SANTA FÉ DO SOL

Em_Santa_F_do_Sul_monumento_ao_Marco_Zero_do_rio_Paran_fronteira_de_trs_EstadosAnos atrás, aqui noticiamos o exemplo que estava dando a cidade de Santa Fé do Sul (que rebatizamos "do Sol"), pois mesmo após ter recebido o titulo de Estância Turística a cidade, em vez de se acomodar sobre os louros, redobrou, isso sim, os seus cuidados.
E (uma coisa que nem todos fazem) passou a recepcionar os turistas nos seus principais portais de entrada, para quantificá-los e qualificá-los. Assim agindo registraram em três dias de véspera de um fim de semana prolongado a chegada de exatos 4.412 turistas (sem contar os que chegaram à noite).
Quem chegava recebia um guia de serviços indicando os pontos turísticos, restaurantes, hotéis, etc., e respondiam os dados sobre suas procedências e destino final, até porque ali existem inúmeros ranchos que são alugados.

AGORA, O ESPELHO D'ÁGUA

O editor do Jornal de Rubinéia, Carlos Fernandes, agora nos informa que o trabalho de Santa Fé do Sul continua sendo realizado, porém acrescido de outros municípios que congregam o novo Conselho Intermunicipal de Turismo denominado "Circuito Espelho D'Água"
Esse tipo de serviço vem sendo feito em conjunto pelos cinco municípios assim envolvidos, que são Rubinéia, Três Fronteiras, Santa Clara D'Oeste, Santa Rita D'Oeste e Santa Fé do Sul. O material dos cinco municípios é distribuído por todos.
Diz Carlos Fernandes que "- Apresentando aos visitantes as várias opções de lazer das cinco cidades é uma forma de bem atraí-los, tanto quanto induzi-los a permanecer por mais tempo em nossa região".

TURISMO NÁUTICO

O_agradvel_Turismo_NuticoO mestre do Turismo Náutico entre nós, José Nelson Moura, que está introduzindo em nossos dicionários práticos a palavra "Nautismo", não se cansa de recomendar para abraçarmos a causa.
Nelson Moura nos lembra que todos os envolvidos com as administrações municipais desejam desenvolver, em suas comunidades, algum projeto que proporcione a geração de empregos; a valorização de áreas; a re-qualificação da mão de obra ociosa e; até, a consequente melhoria na arrecadação dos tributos municipais.
Ele garante que "- O Nautismo tem a magia de proporcionar outro grau de liberdade com o qual pouco se tem convivido. Uma prazerosa sensação de caminhar sobre as águas é o que sentimos a partir de uma grande embarcação, tanto quanto a partir de um pequeno bote, quer seja para pescar ou para uma simples contemplação do panorama".

A SUA IMPLANTAÇÃO

A implantação das atividades de Turismo Náutico e a busca dos benefícios acima referidos são apenas conseqüências da obediência a um conjunto de atitudes e posturas que, diante das disposições legais, possibilitam a sua implementação.
Por seu turno, estudos preliminares elaborados a partir da vontade política devem indicar, segundo o mestre Nelson Moura: "- a sua adequabilidade ao público alvo detectado e quantificado; a sua aceitabilidade quanto à relação a custos e recursos disponíveis ou a disponibilizar; e, a sua exeqüibilidade face às circunstâncias locais e aos desejos da demanda pesquisada".
Se os estudos preliminares indicarem respostas favoráveis, passamos à fase seguinte onde é fundamental a participação das Prefeituras e dos Conselhos Municipais de Turismo, não só na busca de parcerias internas e externas como, também, eventualmente de seus próprios membros. Nelson faz parte da Diretoria da AMITur e tem o maior prazer em orientar os que necessitam de ajuda nesse segmento.

NOITES PAULISTANAS

Estando na capital paulistana você precisa conhecer a rua mais segura e mais divertida de São Paulo. É a Rua Canuto do Val, atrás do Largo Santa Cecília, onde está, toda soberana, a nossa Rainha da Noite, a querida empresária Lílian Gonçalves e várias de suas casas.
A começar pela "Biroska", a Casa dos Artistas, famosa por seu chopp geladíssimo e por seu atendimento personalizado, desde o happy-hour até o agito noturno com música ao vivo que vara toda a madrugada.
Ao seu lado está o "Siga La Vaca" um restaurante a La Carte composto por seis ambientes, um deles com Karaokê.

LILIAN GONÇALVES

As várias e diversificadas casas da citada empresária Rainha da Noite dão ao turista a opção que mais lhe agradar ou, então, a opção de desfrutar uma casa a cada dia. Informações (11) 3224-0586.
O "Bar do Nelson" – o bar dos boêmios - é um local com musicas ao vivo dos sucessos do seu pai, o famoso Nelson Gonçalves. O local foi todo ambientado em homenagem à vida do cantor. Outra de suas casas com quatro ambientes e grande movimento é o "Frango com Tudo".
Em novembro ela vai inaugurar o "Coconut Brasil". Como as demais, será uma casa bem "badalada". E, em frente às suas casas teremos a nossa "Calçada da Fama", um projeto dessa arrojada empresária.
A capital paulistana, que oferece aos turistas tudo o que há de melhor no mundo em todos os segmentos, tem um destaque em sua farta gastronomia. E as casas de Lilian Gonçalves estão ali inseridas.


(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –19/10/2010)