A TERRA DO VINHO

Conhea_os_bons_vinhos_de_So_RoqueImigrantes, principalmente italianos, deram à cidade de São Roque a fama de "Terra do Vinho". Mas ela, também, é uma agradável Estância Turística distando da Capital apenas 60 km.
Historicamente, ali foi um lugar que servia de parada para os Bandeirantes. Onde eles se instalavam era chamada "A Casa Grande", construída por Fernão Paes de Barros em 1681, hoje uma das atrações.
A cidade tem um trecho de Mata Atlântica de 54 alqueires que é reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e repleto de castores e lontras, entre outros animais.
Inúmeras adegas da cidade até propiciaram um Roteiro Turístico por entre as principais, enriquecendo um fim de semana diferente.
Outros destaques turísticos: o Morro do Cruzeiro, o Museu de Cera com figuras em tamanho natural e o Parque de Ski artificial. A boa comida de seus muitos restaurantes e pizzarias é outro forte atrativo.

OS NOSSOS GUIAS

Os Guias de Turismo de todo o Brasil, devidamente credenciados, são profissionais que devem ter o seu segmento respeitado. Há uma Lei Federal dizendo que eles são regulamentados. Por que será que ainda tem gente desrespeitando tal carreira profissional?
No Estado de São Paulo, durante a profícua gestão do Secretário de Turismo, Marcos Arbaitman, foi baixada Resolução regulamentando os Monitores de Turismo para agirem em equipamentos fixos, após os cursos estipulados na mesma Resolução.
Se os Guias e os Monitores têm de passar por cursos técnicos apropriados, por que é que alguns teimam em ignorar a legislação pertinente, convocando qualquer despreparado?

ESTÁ NA HORA...

Este escriba que por 41 anos vem acompanhando, admirando, respeitando e trabalhando com os verdadeiros Guias de Turismo vem, agora, se solidarizar com dita categoria e conclamar os demais profissionais do turismo a fazer o mesmo.
Vocês governantes, que estão de passagem por cargos públicos, olhem com mais atenção para os problemas dos segmentos do Turismo. Ouçam as Entidades do Turismo, pois isto é o que mais está ajudando na criação e na manutenção de boa parte da mão de obra nacional!
E Você, que é Guia de Turismo, vê se toma jeito e se filie no seu Sindicato Estadual. Não adianta reclamar sem participar. Vamos engrossar a força do nosso porrete!
Você já se registrou no Cadastur?

ISENTAR OS GUIAS

Algumas cidades ainda cobram dos Guias de Turismo alguma taxa ou imposto, como se estes fossem abonados "autônomos". Segundo estimativa que ouvimos tempos atrás, a somatória das taxas para os guias autônomos cadastrados ultrapassam o valor do salário mínimo.
Imagina-se que o coitado terá de trabalhar por SEIS meses só para pagar referidas taxas, especialmente se considerarmos que a maiopria desses profissionais não tem serviço todos os dias da semana, nem em todas as semanas, nem em todos os meses...
Os Conselhos Municipais precisam empunhar essa bandeira e fazer ver aos seus vereadores que é preciso a criação de uma Lei municipal isentando de taxas esses valiosos profissionais de suas cidades, pois o trabalho dos mesmos só traz dividendos para os cofres municipais.

ÔNIBUS EM SÃO PAULO

Novas_Regras_em_So_PauloDuas Portarias da Prefeitura de São Paulo trazem novas regras para o transporte de pessoas por fretamento e também para os ônibus a serviço do Turismo que queiram ingressar em nossa capital.
Elas têm os números DTP-018/2011 e DTP-036/2011 e entrarão em vigor em 15 de abril próximo. As empresas interessadas no transporte de turistas precisarão preencher um requerimento via Internet: "www3.prefeitura.sp.gov.br/percurso_fretamento/F001Principal.aspx"
É nessas horas que as empresas precisam estar filiadas no seu Sindicato Patronal. O assunto está sendo defendido pela Fresp, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (19) 3243-9161, e pelo Transfretur, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e para Turismo de São Paulo e Região. (11) 3331-8022.

A TRANQÜILA IGUAPE

Oficialmente fundada no ano de 1538, o município de Iguape, com 1964 km2 de área, oferece as praias de Juréia, Boqueirão da Barra do Ribeira e a Praia de Leste. Suas atrações: Museu Histórico e Arqueológico, Centro Histórico, Igreja da Basílica e várias trilhas ecológicas. Quinze hotéis atendem à demanda.
O seu primeiro ciclo histórico baseou-se no ouro de aluvião. Depois veio o ciclo do arroz. Só após o ano de 1940 é que a cidade ficou conhecida por suas praias de águas limpas. O centro da cidade tem muitos casarios tombados pelo Condephaat

SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO
Você já reservou o espaço da sua cidade no próximo Salão das melhores cidades do Estado de São Paulo? O que você está esperando? Ligue para (11) 3758-0142 ou (11) 2532-2495.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –08/03/2011)