perto de você. Visite-as.

AINDA FALTA A REGULAMENTAÇÃO

Ao menos já está reconhecida por Lei como profissão a importante categoria de Turismólogos. Podemos dizer que o reconhecimento demorou um século nas gavetas de Brasília.
Nos anos 80, nos lembramos de um grupo de pessoas, que podemos chamar de "meia dúzia de três", reunidos na cobertura do
Edifício Martinelli, debruçados sobre um rascunho para dar respaldo aos profissionais do turismo, e que agora virou a Lei 12.591, em 19/01/2012.
Estivemos numa daquelas reuniões, na qualidade de vice presidente do Sindicato das Empresas de Turismo (Gestão Michel Tuma Ness), ocasião em que pudemos constatar o trabalho e a liderança do Professor Mário Beni que colhia informações de todos os lados para a obtenção de um documento correto.
Mesmo com alguns vetos, e depois de tanto tempo, ao menos agora existe uma Lei. Quem dará continuidade para a sua regulamentação? Sem regulamentação será mais um "engana trouxa".

CADEIRAS ANFÍBIAS

Os_cadeirantes_Dnis_e_Danilo_pioneiros_nas_Cadeiras_anfbias_com_seu_patrono_o_prefeito_Edson_GomesA maioria jamais ouviu falar disso. No entanto, é a marca de uma nova etapa do programa estadual chamado "Praia Acessível" que, agora, chega ao interior do Estado de São Paulo para propiciar que os cadeirantes possam desfrutar de banho nos rios, bem como gozar de suas praias artificiais com a máxima segurança.
O fato atual se deu na cidade de Ilha Solteira, cuja prefeitura recebeu as dez primeiras cadeiras de rodas anfíbias que servirão para os seus habitantes e também para os turistas com necessidades especiais que ali vão se deliciar. Há uma orientação e cuidados por parte de pessoal especializado daquela prefeitura.
Os irmãos Dênis e Danilo, moradores de Ilha Solteira inauguraram o uso de tais cadeiras e elogiaram a estrutura das mesmas que oferecem conforto e segurança, pois não correm o risco de virar quando dentro d'água. Parabéns às nossas autoridades!

BARBAS DE MOLHO...

Tem causado preocupação para o nosso setor de turismo a tendência - que alguns chegam a classificar como de verdadeiro descalabro - nos serviços de Receptivo que temos visto por aqui.
Temos excelentes profissionais, com vasto conhecimento que nem sempre são contratados ou sequer respeitados, num país onde Leis são ignoradas pelas autoridades que são pagas para protegê-las. E num setor que não tem fiscalização alguma, mesmo sendo de suma importância para a economia nacional.

A CATEGORIA

No_desembarque_de_turistas_tambm_falta_fiscalizao_e_onde_muitos_se_metem_a_fazer_servio_de_Guia_de_Turismo_sem_a_menor_condio_de_faz-loO pecado começa por grande parte dos próprios Guias de Turismo não se filiarem à sua Associação ou ao seu Sindicado. A força do conjunto não fica com tanta força como deveria. E a pressão fica menor. Tem os que sabem palpitar, mas que não fazem a sua parte.
Com muito custo lá veio uma Lei para a categoria. Na prática ela é cumprida? Foi regulamentada? Em poucos lugares essa profissão é respeitada. No Ministério deveria ter alguém que entendesse do mercado e da atividade. Evitar-se-ia a 'zorra' total, com essa fiscalização Zero e que nos deixa numa verdadeira "casa de Maria Juana".
Qualquer "Zé Mané", com um veículo qualquer, se mete a fazer um receptivo, mesmo sem saber o que isso seja realmente. O resultado é sempre uma temeridade. A maioria nem sabe direito o português, imagine, então, entender outros idiomas...

HORA DE ACERTAR

O turista está sendo esquecido. Aquele que nos deixa o dinheiro de fora não tem o tratamento que precisa receber. O Turismo de Negócios e o Turismo de Eventos estão crescendo vertiginosamente e nossas autoridades enxergando cada vez menos. Está na hora de tudo isso mudar e trilharmos os caminhos certos.
Os Guias de Turismo, verdadeiros, credenciados, profissionais zelosos pelo segmento de Receptivo precisam e devem ser respeitados em todos os níveis. Eles estudaram por anos, se prepararam... Como é que podem ser agora esquecidos?
E, repetindo: Autoridades que ocupam cargos e nada fazem a respeito deverão pegar o 'boné', pedir a conta, e ir incomodar em outra freguesia. Nós, agora, vamos ficar de olho em vocês!

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 24-01-2012)