CIRCUITO ESPELHO D'ÁGUA

 Circuito “Espelho d’Água” no SSPTurismo de 2019.Contendo seis belas cidades, você precisa conhecer o circuito turístico 'Espelho d'Água', na região noroeste do Estado paulista, quatro delas são MIT (Município de Interesse Turístico) e uma é Estância Turística.
Com 545 ranchos disponíveis para aluguel, Santa Fé do Sul é a Estância Turística ao lado onde nasce o Rio Paraná. Tem atrativos como o Parque Ecoturístico de Águas Claras, a Marta dos Macacos, o Museu Céu Aberto, Aquário, Parque Ecológico, Cidade das Crianças, etc.

AINDA O 'ESPELHO'

Rubinéia é Show.   Foto Alf Ribeiro. Outra cidade do circuito turístico 'Espelho d'Água' é Palmeira d'Oeste, também conhecida como a Capital Regional da Uva. Lá vimos cachos de mais de três quilos.
Rubinéia (MIT) e Três Fronteiras (MIT), são cidades exuberantes em beleza. A primeira Rubinéia está submersa ao lado da nova Rubinéia construída depois do alagamento com a Usina de Ilha Solteira. Três Fronteiras tem a maior área de lazer da região com imenso espelho d'água e conta com intensa programação cultural.
Santa Clara d'Oeste (MIT) e Santa Rita d'Oeste (MIT) completam o circuito turístico 'Espelho d'Água'. A primeira um paraíso da pesca e diversão e o marco zero com o encontro do rio Grande e rio Paranaíba ambos formando o rio Paraná. A segunda, além das belezas naturais, ainda oferece inúmeros eventos culturais de alto padrão. Visite a região.

UMA BOA ENTIDADE

Café da Colônia, em Uchoa.  Foto Marília Vasconcellos.Formada por produtores rurais, artesãos e profissionais das áreas de turismo e gastronomia, destacamos a ATRNP, Associação de Turismo Rural do Noroeste Paulista, que desde 2010 vem prestando relevantes serviços naquela região.
É composta por 84 membros, representantes daquela região e das seguintes cidades: Potirendaba, Uchoa, Tabapuã, Ibirá, Catanduva, Mirassol, Ipiguá, Tanabi, Poloni, Sabino, Lins, Nova Itapirema, Paraíso, Bady Bassitt, Borborema, Urupês e Araraquara.
Quem tiver interesse em desenvolver o turismo rural em sua propriedade é só entrar em contato com a ATRNP. (17) 3562-0706.

ENCONTRO EM MOGI MIRIM

Entrada do Centro Cultural de Mogi Mirim.  Foto Sérgio Luiz Jorge. A Semana Municipal de Turismo organizada na cidade de Mogi Mirim, apresentará palestra, no dia 24 deste, com Ana Carla Moura, do Ministério do Turismo.
Já no dia 28 haverá um 'Passeio Turístico' que incluirá visita ao "Bunker" utilizado em 1932, um marco na história paulista.
Ainda serão visitados: Orquidário, Chácara São Marcelo, fábrica de sorvetes e uma cervejaria artesanal que, na ocasião, lançará lote comemorativo aos 250 anos de Mogi Mirim.

CONTRATEM BACHARÉIS

Contratem Bacharéis ou Turismólogos.É atraso de vida a contratação de qualquer pessoa sem formação especial para trabalhar com turistas. Esse negócio de contratar filho de amigos, ou indicados políticos e assemelhados, nada mais é do que uma demonstração de que o patrão está na idade da pedra.
Nossas universidades e escolas técnicas formam moças e rapazes altamente habilitados para todos os segmentos do turismo.
E, isso, em todos os anos. Por que, então, não aproveitar essa rapaziada cheia de conhecimentos técnicos e "babando" por uma oportunidade?
E tem mais. Todos aqueles alunos, antes de se formar, necessitam de um período de estágio. Então, por que não dar a esses estudantes essa oportunidade? As prefeituras e empresas voltadas para o turismo direta ou indiretamente têm enorme vantagem com os estagiários.
Ao mesmo tempo o empresário igualmente estará dando uma boa oportunidade a si mesmo e oxigenando a sua empresa. Pensem nisso!

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 18/09/2019).