Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas de 03 a 05 de julho de 2020.

AddThis Social Bookmark Button

Praça bem cuidada, em Iacanga (SP).O MEIO AMBIENTE AGRADECE

As árvores são necessárias para as nossas cidades.
Elas contribuem para diminuir os impactos da urbanização.
A arborização, além de tornar uma cidade mais bonita, se traduz em maior conforto térmico e reflete numa melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.
A arborização diminui a propagação de ruídos, retém poeira e microrganismos patogênicos, sendo um item importante para nos dar sombra, um ambiente físico saudável em espaços públicos como parques, avenidas, ruas, jardins e praças.
Tudo isso e muito mais a esse respeito é ensinado na 'Cartilha de Arborização Urbana' do Município de Iacanga (SP).

Na foto: Praça bem cuidada, em Iacanga (SP).

A CARTILHA

Cartilha de Iacanga é um bom exemplo a ser seguido.A 'Cartilha' que a Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Iacanga fez abordando a arborização urbana nos informa minúcias de 18 tipos de árvores apropriadas, sobre os seus tamanhos, quais delas dão frutos ou flores, a época de floração, os tipos de poda, etc.
Nos chama a atenção para detalhes tais como o local mais adequado, as distâncias, a orientação de como plantar, os cuidados com as proporções, e até a quantidade e a frequência de serem regadas.
A 'Cartilha' chama a atenção, também, sobre os cuidados para se evitar que se tornem apenas arbustos que atrapalhem os pedestres, quando plantadas em calçadas, bem como sobre o controle de pragas.
Dessa forma, a prefeitura de Iacanga nos dá um grande exemplo a ser seguido por outras cidades.
Todo turista gosta de chegar numa cidade e ver tudo limpinho e a arborização bem feita e bem cuidada. Parabéns Iacanga!

Na foto: Cartilha de Iacanga é um bom exemplo a ser seguido.

MUNICÍPIO TURÍSTICO

Iacanga recebendo turistas. Foto Sidnéia Camargo.Iacanga, oficialmente um 'Município de Interesse Turístico', está localizada numa região privilegiada, banhada pelo Ribeirão Claro e pelo Rio Tietê. Aliás Iacanga é chamada "A Namorada do Tietê'.
A 370 km da capital, é famosa pela boa acolhida de um povo caloroso.
Chama a atenção pelo recente avanço em sua estrutura, como o recinto próprio para Rodeios, com capacidade para 20 mil pessoas
Iacanga foi fundada em 1925 e, apesar de nova, já desponta como um bom destino turístico por seus atrativos naturais e culturais, em especial o ecoturismo, o turismo náutico e a pesca, como apontou o Grupo Técnico de Análise da Secretaria de Turismo do Estado.
Além do rio Tietê, a cidade conta com lago artificial.
Tem posto de informações turísticas á sua disposição.
Quando passar a pandemia, aproveite para curtir a cidade de Iacanga.

Na foto de Sidnéia Camargo: Iacanga recebendo turistas.

PALEONTOLOGIA

Museu de Monte Alto.  Foto Pierre Duarte.O Museu de Paleontologia de Monte Alto está ao lado do seu Museu Arqueológico. É um dos cartões postais da cidade e é visitado por pesquisadores do mundo inteiro. Está à 370 km da capital.
O seu grande acervo é um dos mais completos do país, formado por ossos de dinossauros, conchas de moluscos bivalves, restos de tartarugas e crocodilos cuja idade varia entre 65 a 85 milhões de anos (milhões!)
Enormes ossos ali expostos têm ao seu lado as fotos de quando e como eles foram desenterrados. A maioria pelo Prof. Celso, que costumava estar presente para dar informações a respeito.
Monte Alto já esteve várias vezes exibindo-se no Salão São Paulo de Turismo e pôde distribuir o seu "Guia Turístico Oficial de Monte Alto".
Visite Monte Alto na primeira oportunidade que tiver, a terra onde se venera a Menina Izildinha, que também faz lá os seus milagres e tem muitos devotos.

A foto de Pierre Duarte: Museu de Monte Alto.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, julho/ 2020)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região