A PEQUENA NOTÁVEL

Todos_se_divertem_em_JuquitibaBem. Nem tão pequena assim. Mas, é uma cidade que se destaca na preservação do meio ambiente e na cultura local. Esta é a cidade de Juquitiba, pertinho da capital (70 km), às margens da BR-116.
Juquitiba_tambm_tem_locais_repousantesA cidade ainda respira ares caipiras através da sua forte cultura, e amparados por uma prefeita valorosa que imprime ao turismo o máximo dos seus esforços. Afinal, a maior parte da sua cidade é constituída por belíssimas áreas preservadas, englobando o Parque Estadual da Serra do Mar, além de fazer divisa com o Parque Estadual do Jurupará.
O ecoturismo tem papel importante atraindo visitantes. Três Agências locais se sobressaem nessa atividade: A 'Canoar', a 'Rio Abaixo', e o 'Sitio Santa Maria'. As pousadas ou os acampamentos você pode escolher pelo site www.juquitiba.tur.br. Há clubes para você passar o dia se divertindo. Visite e vá curtir Juquitiba.

PARQUE DO JURUPARÁ

Com as principais entradas no Parque através do município de Juquitiba, eis uma Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pertencente ao cinturão Verde da Cidade de São Paulo. É de 26 mil hectares a área do Parque Estadual do Jurupará.
O Parque será utilizado para pesquisas científicas, educação ambiental, lazer e turismo ecológico. Foram catalogadas 77 espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. E foram registradas mais de 300 espécies na região. Em breve teremos a abertura para o público.

INTERIOR MAIS AZUL

O serviço de imprensa da 'Azul Linhas Aéreas Brasileiras' comunica que a cidade de Marília será incluída na malha dessa nova companhia aérea tão logo a Anac autorize o início das operações, conforme pedido já feito àquela Agência do Governo.
A ligação Marília-Viracopos terá dois vôos diários, exceto aos sábados que terá um só vôo. O avião previsto tem 70 lugares. A partir de Viracopos a companhia disponibiliza vôos para outros 28 destinos. A 'Azul' está propensa a incrementar seus vôos para outras cidades do Interior do Estado de São Paulo.
Ficamos na torcida para que tudo se torne realidade.

PEGUE O SEU RECIBO.

Lembre-se sempre de pegar o seu recibo quando você pagar os pedágios, pois, como ensina o Pierre, da Associação de Defesa do Consumidor (Adcon), com o recibo do pedágio na mão você terá direito a guincho mecânico gratuitamente na estrada em que você estiver.
Outra coisa sobre o citado recibo: O valor do pedágio pode ser maior ou menor dependendo do volume de carros que por ali passam. Se você não pegar o seu recibo, um menor número de veículos será registrado e, assim, você passa a ser um dos culpados pelo próximo aumento dos pedágios.

TODOS DEVEM SABER

Roberto Folgueral, que já atuou na Secretaria Estadual de Turismo, e hoje presta consultoria contábil, nos recomenda atenção para o seguinte texto de alerta que aqui resumimos:
"- A Receita Federal está cruzando informações cada vez mais detalhadas e inclusive retroativas. Os empresários devem fazer uma revisão fiscal e contábil das movimentações de seu negócio nos últimos cinco anos, a fim de evitar problemas futuros com o fisco". E ele prossegue: "- Até mesmo quem não tem a intenção de sonegar imposto muitas vezes comete algum deslize, geralmente por falta de orientação. Então, todo cuidado é pouco".
Folgueral acrescenta que, "- Em breve, a Receita Federal passará a oferecer a declaração de Imposto de Renda já pronta, para que o contribuinte apenas a assine!"

CONGRESSO DO TURISMO PAULISTA

Já ficou pronta a programação do 11º Congresso do Turismo Paulista que acontecerá no mesmo local do Salão São Paulo de Turismo, na capital, nos dias 16, 17 e 18 de junho próximo. As palestras e apresentações serão divulgadas ainda nesta semana.
O importante, agora, é deixar avisadas as nossas prefeituras para que reservem essas datas para que os seus funcionários, de certa forma ligados aos turistas e aos visitantes de suas cidades, possam estar em São Paulo para assistir e se atualizar com os segredos do Turismo.
Assim como é importante a cidade ter o seu estande próprio para mostrar aos profissionais da área, à imprensa especializada e ao público em geral os seus atrativos e a sua potencialidade, igualmente é importante facilitar para que os seus funcionários assistam aos cursos e palestras que são preparados especialmente para eles.

O SALÃO DAS CIDADES PAULISTAS

Nunca é demais lembrar que os estandes do Salão São Paulo de Turismo estão sendo 'fechados' nesta época e que a sua cidade precisa estar presente. Cuide disso hoje mesmo!
É uma edição comemorativa. A décima que se realiza. É hora de todos estarem participando, até porque esta é a hora em que o pessoal do maior pólo emissor de turismo deve escolher para aonde ir nos seus próximos passeios ou férias.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –01/03/2011)