AGORA, O SEU SALÃO

Vrias_obras_de_Tarsila_do_Amaral_no_estande_de_CapivariPerube_oferece_vrios_atrativos_alm_das_praiasEm Junho, nos dias 16, 17 e 18, e no mesmo local de sempre, teremos a décima edição do Salão São Paulo de Turismo, fruto de uma boa parceria entre a AMITur, a Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico e a eficiente Conteúdo Brasil Feiras e Eventos, bem comandada por Suzi Camargo.
Nestes dez anos temos mostrado o desenvolvimento das nossas cidades nos segmentos da cultura, do turismo e do meio ambiente. Temos mostrado aquelas cidades que se prepararam para bem receber os turistas. Os mesmos turistas que querem ver coisas novas, conhecer novos lugares e, até mesmo, rever antigos destinos com a nova "roupagem" que as cidades vêm lhes dando.
Os turistas, principalmente os da Capital que é o maior pólo emissor de turismo, estão preferindo distâncias que possam alcançar em poucas horas. Aquelas distâncias que você pode resolver num estalo e, em meia hora já sair viajando e, pouco depois, já estar chegando...

OS EXPOSITORES

As cidades com bom potencial e atrações agradáveis, tendo administrações responsáveis e cônscias de sua importância, estarão se exibindo para o público conhecer o que elas estão oferecendo.
O já tradicional Salão São Paulo de Turismo acontecerá nas dependências do Centro de Eventos São Luís, à rua Luís Coelho, 323, entre a rua Bela Cintra e rua Augusta, paralela com a famosa Avenida Paulista, apenas a uma quadra da Estação Consolação do Metrô.
Você já pode reservar o espaço da sua cidade junto aos organizadores (11) 2532-2495 e (11) 3758-0142. Por ser o 10º aniversário está havendo um interesse maior. Fique esperto!

O CAPRICHO

Nas primeiras edições, praticamente todas as cidades foram estreantes em exposições. Algumas se surpreenderam com bons resultados a curto e médio prazo. Imagine você, então, agora que o pessoal das cidades do interior já está mais "escolado".
Em dez anos, cidades que antes o grande público nem sabia o nome, hoje já sabem de cor o nome e onde elas estão. As cidades do Interior tiveram no Salão São Paulo de Turismo a grande canalização de fatores ligando suas ofertas com os Operadores de Viagens interessados em novos destinos, já que piorou a sua fonte com as passagens aéreas.
E as Agências que se voltaram para o Interior de São Paulo estão sendo, cada vez mais, muito bem recompensada. Não só na parte financeiras, mas também perante os olhos dos seus clientes.

O CONGRESSO

Junto ao Salão São Paulo de Turismo acontecerá, também, o 11o. Congresso do Turismo Paulista, destinado para os secretários municipais e dirigentes de Turismo nas cidades interioranas, para os membros dos Conselhos Municipais; para os hoteleiros e os empresários dos diversos segmentos, para os bacharéis de Turismo e Hotelaria, ajudando a prepará-los para melhor servir o mercado atual.
São apresentações condensadas e objetivas dos temas que foram os mais solicitados em pesquisa entre a maioria das cidades interioranas. A organização se preocupou em convocar os mais eficientes profissionais e esse diferencial pode ser o maior trunfo do Congresso.
Os Cursos serão apresentados no mesmo local e nos mesmos horários do Salão São Paulo de Turismo. É preciso saber como ganhar dinheiro com esse mercado, seja um funcionário da Prefeitura, seja empresário ou estudante. As inscrições para os Cursos serão abertas proximamente e avisaremos por estas páginas.

WORKSHOP COM OPERADORES

Ademais, nas dependências do Salão São Paulo de Turismo nós teremos mais um Workshop com a presença de inúmeras Agências de Viagens Operadoras.
Elas desejam criar pacotes e excursões para cidades interioranas e litorâneas e, assim, nessa oportunidade elas travarão contato direto com os responsáveis pelas cidades destinos que estiverem expondo.
Para um destino se fortalecer é preciso ter a força de vendas das Agências de Viagens. Isso é algo imprescindível. E este é o algo a mais que os expositores terão à sua disposição na citada ocasião.

TURISMO E FRETAMENTO

Estes são dois segmentos que dão sustentação às empresas de ônibus especializadas em serviços fora das linhas fixas entre cidades.
Elas precisam saber balancear os dois segmentos, pois um contribui para o progresso do outro. É desperdício uma boa frota de fretados em dias úteis ter os seus carros sem nada para fazer nos fins de semana.
Por seu turno, é muito difícil uma empresa se dedicar apenas aos serviços de turismo. Portanto, o bom dirigente sabe dosar as duas coisas em função, é claro, do mercado que lhe cerca.
No fretamento, os funcionários das firmas têm um serviço garantido, de boa qualidade, o que traduz em produtividade para a firma contratante. No turismo, as pessoas viajam bem acomodadas, confortáveis, e sem se preocupar com outra coisa senão curtir a paisagem. Prefira alugar ônibus de empresas especializadas seja para o transporte de funcionários, seja para programar passeios turísticos.


(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –24/01/2011)