ENFIM, SÓS! OBRIGADO, GOVERNADOR!

Talvez até fosse o caso de escrevermos: Parabéns Governador!
Mesmo sem ter feito uma formal promessa durante a sua campanha, o Governador Geraldo Alckimin tomou posse anunciando uma Secretaria do Estado exclusivamente para o Turismo demonstrando, assim, estar sintonizado com as necessidades atuais do próprio Estado de São Paulo que tantos frutos ainda tem a colher com esse importante segmento de serviços, comércio e empregos.  

O NOVO SECRETÁRIO


Nova_Secretaria_s_de_TurismoMárcio França é o novo Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, com a experiência de ter sido prefeito de São Vicente por duas gestões e deputado federal reeleito.
Em suas declarações iniciais assinalou preocupar-se com os preparativos para a próxima Copa e, também, com um maior fluxo de transporte turístico para as cidades Estâncias (esperamos que não seja apenas para as Estâncias). Como ele é expert em gastronomia, certamente será outro setor em que teremos novidades.
E o DADE volta ao Turismo de onde não deveria ter saído.

 

MAS... (SEMPRE TEM UM MAS)


Como tudo nem sempre são rosas, o Decreto Lei respectivo saiu algo parecido com o Frankstein. Embora a comissão que trabalhou para o programa de turismo na campanha tenha feito um bom trabalho, algum mau assessor do nosso governador mutilou o que seria uma perfeição.
Apesar de o Governador ter um Conselho Estadual de
Turismo, peca por continuar ouvindo aprendizes de feiticeiros algures.
Nós vamos progredir mesmo assim, embora de forma mais lenta. Mesmo assim, vamos trabalhar e colaborar por acharmos que é melhor andar de muletas do que ficar parado esperando uma Lei correta.

 

BOM EXEMPLO


Observando o lado bom da nova Secretaria, nós esperamos que as nossas Prefeituras sigam o exemplo de separar o Turismo. Até porque o Turismo nada tem a ver com o Esporte, como ainda é comum nos municípios sem boa visão empresarial.
Uma verba bem empregada no Turismo pode render até mil por cento para a cidade, como vemos acontecer na capital.
E, ainda, há o exemplo recente em nosso Estado, onde se aplicou 150 milhões de dólares para construir uma fábrica que trouxe ao município 700 empregos, enquanto um Parque Temático aplicou 15 milhões para ser implantado e está gerando 2.200 empregos.

PEDRA DO BAÚ É MONUMENTO

Pedra_do_Ba_em_So_Bento_do_SapucaO Governo do Estado, através de Decreto, cria o "Monumento Natural da Pedra do Baú" no município de São Bento do Sapucaí, e será cuidado pela Fundação Florestal.
O local é muito procurado por montanhistas que o consideram uma referência para escaladas. Ali existem mais de trinta rotas para a aquela modalidade, com diferentes níveis de dificuldades. O complexo do Baú ocupa mais de 3.000 hectares. A pedra está a 1.950 metros de altitude.

CASA DE PORTINARI, BRODOWSKI


Frias_no_Museu_em_BrodowskiJaneiro é mês do resgate das brincadeiras de rua que incluem teatro e oficinas de artes e de brinquedos recicláveis, em frente à Casa de Portinari, em Brodowski. Neste ano, uma carta escrita por ele quando vivia em Paris será um dos temas para as crianças, as quais conhecem melhor as obras por meio dessas brincadeiras.
A atividade é organizada pela ACAM Portinari que faz a administração em convênio com a Secretaria de Cultura do Estado.

 

REUNIÕES DE ESCLARECIMENTOS


A Secretaria de Turismo, através da sua Coordenadoria em convênio firmado com a AMITur está realizando uma série de reuniões para a reestruturação dos Conselhos Municipais de Turismo, os quais passam a ser peça importante para o sucesso dos municípios.
Estão sendo convidados os membros do Comtur de cidades da região onde as reuniões são realizadas. Mas, também, são convidadas as pessoas que não fazem parte de Conselho algum, mas que se interessam pelo progresso que o Turismo pode lhes trazer.
Anote as cidades das próximas reuniões:
  • Dia 10 – 16h00' – em Bananal
  • Dia 11 - 09h30' – em Taubaté
  • Dia 11 – 16h00' – em Mogi das Cruzes
  • Dia 12 – 15h00' – em Itapeva
  • Dia 13 – 17h00' – em Juquitiba
  • Dia 14 – 09h30' – em Santo André.
  • Dia 24 – 09h30' – em Araçatuba
  • Dia 24 – 16h00' – em Ilha Solteira
  • Dia 25 – 09h30' – em Santa Fé do Sul
  • Dia 25 - 19h00' – em Votuporanga
  • Dia 26 – 09h30' – em S. J. do Rio Preto
  • Dia 26 – 17h00' – em Olímpia
  • Dia 27 – 09h30' – em Catanduva
  • Dia 27 – 16h00' – em São Carlos
  • Dia 28 – 09h30' – em Tambaú
  • Dia 28 – 17h00' – em Águas de São Pedro.


(Jarbas Favoretto, MTb-32.511, em 03/01/2011)