ILHAS FAMOSAS

Acqua_Mundo__omaior_aqurio_da_Amrica_LatinaAntes os índios chamavam a ilha de Guaibê.
Era o ano de 1502. Portugal mandou uma armada comandada por André Gonçalves e Américo Vespúcio. Ela ancorou a 22 de janeiro na costa ocidental dessa Ilha a que deram o nome de Ilha de Santo Amaro. Hoje você a conhece por Guarujá.
Numa ilha fronteiriça fundaram o Porto das Naus onde 30 anos após, em 21 de janeiro de 1532, desembarcou uma comitiva comandada por Martim Afonso de Souza. No dia seguinte (22) ele fundou no local a vila que viria a crescer e que hoje é conhecida como São Vicente, portanto, oficialmente a primeira Cidade do Brasil.
Quatro anos após, em 25 de setembro de 1536, Martim Afonso doou para um dos seus companheiros as terras vizinhas. Esse amigo era Brás Cubas que, no local doado, iniciou plantações de cana, milho, trigo e arroz. Depois ele provou que ali tinha um porto bem melhor.
Assim estava nascendo o Porto e a Cidade de Santos.

CIDADES FAMOSAS

Marco_Padro_dos_400_anos_de_So_VicenteGuarujá tem uma natureza exuberante espalhada por 27 praias. Diferentes em beleza, elas atraem turistas para a região, e desde a década de 70 é conhecida por "Pérola do Atlântico". Foi palco de grande desenvolvimento econômico em vários setores.
São Vicente está com 320 mil habitantes e possui dezenas de pontos culturais e turísticos. Museu, monumentos, plataforma de pesca e lazer, centro cultural, centro de convenções, e parque ecológico.
Santos, embora esteja numa ilha, tem infraestrutura de metrópole. É rica em história, cultura e lazer que agrada qualquer faixa etária. Hotéis de qualidade, centro de eventos proporcionando turismo de negócios. Tem o maior porto da América Latina e continua se modernizando.

PRAIAS FORMOSAS

Jardins_iluminados_das_Praias_de_Santos._Foto_Rubens_ChiriSe quisermos descrever todas as boas praias apenas ao redor da Baia de Santos não teríamos aqui espaço suficiente. A preocupação do seu aproveitamento turístico talvez tenha surgido em 1892 quando, com o objetivo de fundar uma Vila Balneária, foi instalada a Companhia Balneária da Ilha de Santo Amaro, hoje Guarujá.
A Praia da Enseada é a mais extensa do Guarujá (7km) À noite é procurada por seus "agitos" e durante a temporada é o point de eventos. A praia central é Pitangueiras (2km) com seus luxuosos apartamentos.

URBANIZADAS E SELVAGENS

Além das já citadas, as praias urbanizadas do Guarujá são: Guaiúba, Santa Cruz dos Navegantes, Perequê, Mar Casado, São Pedro e Iporanga. Há, também, as praias ideais para prática de surf, com ondas de até 3 metros de altura (Pernambuco e Tombo).
As praias selvagens são acessadas por trilhas ou barcos e frequentadas por banhistas mais aventureiros. São elas: Congava (pequena praia com águas calmas e claras, para mergulhos); Praia Saco do Major (deserta e cercada por morros, de ondas fortes, com acesso por uma trilha iniciada no bairro Santa Cruz dos Navegantes); Praia do Góes (pitoresca prainha onde primeiro fundeou Martim Afonso), e há várias outras.

PRAIAS SANTISTAS

Sacramentado pelo Livro dos Records, o maior jardim frontal de praia do mundo está em Santos, acompanhando seis praias em sete quilômetros de extensão. O jardim tem 77 espécies de flores e mais de 1.700 árvores sempre bem tratadas pela prefeitura.
Entre a Praia do José Menino, que faz divisa com São Vicente, e a Ponta da Praia, de onde se aprecia a entrada e saída de navios, estão: Praia do Gonzaga, Praia do Boqueirão, Praia do Embaré e Praia de Aparecida. Todas possuem mar tranqüilo e areias macias.
Nas praias há mais de 200 barracas de clubes e entidades. São propícias para a prática de vários esportes e tornou-se a capital nacional do Triathlon. Enfim, algo a ser curtido por você.

PAPAI NOEL

Nesta época nós aproveitamos para pedir ao Papai Noel que nos dê uma Secretaria Estadual só de Turismo.
Passamos o ano inteiro pedindo o mesmo para as nossas Santas e Santos. Agora é a vez de pedirmos ao bom velhinho. Até porque todo o trade de São Paulo está por merecer uma atenção digna por parte dos nossos governantes.
Sabemos que pode ser difícil a escolha de alguém pelo critério político. Já tivemos péssimos exemplos. Acomodou-se o lado político, mas o Turismo foi prejudicado.
Qual a dificuldade de ser nomeado alguém pelo critério técnico?
O Turismo precisa ser respeitado como o setor que está gerando mais empregos e, já bastante comprovado, ele deixa para a nossa economia um lucro por tostão empregado que é de deixar cair o queixo de qualquer incrédulo.
O Governador Alckmim está com a bola da vez.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –21/12/2010)