BARRA DO TURVO PEDE PASSAGEM

Rapel em Barra do Turvo (SP). Há pouco mais de 300 km da capital paulista, bem ao lado da BR-116, tem uma cidade que se preparou para receber turistas e, agora, vem disputar o mercado de forma altaneira,
Falamos de Barra do Turvo (SP), que já recebeu o título oficial de 'Município de Interesse Turístico'.
Dona de bela e rica biodiversidade tanto de fauna quanto de flora, Barra do Turvo está encravada numa região de belas montanhas, vales e lindas cachoeiras. Merece a sua visita.

ATRAÇÕES EM BARRA DO TURVO

Arvorismo em Barra do Turvo (SP).Barra do Turvo (SP), entre outras atrações, tem como principal o Ecoturismo.
Esportes de aventura começam por seus voos livres. Mas tem também bons: rapel, tirolesa, boia cross e trilhas que adentram a Mata Atlântica.
A sua prefeitura tem dado apoio às questões do turismo e recebe bem os turistas que a procuram.
Além do título de MIT, a prefeitura é associada da AMITur.
Seja para praticar o Ecoturismo, seja para curtir uma região belíssima, você precisa conhecer Barra do Turvo (15) 3577-1158.

CONSELHO ESTADUAL

Conselho Estadual de Turismo.  Foto Afonso Martins. Reuniu-se no dia 10 deste, o Conselho Estadual de Turismo sob o comando de Marcelo Costa, eficiente Diretor Executivo de nossa Secretaria estadual.
Entre os assuntos levantados, discutiu-se sobre os problemas encontrados por ônibus de turismo nas cidades do nosso litoral. Um velho problema, aliás.
Houve eleição para designar os dois representantes desse Conselho que irão para o Conselho de Orientação do Dadetur (COC) e tratou-se do ranqueamento, tanto das cidades estâncias, como dos MITs e das demais 114 cidades pretendentes que também querem uma chance.

AMITur

Veja se a sua prefeitura já é afiliada à AMITur. Caso negativo, recomende a sua filiação hoje mesmo. Informações (11) 3758-0142.

SANTANA DE PARNAÍBA

Monumento aos Bandeirantes, em Santana de Parnaíba (SP) Foto Sérgio Luiz Jorge.A cidade de Santana de Parnaíba nasceu às margens do Rio Tietê, à época da administração de Mem de Sá, terceiro governador geral do Brasil, provavelmente com portugueses participantes de expedição ali sediada para explorar o sertão no sentido do rio Tietê abaixo.
O nome foi batizado em 1625 quando foi elevada à categoria de Vila.
Santana de Parnaíba, que hoje tem ao redor de 110.000 habitantes, está situada entre as rodovias Castelo Branco e Anhanguera. E ao lado do rodoanel Mário Covas, portanto na região metropolitana paulistana.
Graças às técnicas de restauração desenvolvidas pelo Projeto Oficina Escola, Santana de Parnaíba preserva o seu patrimônio histórico com as suas construções coloniais.

RESTAUROS

Coreto de 1898, em Santana de Parnaíba (SP)  Foto Miguel Schincariol.Santana de Parnaíba, com 209 edificações tombadas pelo Condephaat em 1982, concentra um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Estado.
Já em 1958, a residência bandeirista urbana construída na segunda metade do século XVII, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional.
O respectivo prédio, um casarão construído em taipa de pilão no século XVIII, abriga hoje o Museu Histórico e Pedagógico Casa do Anhanguera.
O Museu leva esse nome em homenagem àquele bandeirante nascido em Santana de Parnaíba. Visite Santana de Parnaíba.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 11/09/2019).