REPRESA DE JURUMIRIM

A_represa_de_Jurumirim__uma_tentaoQuiosques_no_Hotel_JurumirimO rio Paranapanema, que é dos mais limpos que nós temos, banha dez municípios e tem uma barragem que forma a Represa de Jurumirim na região de Piraju, onde o rio forma um reservatório com cerca de 450 km2, quatro vezes maior do que a Baia de Guanabara.
Em frente a tudo isso está o hotel Pousada Jurumirim, um enorme complexo 43 hectares de bela natureza, com todos os apetrechos para você e família curtirem estadia em amplos apartamentos ou chalés. Há equipes de recreação e completo complexo para atividades esportivas ou de laser (14) 3351-2450.
Estão preparados para atender grupos para qualquer tipo de evento, encontros, feira, exposições, passeios, etc. A 10 km do hotel está a agradável Estância Turística de Piraju e a Agência de Viagens local poderá orientar nos passeios pela região (14) 3351-5200.

 

BRASIL-FRANÇA

Encontro_Brasil-FranaNo momento está acontecendo na França o primeiro Encontro Franco-Brasileiro das Rotas Turísticas Étnicas e Culturais. O Brasil entrou com a sua "Rota da Liberdade" e a França com as suas "Rotas da Abolição".
Quem representa o Brasil é Solange Cristina Barbosa, diretora da Agência Reality Tour sediada em Taubaté, vice presidente a Associação Nacional de Turismo Étnico no Brasil e diretora consultiva da AMITur. A moça também é reconhecida pela Unesco por seu valoroso trabalho.
Ela partiu para a França no último dia 24, e lá ficará por duas semanas. Do programa consta visitas às várias regiões francesas (Borgonha, Alsácia, Conde e Lorena). Estaremos bem representados.

MAIS UM JARDIM BOTÂNICO

Está criado por Decreto Estadual o Jardim Botânico de Cubatão, levando em consideração o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e o Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica.
A área é de 364 hectares, integralmente localizada no interior do Parque Estadual da Serra do Mar.
O Decreto prevê a recuperação ambiental da parte que foi prejudicada. O Jardim Botânico vai cuidar da conservação das plantas; promover a pesquisa científica; e outras vantagens inerentes.
Será administrado por nossa Fundação Florestal.

ROTEIRO DE ANCHIETA

Por Resolução Estadual de algum tempo, um dos roteiros turísticos que foi oficializado e que tem um charme especial é o que tem início na cidade de São Vicente, aquela que foi a primeira Vila do Brasil, roteiro esse que revive parte dos passos do nosso mais famoso padre que, entre catequeses e coragem, abriu as portas do descobrimento que veio a ser concretizado em seguida pelos famosos Bandeirantes.
Na baixada Santista temos ainda o Roteiro dos Fortes (com oito deles) destacando-se o Forte de Itaipu, em Praia Grande. Depois o Padre Anchieta subiu a Serra, o que nos lembra do belíssimo roteiro "Caminho do Mar" ligando São Bernardo do Campo à Cubatão.

TURISMO PEDE OUTROS SANTOS

E já que citamos José de Anchieta, cremos que você já saiba existir uma "Associação Pró-Canonização de Anchieta". Nada temos contra. Mas há os que estranham essa luta para torná-lo um santo - não se sabe por qual milagre.
Isso porque a Igreja Católica brasileira peca (peca?) em não lutar para tornar Santo o Padre Donizete de Tambaú. Ele, comprovadamente, fez milhares de curas milagrosas, meio século atrás. Até Padre Cícero que recebe agradecimentos por seus milagres o mesmo merece.
O nosso turismo que tem Aparecida como a cidade religiosa mais visitada e, agora, Frei Galvão perto dali, bate palmas para Anchieta, mas quer ver como Santo o Padre Donizete, a boa atração de Tambaú. Por isso, este escriba vai continuar batendo nessa mesma tecla.

CONSELHOS REGIONAIS

Aquelas cidades que nos ouviram durante estes últimos anos, quando ficamos insistindo na formação do Conselho Municipal de Turismo, agora poderão "largar na frente" para integrar os Conselhos Regionais de Turismo, os quais passam a ser figuras importantes junto ao Governo do Estado representado pelo Conselho Estadual de Turismo a quem devem se reportar.
Acertem, pois, os Contur's de suas cidades. Aqueles que existem só no papel de nada vão valer. Os projetos de Lei que dormem em algumas gavetas precisam ir para as câmaras e, os projetos na edilidade dos municípios assim enquadrados devem ser aprovados com urgência.
O progresso pede passagem!

REGIONALIZAÇÃO ENCERRA

O dia 27 de Outubro marcou o encerramento das visitas de regionalização em reunião plenária tendo por palco o Memorial da América Latina, numa promoção da Secretaria de Turismo (e de Esporte, e de Lazer...).
Ocasião em que se procurou encontrar o nome certo para encabeçar o Conselho Regional de Turismo que estará reunindo os representantes das 34 regiões em que o Estado está dividido na atual gestão.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –26/10/2010)