BROTAS MANTÉM CUIDADOS

A_chamada_para_o_Viver_e_Preservar_de_Brotas'Em time que está ganhando não se mexe' é uma expressão que pode servir ao esporte. No Turismo, quem está ganhando ainda precisa de cuidados e atenção. É o que vem fazendo a cidade de Brotas que não dorme sobre os louros conquistados.
Embora tenha ao redor de 15 mil turistas ocupando todos os seus 34 meios de hospedagem num feriadão, a sua Secretaria de Turismo e o Grupo Gestor do Planejamento Turístico de Brotas não "dorme de touca". O Prefeito Salla já recebeu o relatório analítico do índice de competitividade de destinos turísticos, indicando a pontuação acima da média brasileira para os seus aspectos ambientais e para os atrativos turísticos.
O fato é que uma pesquisa desse tipo sempre demonstra números e tendências, mas demonstram também a preocupação de uma cidade, cada vez mais, em bem receber os turistas, resultando num melhor "faturamento" de toda a cidade. Com certeza!

MUITO QUE CURTIR

A_Cachoeira_do_Astor_sempre_lembrada_por_Orlando_Du_BarretoTemos sido sempre lembrados pela divulgação da cidade de Brotas sobre suas inúmeras atividades turísticas, tais como: a caminhada na natureza, a observação de pássaros, escalada indoor, rapel, arvorismo, cicloturismo, circuito de tirolesas, cavalgada, passeios off Road, etc.
Para quem gosta de água, o ano todo tem banho de cachoeira, rafting e bóia cross. À noite em Brotas, você escolhe entre as inúmeras distrações como bares ou baladas ou, então, uma visita ao mais moderno centro astronômico da América Latina, com planetário e observatório com três telescópios.
O artesanato oferece licores, cachaças, mel, doces regionais e compotas, oferecidos pelos produtores rurais da agricultura familiar, além de bordados, artigos feitos em bambu e muita variedade. A culinária caipira está presente em muitos sítios turísticos e hotéis fazenda. Mais informações: (14) 3653-5282

RECEPTIVOS NO INTERIOR PAUILISTA

A maioria das cidades do Interior do Estado de São Paulo adotou Secretarias ou Departamentos de Turismo com o intuito de bem servir os seus visitantes. Umas se prepararam melhor do que outras, mas todas estão no caminho certo.
Em algumas delas, nós temos uma competente Agência de Viagens que atende o receptivo com alto profissionalismo como é o caso da Faraventi, Eventos e Turismo da cidade de São Pedro (19) 3481-4270, que conduz excelentes passeios por toda aquela região e que, também, oferece atrações extras aos turistas e às Agências Operadoras que queiram aquele destino.
Por melhor que sejam as Agências vendedoras e por melhor que sejam os seus Guias acompanhantes, nada melhor do que aproveitar os serviços e os conhecimentos de Agências locais. Além de serem companheiras de profissão, estão sempre atualizadas com as novidades da região. Procure sempre prestigiar as Agências de Receptivo das cidades interioranas.

EXCURSÕES RODOVIÁRIAS

Excursionar_de_nibus__bem_melhorDra. Regina Rocha, diretora executiva da Fresp nos tem lembrado a importância dos ônibus de turismo para as cidades interioranas. Nem era preciso.
Em nossa Agência de Viagens, durante mais de vinte anos e enquanto a nossa saúde permitiu, lotávamos sempre um ou dois ônibus a cada semana para excursões de sextas aos domingos e de 2as às 5as feiras. Nem precisávamos de anúncios. Éramos procurados!
É claro que sempre prestávamos serviços esmerados em ônibus primorosos. Mas, é verdade também que o Interior sempre ofereceu atrativos inúmeros. Principalmente para as pessoas que vivem numa cidade cheia de prédios, trânsito e poluição.
Os Circuitos Turísticos, que já tinham nascidos como Núcleos de Turismo, já eram por nós praticados semanalmente e, podemos afirmar, sempre agradaram as pessoas. E, diga-se de passagens, que a maioria da nossa clientela já conhecia mais de vinte países. Ainda assim, sempre se encantaram com o que lhes era mostrado.
Vamos falar sobre isso no Congresso do Turismo Paulista que acontece junto do Salão São Paulo de Turismo. Visite o site: www.salaospturismo.com.br e faça a sua inscrição.

MUSEUS DIVERSIFICAM

Para atrair público mirim e, ainda, para romper com o estigma de um lugar chato com objetos antigos como podem classificar algumas pessoas despreparadas, os museus estaduais do interior paulista administrados em convênio com a Acam Portinari oferecem atrações extras para todo tipo de público.
"Acam" quer dizer: Associação Cultural de Amigos do Museu de Portinari. Ela cuida de vários museus. Particularmente os museus Casa de Portinari e Índia Vanuíre, localizados respectivamente em Brodowski e Tupã, investem em programações recheadas com brincadeiras, oficinas artísticas e culturais, entre outras atividades, sempre relacionadas à temática da exposição ou aos patronos das instituições. Mais informações sobre estes e outros museus: (16) 3664-6644.

(texto de Jarbas Favoretto. MTb 32.511 – Em 26/04/2011)